O CX B2B, ou experiência do cliente B2B, é uma ótima estratégia para que a indústria se destaque no mercado. Afinal, é uma forma para se diferenciar da concorrência e conquistar consumidores fiéis à sua marca.

Isso porque, sabemos que conquistar, reter e fidelizar o público B2B é muito mais complexo quando o comparamos com o B2C. Por isso, é essencial encontrar alternativas criativas e inteligentes para satisfazer as necessidades dos clientes e mantê-los engajados com a sua empresa. 

Assim, investir no customer experience (CX) é uma dessas estratégias ideais.Quer saber mais sobre a importância do CX B2B? Siga com a gente e saiba tudo sobre o assunto!

O Que é Customer Experience – CX B2B?

CX B2B é um conjunto de técnicas que a sua indústria utiliza para proporcionar ao público uma vivência única e diferenciada com a sua marca.Ou seja, você investe em uma série de ações para que o cliente tenha bons sentimentos e uma experiência positiva.

Isso deve acontecer tanto com relação ao produto quanto com as interações que ele tem com a empresa. Assim, você entrega uma experiência de qualidade e faz com que o cliente queira sempre investir na sua organização.

Isso aumenta as chances de compras recorrentes e ainda faz com que ele indique a sua indústria aos seus amigos e familiares — melhorando as chances de aumentar a lucratividade.

Por Que Investir em Técnicas de CX para a Indústria B2B?

Investir em técnicas de customer experience só é beneficial para a sua indústria e seus projetos, saiba quais são os principais benefícios:

  • Permite conhecer melhor o seu cliente
  • Implementar uma cultura centrada no público B2B
  • Estabelecer uma conexão emocional com o consumidor
  • Personalizar o processo de vendas
  • Otimizar os recursos
  • Melhorar o direcionamento das campanhas de marketing e vendas
  • Diminuir as taxas de churn rate
  • Reter e fidelizar clientes com mais facilidade

Como Aplicar o CX B2B para a sua Indústria se Destacar

Gostou de aprender mais sobre a experiência do cliente? Então, confira algumas dicas para implementar essa metodologia na sua indústria.

Monitore a Experiência do seu Cliente

A primeira e uma das mais valiosas estratégias para aplicar o CX na indústria é conhecer o seu cliente e entender como é a sua experiência. E, uma ótima alternativa para isso é automatizar diversos questionários inteligentes durante a jornada de compra.

Um ótimo indicador para conhecer a experiência do cliente é o método Net Promoter Score (NPS). Para isso, basta enviar a pesquisa para o banco de dados da sua empresa e monitorar os resultados.

Assim, você entende quais são os pontos fortes e fracos da jornada de compra e pode implementar diversas ações de melhoria contínua.


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Crie uma Cultura de CX

Sabemos que atender bem o cliente B2B é uma das estratégias que visam a sua fidelização.Por isso, toda a sua equipe precisa conhecer a importância do CX e investir em pequenas ações diárias que possam impulsionar os bons relacionamentos.

Por exemplo, não adianta o time comercial oferecer um ótimo atendimento utilizando técnicas de CX se, quando o cliente entrar em contato com o financeiro, a equipe não souber aplicar essas técnicas.

Então, treine todos os seus colaboradores de todos os setores, promovendo uma cultura centrada no cliente.

Afinal, aplicar técnicas do customer experience B2B é sempre uma ótima estratégia para fidelizar e reter o público, melhorar o direcionamento das campanhas e otimizar os recursos. 

Por isso, não pense duas vezes e invista já em boas campanhas de experiência do cliente e veja a sua indústria crescer e se destacar.

Este artigo foi criado pela equipe binds.co para uso exclusivo do blog Soluções Industriais