//Dica de produtividade: o método pomodoro funciona?

Dica de produtividade: o método pomodoro funciona?

Quem está buscando turbinar a produtividade no dia a dia precisa conhecer a técnica Pomodoro. Essa técnica consiste em equilibrar a rotina entre foco nas atividades com intervalos de descanso. A intenção principal é que uma pessoa consiga se desligar de tudo durante o Pomodoro e faça pequenos intervalos para relaxar a mente. 

Esse método é bastante popular, sendo sempre citado entre os principais hacks de produtividade. No curso de coaching, o coach pode recomendar essa ferramenta ao coachee, caso perceba que ele precise encontrar uma maneira de gerir melhor o seu tempo. 

O que é a técnica Pomodoro? 

O método Pomodoro é bastante recente, ele foi criado pelo italiano Francisco Cirillo no fim da década de 1980. A técnica consiste em ajudar pessoas a terem mais foco para realizar tarefas, sem se esquecer dos intervalos de descanso. 

Basicamente, a técnica utiliza de um cronômetro separado em duas partes, a primeira é worktime de 25 minutos, onde a pessoa deve ficar focada na tarefa que precisa realizar e a segunda parte é o intervalo de cinco minutos. Assim, a cada 30 minutos, a pessoa trabalha 25 e descansa 5. 

A técnica recebeu este nome porque Cirillo marcava o tempo em um cronômetro em formato de tomate, que na Itália significa Pomodoro. 

Como a técnica Pomodoro funciona? 

É bem simples de entender! Primeiro, você deve fazer um planejamento, listando todas as tarefas que precisa fazer no dia e determinando as suas prioridades. Com as tarefas definidas por ordem, ajuste o seu cronômetro para 25 minutos, inicie a contagem e mantenha o foco total na atividade. 

Depois de 25 minutos, faça uma pausa curta de 5 minutos para relaxar a mente, beba uma água, dê uma andada, vá ao banheiro, o importante é deixar a tarefa de lado por esse tempo. 

Após o período, reinicie o seu work time com mais 25 minutos, seguidos de 5 minutos de intervalo para descanso. Repita isso por quatro vezes seguidas. Após quatro sessões de Pomodoro, se dê uma pausa mais longo, que pode variar entre 10 e 30 minutos. Depois retome o ciclo até terminar todas as tarefas do dia. 

Quais são os principais benefícios da técnica Pomodoro? 

A técnica Pomodoro nos ajuda a fazer uma autorreflexão sobre o nosso dia a dia de trabalho. A maioria das pessoas não consegue se organizar para serem produtivos. Confira abaixo as principais vantagens do método Pomodoro:

Turbina a produtividade 

O uso da técnica Pomodoro ajuda a turbinar a produtividade. Seguindo o método, uma pessoa consegue ter mais facilidade para se concentrar e realizar as suas tarefas dentro do prazo. 

Aumentar o poder de foco

O Pomodoro ajuda uma pessoa a entender o que é flow e como entrar nesse estado de concentração. Isso porque a técnica estimula que a pessoa mantenha máxima concentração na tarefa durante o worktime, eliminando distrações que possam lhe tirar o foco. 

Organiza tempo e rotina de trabalho  

Essa técnica é bastante eficiente para melhorar a gestão do nosso tempo. Com o Pomodoro, conseguimos listar e realizar as atividades de trabalho com maior eficiência e mais atenção. Isso é um fator essencial para o aumento da produtividade.