Não é novidade que cada segmento vai contar com um estilo de cliente específico. Portanto, é necessário conhecer a sua área de atuação e garantir que as estratégias aplicadas sejam coerentes com esse perfil.
Para isso, é preciso realizar um levantamento com algumas informações relevantes, entre as principais estão as necessidades e os interesses do seu cliente.
A partir disso, você encontrará respostas significativas para seguir com a definição das melhores ações para interagir e atrair a atenção do seu público. Portanto, dominar a área de atuação é um ponto focal e indispensável!
Além disso, é preciso definir metas e objetivos, as ações aplicadas também deverão ser baseadas nesse aspecto. Por isso, é tão importante estar antenado sobre o seu segmento e principalmente no seu público.
Nesse caso, as pesquisas de satisfação costumam auxiliar muito nas tomadas de decisões, pois elas recolhem dados e informações importantes sobre o seu público. Desse modo, torna- se mais simples saber o que
eles esperam e, consequentemente, permite que as empresas aperfeiçoem os seus serviços de acordo com essas expectativas e necessidades.
Vale destacar que nada vale se a intenção não estiver focada em qualificar e adaptar o seu negócio a fim de estreitar relacionamentos. Para isso, é preciso colher essas informações e torná-las em soluções para o seu cliente.
Ou seja, se em uma pesquisa de satisfação foi identificado que o seu público considera importante um atendimento mais ágil, que tal pensar em automatizar parte dessa interação com mensagens automáticas, por exemplo? Com certeza seria uma solução nesse caso!
Confira os 4 perfis de clientes
Para te ajudar a conhecer alguns perfis de público, separamos as principais características e comportamentos. Confira a seguir:
Cliente pragmático
Nesse perfil, exige um tratamento mais formal e gosta de que as interações sejam rápidas e práticas. Portanto, esse tipo de cliente busca por soluções objetivas e eficientes de acordo com a sua necessidade. Nesse caso, as mensagens automáticas, por exemplo, são uma ótima opção, pois oferecem a agilidade desejada.
Cliente analítico
Nesse caso, o cliente busca por conhecimento e soluções que tragam respostas. Antes de efetuar a compra, ele busca conhecer melhor o produto ou serviço. Desse modo, é importante que a empresa disponibilize materiais com conteúdos ricos a fim de trazer mais segurança e incentivar a compra., como o caso de Ebooks, Email Marketing, entre outras estratégias.
Cliente afável
Diferentes dos dois perfis mencionados acima, esse exige mais pessoalidade e, gosta de mais proximidade e prefere se sentir especial. Portanto, é preciso estabelecer uma relação de confiabilidade. Para ajudar nisso, é possível apostar em estratégias que busquem estreitar relacionamentos, como as redes sociais e envio de SMS, por exemplo.
Cliente expressivo
Assim como o pragmático, ele gosta de solução e rapidez. No entanto, ele procura por um atendimento mais humanizado onde se sinta valorizado. As mensagens automáticas, chatbots, entre outras tecnologias que visam aproximação e rapidez, são uma ótima opção para conseguir interagir com esse perfil, além de obter uma experiência satisfatória!