O dia das mães é uma das datas comemorativas mais significativas do e-commerce. De acordo com os dados, é a 3ª data de maior venda, perdendo apenas para o Natal e Black Friday.

O dia das mães é, também, a primeira grande data comemorativa do ano. Celebrado no segundo domingo de maio, a data vem de um período mais baixo de vendas, que é o começo do ano, e ajuda muitas lojas a movimentarem o fluxo de caixa e estoque.Por isso é importante que as lojas se preparem com antecedência para esta data tão importante. Vamos listar algumas dicas para se preparar para vender mais.

Quais os melhores segmentos?

De acordo com dados da Nuvem Shop, os segmentos de Moda, Beleza e Acessórios lideraram a data em 2022.

  • Moda com faturamento de R$54,3 milhões;
  • Beleza com faturamento de R$11,3 milhões;
  •  Acessórios com faturamento de R$11,3 milhões.

Os presentes que priorizam o autocuidado estão se destacando nos últimos anos para as mães. No que antigamente tínhamos liderança em categorias como eletrodomésticos e utensílios para a cozinha, as mães modernas preferem artigos para o uso próprio.

A expectativa para 2023 é que haja aumento das vendas e faturamento nesta data, mesmo que modesto. O ano pós-Pandemia deve incentivar as famílias a buscar não apenas presentes materiais, como também experiências como passeios e idas a restaurantes.

Um estudo conduzido pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM) mostrou que 92% dos entrevistados tem a intenção de presentear as mães. Sendo as principais categorias:

  •   29% – Roupas, calçados e acessórios;
  • 19% – Perfumes;
  • 12% – Almoço/jantar em restaurantes;
  • 11% – Cosméticos.

Tendências para não perder no Dia das Mães

É importante ficar atento às tendências que podem comandar a data comemorativa e que podem fazer sua loja virtual se destacar. Estas tendências podem trazer direcionamentos para campanhas e também de consumo.

Vendas por mobile

O Brasil lidera o ranking de países que utilizam o celular para finalizar as compras. Não para menos, pois foi graças ao acesso mobile que a internet chegou a mais de 50% das casas brasileiras. Enquanto muito da população gasta seu tempo em transporte público, estes utilizam deste período para checar redes sociais e sites, em busca de presentes e ofertas.

Investir em uma loja virtual responsiva é fundamental para não perder esta venda. O consumidor não gosta de esperar todo o site carregar e muito menos que a imagem do produto não esteja disponível.

Meros segundos de atraso podem fazer com que a venda seja feita no site do concorrente.

Pagamentos por PIX

O PIX foi uma grande preocupação quando surgiu e hoje está liderando as formas de pagamento, perdendo apenas para os cartões de crédito.

O sistema de pagamentos via PIX oferece praticidade, segurança e rapidez nas transações, sendo um meio que vale a pena apostar não apenas no dia das mães, mas como um todo.

Oferecer pequenos descontos de 5 ou 10%, de acordo com o que for possível dentro da sua precificação, é uma boa estratégia para movimentar caixa com maior facilidade e incentivar o uso deste meio de pagamento.


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Como se preparar para a data?

Assim como qualquer data comemorativa ou campanha grande, não deixe para a última semana para planejar as campanhas. O segredo é a antecipação, desta forma há mais tempo para desenhar metas e estratégias.

Estoque

O estoque é um dos grandes segredos para um negócio online bem-sucedido. Fazer uma projeção de estoque inteligente baseado em dados de vendas anteriores e possíveis hábitos de consumo podem maximizar as suas vendas.

Lembrando que as mercadorias esgotarem no primeiro ou segundo dia de campanha não significa que foi um sucesso. Afinal, quantos produtos a mais você poderia estar vendendo se tivesse estoque?

Ao mesmo tempo, é preciso cuidado para não acumular mercadorias. Mercadoria parada significa desvalorização do produto e que eventualmente sua loja terá que promocionar para livrar estoque.

Envio rápido

Quem nunca deixou presentes para a última hora? Pois bem, o brasileiro ama fazer as compras no último momento, por isso investir em velocidade de envio é fundamental. Os marketplaces são grandes alternativas para isso, com envio rápido e grande volume de consumidores que já visitam os sites. Evite estratégias que sacrificam o tempo de envio para um frete grátis. Muitos estão dispostos a pagar se o produto chegar em um prazo mais curto.

Atrair clientes

As datas comemorativas são grandes momentos para atrair clientes novos para sua loja. Os investimentos em marketing já estarão sendo feitos de qualquer maneira, por isso é importante que seu fluxo de comunicação também esteja alinhado. Preocupe-se com o pós-compra, políticas de troca e devolução e invista em comunicação com e-mail marketing. Não desperdice o e-mail do consumidor que foi adquirido durante a compra.

Diferenciais

O dia das mães é uma data que mexe com o sentimento e a intenção de presentear tem muito mais a ver com o simbolismo do agradecimento para com as mulheres. Por isso, investir em comunicação diferenciada, oferecer brindes e até mesmo uma embalagem especial pode fazer toda diferença na experiência de compra.

Estes pequenos detalhes fazem seu consumidor voltar a comprar na sua loja. Não deixe de aplicar estas dicas simples, porém que trazem um diferencial para seu negócio na data do dia das mães.

Esperamos ter ajudado com este artigo, não esqueça de comentar e compartilhar, até a próxima e boas vendas

Artigo produzido pela equipe da Doutor E-commerce, consultoria em e-commerce.