//Conceitos básicos de AutoCAD: entenda e domine o software

Conceitos básicos de AutoCAD: entenda e domine o software

Quando o assunto são desenhos técnicos ou peças industriais, não dá para não falar em AutoCAD, um dos softwares comercializado pela empresa Autodesk desde 1982 e que vem atendendo muito bem os setores de indústria e arquitetura.

Apesar do pioneirismo e da popularidade, muitos profissionais ainda tem dúvidas sobre a utilização deste software. Por isso criamos este artigo para explicar pontos básicos e conceitos importantes da ferramenta que você precisa dominar. 

No final você terá aprendido:

  • Linhas, círculos e elipses;
  • Retângulos e polígonos;
  • Modos de seleção; 
  • E muito mais.

Continue lendo!

Linhas, Círculos e Elipses

Estes três comandos estão entre os primeiros que devem ser conhecidos por estudantes e profissionais ao fazer cursos de educação online sobre o tema, a começar pelas linhas. 

Para criá-las, você pode digitar L + enter e arrastar seu mouse até o comprimento que desejar ou determinando o valor. Mas atenção, há o botão “ortho” no rodapé do programa que vai ajudar você a criar linhas retas ou angulares. 

Com ele ativado, as linhas serão verticais ou horizontais; com ele desativado, as linhas poderão ser criadas nas diagonais. Há ainda outra forma de ativar o comando linha, que é através da figura na barra de ferramentas denominada Line.

Saber fazer círculos também é algo essencial, pois em alguma parte do projeto você precisará deles. É importante verificar a necessidade de ter uma dimensão precisa do círculo, pois se não, você criará um com tamanho aleatório. 

Para criá-lo, basta utilizar o comando C + enter, arrastando o mouse até abrir o círculo desejado ou digitando o raio que quiser.

Bom, agora que você já sabe criar os formatos mais triviais, precisa descobrir como criar as elipses. 

Existem três formas de você gerar essa elipse: pelo centro, no qual há um eixo na horizontal e outro na vertical; pelas extremidades, quando você puxará a elipse a partir do eixo maior até chegar no semi eixo; e o arco, que nada mais é do que uma elipse incompleta, isto é, você definirá qual será a dimensão dela.

Retângulos com Chanfros e Arredondamentos e Polígonos

Muitas vezes precisamos criar objetos ou até mesmo estruturas que não possuem cantos tradicionais, para isso podemos utilizar certas ferramentas que o Autocad dispõe, como as que inserem chanfros e arredondamentos em quaisquer geometrias. 

Esses instrumentos estão localizados no painel “modify”: o arredondamento está com o nome de “fillet” e o chanfro, como “chanfer”.

Vai arredondar algum canto? Primeiramente, clique em “fillet”, depois, você deve escolher qual o raio terá essa nova medida a ser inserida. 

Logo, é só clicar nas duas arestas que receberão o devido arredondamento. Caso queira fazer em mais de um canto, a forma simplificada é clicando em “multiple”.

Para inserir os chanfros, ao invés de criar uma linha arredondada entre duas arestas, você vai fazer uma reta. 

Clique na opção “chanfer” e faça o mesmo procedimento do arredondamento, mas nesse caso, as medidas informadas serão duas distâncias (do ponto A para o ponto B) ou uma distância e um ângulo.

Extremamente primordiais para qualquer projeto bem-sucedido, essas ferramentas devem ser manuseadas com segurança para que não ocorra problemas. 

Procure um curso de AutoCAD bem estruturado para aprender o passo a passo de cada ícone do software e apresentar modelos cada vez mais modernos.

Modos de Seleção

Como todo programa de desenho técnico, o AutoCAD também exige a seleção de objetos. Sem esses modos de selecionar o que se quer, você não consegue fazer muita coisa, afinal, no processo de criação sempre encontramos algo para mover, girar, duplicar, excluir, etc. 

Em uma boa aula de autocad você aprende todos os comandos que visam facilitar a vida do usuário, mas para facilitar o entendimento, elencaremos os quatro principais deles:

  • Window (w): esse modo de seleção consiste na criação de um retângulo por meio de dois pontos, o qual selecionará objetos selecionados que estiverem totalmente dentro do tal retângulo.
  • Last (l): esse modo é um dos mais utilizados. Ele é ideal para você selecionar o último objeto que foi criado em seu projeto.
  • ALL (all): quer selecionar todos os objetos do desenho? Utilize esse modo de seleção. Essa é uma boa dica caso você queira fazer alguma modificação que englobe todos os itens. O atalho ctrl+a também funciona nesse caso.
  • Fence (f): ao escolher esse modelo, você utilizará as linhas de seleção desenhadas livremente em qualquer canto de seu projeto para selecionar o que bem entender.

Atenção: para ativar qualquer modo de seleção, deve estar especificado “select objects” na barra de comandos, ok?

Com essas dicas, acredito que você se sairá bem nos primeiros passos com AutoCAD. Vale reforçar que para dominar ferramentas como essa e se destacar no mercado é preciso esforçar-se e aprimorar seu currículo com conhecimentos complementares.

Busque dicas de como aprender inglês, estude outros softwares de arquitetura e engenharia e busque estágios na área. Desse modo, você estará preparado para o mercado.

E se tiver dúvidas, deixe nos comentários! Até a próxima.

Conteúdo escrito pelos redatores do Educamundo.