A cada dia que passa, novos conceitos e ideias surgem para facilitar o comércio de produtos e serviços on-line. Afinal de contas, com a ajuda do e-commerce se tornou muito mais fácil encontrar soluções rápidas para as mais diversas demandas sem precisar sair de casa.
Seja para comprar uma roupa nova, adquirir um eletrodoméstico ou contratar um profissional, não faltam opções de empresas especializadas em negócios on-line prontas para atender às suas necessidades.
Uma das tendências mais relevantes no universo do comércio digital é o Marketplace, que pode ser definido de forma simplificada como um shopping virtual, capaz de agregar diferentes lojistas em um único espaço, que no caso da internet é um site ou plataforma on-line.
Diferentemente do e-commerce, em que o produto é vendido e enviado pelo próprio site onde está sendo feito o anúncio, no Marketplace o produto é anunciado em um site específico, mas vendido e entregue por um outro fornecedor que apenas utiliza a plataforma como um espaço de divulgação.
Para citar alguns exemplos de grandes empresas que aderiram ao Marketplace, podemos mencionar as Americanas, Submarino e Shoptime. Basta acessar algum desses sites para perceber que os produtos oferecidos neles geralmente vêm de diferentes fornecedores, agregados em um único espaço.
As vantagens oferecidas pelo Marketplace são muitas, mas para desfrutar de todas elas é importante conhecer bem o funcionamento desse conceito e saber como aplicá-lo ao seu negócio. Foi pensando nisso que nós trouxemos esse post completo sobre o assunto, dividido nos seguintes tópicos:
O que é exatamente Marketplace?
Para entender melhor esse conceito, imagine, por exemplo, que você decidiu criar uma fábrica produtora de embalagens plásticas para a indústria. Porém, como ainda é novo no mercado, não possui contato direto com as empresas que poderiam se tornar consumidoras de seu produto. É aí que entra em cena o Marketplace.
Através dessa ferramenta, você poderá divulgar o que está produzindo em plataformas que já estão consolidadas no mercado, alcançando de forma mais simples e eficiente seu público-alvo. Para o cliente, é como se ele estivesse fazendo uma compra comum em uma plataforma digital, sem maiores dificuldades. Ou seja, ele escolhe o produto e finaliza a compra dentro do próprio site, sem ser redirecionado para outra página.
Com essa dinâmica, o Marketplace pode ser considerado uma solução eficiente tanto para grandes empresas que desejam crescer ainda mais e conquistar novos clientes, quanto para pequenos negócios, que estão se inserindo no mercado agora e precisam de um “empurrãozinho” para alavancar suas vendas.
Vantagens oferecidas pelo Marketplace
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Visibilidade
O número de pessoas que acessam os sites de grandes empresas que já conquistaram um espaço de destaque no mercado cresce a cada dia, e com a ajuda do Marketplace você poderá expor seus produtos a todas essas pessoas sem precisar criar sua própria plataforma digital. Dessa forma, a visibilidade de seu negócio aumenta consideravelmente, fazendo com que ele se torne cada vez mais conhecido por seu público-alvo.
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Crescimento no mercado
Essa vantagem está diretamente relacionada à anterior, já que com uma visibilidade maior para o seu empreendimento é natural que ele conquiste mais espaço no mercado e cresça alcançando novos clientes. Com isso, vem o aumento das vendas e dos lucros, que pode proporcionar novos investimentos e um cenário promissor para sua empresa.
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Fidelização
Como o Marketplace costuma ser feito por intermédio de grandes empresas que já possuem um lugar de destaque no mercado e conquistaram a confiança do público, fica mais fácil para que as pessoas se sintam seguras na hora de realizar uma compra através deste sistema. Isso traz como consequência uma maior fidelização dos clientes, que saberão sempre onde e como podem adquirir seus produtos de forma simples e rápida.
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Redução de custos
Pense em todo o investimento que seria necessário para criar sua própria plataforma de vendas on-line, incluindo gastos com infraestrutura, mão de obra qualificada, manutenção da página, etc. Agora imagine que com a ajuda do Marketplace você não irá precisar se preocupar com todo esse investimento, já que ele ficará por conta da empresa responsável por divulgar seu produto, cobrando apenas uma taxa pelas vendas realizadas através do site.
Como realizar o cadastro em uma plataforma
Agora que você já ficou por dentro das principais características e das vantagens oferecidas pelo Marketplace, deve estar pensando em como fazer para participar desse novo modelo de negócios. Não se preocupe pois nós trouxemos a explicação para isso.
É evidente que a forma do cadastro pode variar um pouco dependendo do site onde você pretende anunciar seus produtos, mas a maior parte das grandes empresas possui um formulário específico dentro da própria página de vendas onde é possível solicitar o cadastro como um fornecedor.
Para iniciar o cadastro geralmente é necessário informar o CNPJ de sua empresa e o ramo em que ela atua, destacando ainda quais serão os tipos de produtos oferecidos. Na sequência, será exigida uma série de documentos que podem variar dependendo da plataforma, mas geralmente incluem Certidões Negativas de Débitos Tributários, Trabalhistas e Previdenciários, Comprovante de Inscrição Estadual e Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral da empresa junto à Receita Federal.
Atendidos todos os requisitos, seu pedido de inscrição na plataforma será aprovado e a partir daí começa a dinâmica das vendas. O site que você escolheu irá anunciar seus produtos, e sempre que alguém realizar uma compra e o pedido for aprovado, você receberá um aviso da empresa para que possa enviar a mercadoria para o endereço informado pela pessoa. Por fim, o site irá realizar o repasse do valor da venda descontando o percentual do Marketplace que costuma ser estabelecido no momento do cadastro.
Desafios importantes
Um dos principais desafios encarados por quem decide adentrar o universo do Marketplace é o gerenciamento de estoques. É importante realizar um controle constante da quantidade de produtos anunciados na plataforma e do total disponível em estoque para evitar que um cliente faça a compra e não consiga receber a mercadoria pois ela está em falta no momento.
Outro aspecto importante a ser observado é o percentual da taxa cobrada pela plataforma que irá realizar a venda, sendo que os valores geralmente ficam entre 9,5 e 30% sobre cada venda realizada. Esses percentuais variam muito dependendo do segmento e do produto oferecido, além da visibilidade proporcionada pela plataforma. É fundamental conferir antecipadamente qual será o valor cobrado para não prejudicar significativamente sua margem de lucros.
Considerando que seus lucros possam ser um pouco reduzidos, é necessário pensar se essa redução será compensada pela quantidade maior de produtos vendidos, o que geralmente acontece para a maior parte das empresas. Coloque na ponta do lápis todas as contas necessárias para saber até que ponto o Marketplace pode ser uma aposta interessante para o seu negócio.
Por fim, outro desafio que merece destaque quando o assunto é Marketplace é o prazo para liberação dos valores obtidos com a venda dos produtos. Dependendo da plataforma, esse prazo pode variar entre 02 e 45 dias, e é fundamental avaliar se você terá condições de aguardar até que o valor caia na sua conta sem comprometer a produtividade.
Seguindo todas essas orientações você poderá se aventurar pelo universo do Marketplace com grandes chances de sucesso. Está esperando o que para começar?