Primeiramente, vamos explicar do que se trata o Backup em Nuvem, também conhecido por Cloud Backup. Refere-se à uma tecnologia de backup desenvolvida em cloud computing (computação em nuvem). Isto é, todos os arquivos produzidos são copiados e salvos na nuvem.

Essa modalidade de Backup alia tanto a comodidade de acesso às camadas de segurança da infraestrutura cloud como também a facilidade de manuseio das informações. Uma vez que difere dos Backups comuns, aqueles gravados em dispositivos físicos, onde o risco de perder as informações é bem maior.

Ou seja, ao invés de fazer os backups manualmente, correndo o risco de acontecerem falhas humanas, por exemplo, todos os dados importantes e sensíveis são automaticamente salvos na nuvem.

Quais as vantagens do Backup em Nuvem?

Para justificarmos as vantagens, vamos imaginar a seguinte situação: você descobre que sua empresa acaba de ser alvo de um ataque hacker que impossibilitou o acesso à todas as suas informações. E agora?

A questão de segurança da informação é uma das principais preocupações das empresas e os ataques de ransomware chegaram a níveis alarmantes. Assim, a solução encontrada pelas empresas para o crime de extorsão feito pelos hackers através de ransomwares – prática de criptografar dados, bloqueá-los e pedir recompensa em troca da devolução das informações roubadas – acaba sendo o próprio Backup em Nuvem. Mas por quê?

Porque hoje é o único meio de ter as informações protegidas de forma íntegra, afinal, você ao ter o cloud backup, terá salvo a cópia de todos arquivos na nuvem. Então, em caso de algum desastre, seja um ataque hacker, ou algum computador queimar por exemplo, com apenas um clique você conseguirá ter todas suas informações de volta.

Por que apostar no Backup em Nuvem?

Falamos de uma solução que não é apenas um tiro no escuro, mas sim uma ferramenta comprovada. Trata-se de uma solução para assegurar que as cópias de segurança sejam realizadas na frequência ideal e os arquivos armazenados em ambientes com altíssima segurança.

Sendo assim, confira abaixo 3 motivos pelos quais você deve adotar o Cloud Backup em sua empresa:

Segurança

Como já dito anteriormente, além da segurança que você terá em saber que seus arquivos estão armazenados em um local confiável e que caso aconteça algum problema você poderá recuperá-los e continuar o processo de onde parou.

Saiba que o nível de segurança de um Data Center onde os dados ficarão armazenados é sinônimo de excelência! Uma vez que suas informações estarão protegidas com criptografia e com mecanismos de segurança altamente rigorosos, sua empresa e principalmente você poderá dormir tranquilo.

Escalabilidade

O Backup em Nuvem é um recurso escalonável. Isto é, não importa o quanto a sua demanda cresça, ou seja, o espaço necessário que você precise aumente, a sua empresa terá à disposição a quantidade que precisar de forma imediata. Detalhe, somente se paga pelo que é utilizado. Ideal para aqueles que buscam aliar segurança e economia de custos.

Multiplataforma

Saiba que uma boa ferramenta de Backup em Nuvem consegue atender o seu negócio seja qual for os sistemas operacionais utilizados. Quer dizer, o backup vai funcionar em Windows, Windows Server, Mac e Linux.

E por fim, vale destacar que quando se contrata a solução de Backup em Nuvem, a responsabilidade pela segurança do servidor é da contratada. Dessa forma, você terá economia com infraestrutura, manutenção, mão-de-obra especializada dentro da sua empresa, atualização e o principal é que você garante a proteção das suas informações e dos seus clientes.

E ainda poderá focar naquilo que realmente é importante para o seu negócio, já que terá alguém responsável assegurando a integridade dos seus dados na nuvem.   

Artigo produzido por Maria Alice Ferreira – Criadora de Conteúdo no grupo Brasil Cloud.