Seja em trabalhos home office ou não, a tecnologia pode ser uma grande aliada da saúde física e mental do trabalhador. Independentemente da área em que atua, existem diversos recursos tecnológicos que podem impedir variados problemas de saúde, como lesões por esforço repetitivo (LER) e o transtorno de ansiedade. 

A seguir, compreenda melhor como a tecnologia pode estar presente na rotina de trabalho a fim de auxiliar na saúde dos funcionários.

A ergonomia pode ser a maior aliada

A ergonomia é o estudo da interação entre o homem e os demais elementos de um sistema, com o objetivo de tornar a relação o mais harmônica possível. Consequentemente, há diversos impactos positivos tanto na produtividade quanto na saúde do trabalhador.

Hoje em dia, existem diversos equipamentos que favorecem o bem-estar durante atividades prolongadas ou repetitivas. Nessa lógica, esses equipamentos variam desde cadeiras pensadas para pessoas que passam muito tempo sentadas até mesmo teclados para aquelas que digitam muito.

Em diversas lojas modernas, como a Fastshop, você pode encontrar muitos desses produtos facilmente. Na maior parte dos casos, o próprio nome do item traz a informação para o consumidor, como “cadeira ergonômica” ou “teclado ergonômico”.

Cabe destacar, ainda, que a ergonomia vai muito além de equipamentos. Dessa forma, existem diversas outras práticas relacionadas a essa área que auxiliam muito na saúde do profissional.

Para quem trabalha em um escritório, por exemplo, ter uma planta qualquer em sua mesa de trabalho pode ser muito reconfortante. 

Com esse simples ato, diversos benefícios são obtidos, como maior purificação do ar, sensação de bem-estar, aumento da produtividade, criatividade e maior umidade. 

Idealmente, contrate um profissional especializado na área e desfrute de todos os benefícios possíveis dos recursos tecnológicos aplicados à ergonomia.

Melhor gestão do tempo pode reduzir a ansiedade de funcionários

De acordo com matéria publicada no site Economia SC, a tecnologia é capaz de ajudar gestores e equipes a reduzirem a ansiedade durante o trabalho remoto, algo cada vez mais comum. 

Nesse sentido, dados divulgados pelo LinkedIn mostram que 24% dos trabalhadores sentem a necessidade de responder mais rapidamente e de ficar online por um período maior.

Além disso, 28% dos entrevistados enviam e-mails fora do horário de trabalho para demonstrar que estão empenhados com o serviço, apesar de estarem em casa. Entretanto, todo esse empenho a mais pelo simples fato de não estar sendo “vigiado” tem sido péssimo para saúde mental das pessoas.

Na outra ponta, os gestores ficam ansiosos por não visualizarem aquilo que está sendo feito. Felizmente, a tecnologia tem sido capaz de solucionar esses problemas e tranquilizar ambos os lados.

Atualmente, já existem diversos softwares direcionados para o trabalho em equipe a distância, com inúmeros recursos para gestão de tempo e muito mais. 

Com isso, os funcionários conseguem ter um controle maior do seu tempo de trabalho sem aquela cobrança excessiva de si mesmo, o que reduz muito a ansiedade. Na outra linha, os gestores visualizam o progresso em tempo real, o que também acalma os ânimos.

Diversas outras soluções tecnológicas estão sendo pensadas a todo momento e muitas delas podem ser adquiridas em plataformas como o Aliexpress. Fique de olho no mercado, na sua saúde e na de sua equipe.