Nos últimos anos, muitas pessoas têm procurado empreender de forma online e e-commerce tem sido uma das alternativas mais buscadas. Assim, este artigo apresenta dicas para administrar um e-commerce com excelência

Para que o seu e-commerce sobreviva é preciso investir em planejamento e gestão de qualidade. Quando essa dupla não funciona, as chances de quebrar são altas. 

Isso quer dizer que, se você tem um e-commerce de roupa infantil, é preciso pensar em que tipos de roupas vai vender, por exemplo, um conjunto infantil inverno.

É preciso ter um fornecedor cujos produtos sejam de qualidade e gerir o estoque de forma que nunca tenha peças em quantidade estocadas; nem de menos que possa ficar sem vender por falta do produto.

Desta forma, administrar um e-commerce com excelência passa por diversas etapas administrativas, que envolvem logística, vendas, tecnologia e marketing. 

Administrar um e-commerce pode ser complicado para iniciantes nesta modalidade de negócios. No entanto, é possível otimizar a gestão seguindo dicas para administrar um e-commerce com excelência.

 

1. Escolha da plataforma

Uma boa administração de e-commerce começa na escolha da plataforma. Na hora da escolha, procure por uma que ofereça todas funcionalidades mais utilizadas nas vendas online. 

São muitas opções de plataformas e cada uma tem as suas especificidades e características.


Veja também:


2. Logística

Esta etapa é uma das que mais exige atenção na hora de administrar um e-commerce. É a logística que cuida da organização de estoque, movimentação de pedidos, preparo e envio de produtos. 

A forma como você administra a logística do seu e-commerce reflete diretamente na experiência do consumidor.

Se você tem uma indústria de roupas, pode ser que um produto seja body infantil, e nesse caso, você tem que administrar os insumos necessários para a produção do produto, e controlar essa produção para jamais faltar no estoque.

3. Controle Financeiro

O controle financeiro é vital tanto para a vida pessoal, quanto empresarial. Assim, é preciso pensar em faturamento realista, planejar adequadamente as despesas e manter o controle do fluxo de caixa. Essas atitudes garantem a saúde financeira do seu e-commerce. 

Para facilitar a gestão financeira, você pode usar um sistema de controle financeiro. Existem muitas opções no mercado, e alguns deles até possuem planos gratuitos. Portanto, registre todas as informações financeiras do seu negócio.

  1. Sistema ERP

O sistema ERP (Enterprise Resource Planning) ou sistema integrado de gestão empresarial, é um software que reúne os dados de todos os setores da empresa em uma única plataforma. 

Desta forma, todos podem acessar as informações, facilitando a administração de clientes de suas áreas. O uso de um sistema ERP possibilita uma gestão de e-commerce mais eficiente.

5. Marketing

Não adianta ter um site caprichado, com a melhor plataforma, os melhores produtos se seu e-commerce não é encontrado.

Para se destacar no vasto universo da internet é preciso investir em estratégias de marketing, através de um planejamento completo.

Esse planejamento deve cobrir ações promocionais para datas sazonais. Ele também deve contemplar postagens, e-mails, anúncios e várias outras ferramentas de divulgação.

Além de vender roupas, preocupe- se em produzir conteúdos otimizado para os mecanismos de busca, seguindo as melhores práticas de SEO (Search Engine Optimization). 

Crie relacionamento com seus clientes através das redes sociais, produzindo conteúdos com frequência. As redes sociais também servem para atrair novos clientes. 

Outra maneira de ser descoberto é através de anúncios pagos. Portanto, não descarte essa opção. 

E não esqueça de acompanhar seus resultados para identificar o que precisa ser melhorado. Sempre faça testes. Afinal, na internet não há regras estabelecidas, o que funciona para você pode não servir para seu concorrente.

Conclusão

Neste artigo, mostramos que administrar um e-commerce é um processo complexo, de várias etapas. Mostramos também que é possível otimizar a administração do seu e-commerce através do uso de ferramentas adequadas como softwares de gestão.

Assim, para ter mais tempo disponível e continuar investindo no seu negócio, siga as dicas para administrar um e-commerce com excelência.