Sustentabilidade deixou de ser, há muito tempo, um ideal. Ela é uma necessidade real, se quisermos manter o planeta em ordem para a nossa e para as próximas gerações. A construção civil, que é uma das atividades econômicas de maior impacto ambiental, tem buscado novas soluções para combinar conforto, tecnologia e ideias sustentáveis em cada projeto.
As possibilidades são muitas: desde a utilização de materiais ecológicos a possibilidade de construções sustentáveis, o que não faltam são boas ideias para preservar um pouco do nosso meio-ambiente. O Habitissimo sabe como isso é fundamental e separou algumas delas pra você conhecer.
E aí, vamos ver como alguma delas podem ser utilizadas na sua empresa?
CONSTRUÇÕES QUE CONSOMEM (E GERAM) SUA PRÓPRIA ENERGIA
As casas e prédios que geram sua própria energia são as soluções mais relacionadas com sustentabilidade. De fato, elas têm um impacto gigantesco numa área crítica de todos os países, que é a disponibilidade energética. Painéis solares e hélices movidas pela força dos ventos estão presentes ao redor do mundo, principalmente com a popularização e consequente diminuição dos preços dessas tecnologias. Na Alemanha, alguns condomínios ganham dinheiro vendendo a energia excedente, gerada pelos painéis solares instalados nos telhados da casa.
Na China, um moderno prédio chama atenção na solução utilizada.
O Pearl River Tower (foto acima) possui vãos entre alguns de seus andares para canalizar a passagem do vento. Nesses vãos são instaladas grandes hélices que giram, gerando energia para o próprio empreendimento.
JARDINS VERTICAIS
Outra solução que vem ganhando cada vez mais espaço, principalmente nos grandes centros urbanos, são os jardins verticais ou paredes verdes. Há um consenso em relação à diminuição das áreas verdes nas cidades e o seu impacto no micro-clima. Por isso, os novos projetos contam com verdadeiros jardins aplicados a cada andar, ou a uma fachada inteira e até mesmo ao terraço dos prédios. Além da parte estética, isso melhora a absorção de calor e melhora a qualidade do ar.
Em alguns casos, como no projeto abaixo, a parede verde é usada como solução também para proteção e definição de espaços dentro de um imóvel.
Muito melhor que tijolo e cimento, não é mesmo?
MATERIAIS ECOLOGICAMENTE VIÁVEIS
Outra saída utilizada em projetos inovadores é a substituição de insumos clássicos como concreto, tijolo e aço por elementos com menor impacto ambiental e que possam se integrar às características do local. A passarela da foto acima, por exemplo, foi construída em comemoração a uma Bienal, na Indonésia. Além disso, existem blocos feitos de material reciclado, madeira de reflorestamento ou de demolição e até a utilização de recursos naturais próprios do ambiente em que está sendo realizada a construção.
CAIXAS MÁGICAS
Em cada container cabe um mundo. Se pararmos para observar, veremos que essas caixas de transporte tem, na maioria das vezes, o espaço interno de um pequeno imóvel. Então, porque não utilizar algo que já está pronto e que pode ser transportado com facilidade? Assim os contêineres tem ganhado cada vez mais adeptos, por sua versatilidade, praticidade e por evitar todos aqueles elementos utilizados em uma obra. A ideia é tão boa, que até o Starbucks resolveu lançar uma loja assim.
NOVAS IDEIAS DE CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS
Essa aí acima é a nova sede da Apple, na Califórnia. Ela utiliza diversos elementos que fazem dela o prédio mais sustentável do mundo. Como é toda envidraçada, ela potencializa ao máximo a iluminação natural, diminuindo o consumo de eletricidade. Seu formato esférico, possibilitou o menor impacto possível na derrubada de árvores nativas e todas as suas dependências possuem painéis solares e biogás. Ok, você pode não ter o orçamento deles para fazer o seu projeto, mas pode entender que cada detalhe faz a diferença em um projeto sustentável.