Primeiramente, vamos esclarecer o que é uma comunicação multicanal? Também chamada de multichannel, essa é a definição de uma comunicação que acontece por diversos canais diferentes. 

Ademais, um bom atendimento é a base fundamental para a maior parte dos negócios, isso é verdade. Ainda mais nos dias de hoje, em que os consumidores e as outras empresas estão muito mais exigentes, atentos às novidades e têm mais critérios na hora de conversar online. Que tal entender como a multicanalidade pode te ajudar nisso? Conheça os benefícios de ser multichannel.

Como funciona uma comunicação multicanal?

Especialmente com a popularização da internet, tornou-se mais fácil ser multichannel. A multicanalidade, assim como o próprio nome diz, faz menção à múltipla possibilidade de contato com uma empresa. 

Por isso, se sua indústria presencial atende via e-mail, telefone e redes sociais – sejam elas WhatsApp, Instagram, Facebook e outras, pode-se considerar multichannel. Simples, não é mesmo? Bom, conceitualmente sim. Mas como fazer com que essa multicanalidade realmente traga benefícios?

Bom, é preciso conhecer e se convencer de suas vantagens. Em primeiro lugar, devemos ter em mente que diversos meios de comunicação são capazes de abranger e impactar muito mais gente – sejam elas clientes, empresas parceiras e até mesmo colaboradores, na comunicação interna. 

Por isso, se você tem um site e uma conta empresarial em múltiplas redes sociais, isso significa que em cada uma delas o seu negócio coleciona uma porção de fãs e seguidores. Ou seja, pessoas que acompanham o que sua indústria desenvolve e que podem querer entrar em contato com você.

Por isso, ao estar em vários canais de comunicação, você oferece comodidade e variedade de disponibilidade para conversar, pois é possível escolher por onde prefere entrar em contato com a empresa.

Além disso, oferecer outros canais de comunicação não é mais opcional e sim obrigatório desde Outubro de 2022. Agora, somente o telefone não basta, é preciso ter mais de um canal de comunicação com o consumidor e este deve ser amplamente divulgado.

Além da obrigatoriedade de um destes canais oferecer atendimento 24h, como informa a Nova Lei do SAC (2022): o que muda e como se adequar.


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Quais os benefícios da comunicação multicanal na indústria?

Entre os benefícios que investir em comunicação multicanal na indústria podem proporcionar, listamos a seguir alguns que merecem destaque:

Modernização

A atualização perante às tecnologias presentes no mercado é essencial para que uma empresa se mantenha no mesmo nível da sua concorrência.

Otimização da experiência do cliente

Com uma comunicação digital multicanal, especialmente se ela estiver acompanhada de um chatbot, os clientes ficam assistidos 24 horas por dia e 7 dias por semana. Assim, evita-se perder clientela para a concorrência e possibilita uma melhor experiência do usuário ao recorrer ao suporte da sua empresa.

Organização dos processos internos

Gerenciar questões internas nem sempre precisa ser um bicho de sete cabeças. Uma ferramenta de comunicação multichannel oferece suporte aos operadores da empresa, agiliza burocracias, facilita informes gerais e ainda possibilita um melhor preparo de seus funcionários.

Vale lembrar que as indústrias estão cada vez mais investindo em tecnologia para otimizar seus processos, sejam eles na operação das máquinas ou nos processos internos de logística ou gestão. Mas investir em um chatbot na indústria também é essencial, já que essa tecnologia agiliza diversas etapas das operações.

Por exemplo, um atendente virtual através de um chatbot consegue agilizar e otimizar o atendimento ao cliente, com respostas rápidas, assertivas e de prontidão, enxugando demandas nessa frente e otimizando o trabalho de atendentes humanos. Portanto, é interessante contar com um Chatbot na indústria, saber como como criar e os benefícios para o setor.

Como ser multichannel de forma satisfatória?

Estar presente em diversos canais de comunicação às vezes não basta. O ponto principal é: você consegue atender com qualidade todos os clientes através de todas estas possibilidades? É um atendimento bem feito? Existe alguma ferramenta capaz de te auxiliar neste processo de transição e também de construção de uma reputação invejável em não só um canal de comunicação, mas diversos?

Afinal, para ser multichannel, basta se posicionar em múltiplos canais de comunicação que façam sentido para o seu negócio. Portanto, se planeje e se organize para conseguir produzir conteúdo de qualidade em várias plataformas.

Seja multichannel e deixe a tecnologia elevar sua comunicação a outro patamar

É super importante acompanhar a tecnologia. Por isso, considere um software capaz de implementar uma comunicação multicanal para a indústria. Integre em um mesmo painel as conversas de diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp, Facebook, Telegram, E-mail, SMS e Chat.

Com uma solução de atendimento digital (especialmente unida ao chatbot) é possível unificar todas as conversas em um mesmo painel. Isso deixa o trabalho da sua equipe mais tranquilo e fácil.