A internet e a evolução dos recursos tecnológicos revolucionaram a maneira como as pessoas atuam profissionalmente, criando diversas possibilidades para o trabalho remoto, ou home office. Porém, muitas empresas, ao adotarem este modelo de trabalho, acabam se esbarrando em desafios comuns. É preciso entendê-los e superá-los.

Embora atualmente exista uma adoção em massa do home office, por conta da prevenção ao coronavírus COVID-19, é importante garantir que os profissionais que estão trabalhando remotamente não percam privacidade, produtividade, efetividade, e que tenham estrutura necessária para trazerem benefícios para os negócios.

Pensando nos principais desafios do home office, criamos este conteúdo para te ajudar a preparar a sua empresa para se beneficiar estrategicamente desse método de trabalho. Continue a leitura e fique por dentro.

Como funciona o trabalho home office?

Home office é o método de trabalho aplicado por aqueles que trabalham em suas próprias casas ou em ambientes alternativos, como cafés e espaços de coworking. Em grande parte dos casos, é usado por profissionais freelancers, autônomos ou em empresas que optam por funcionarem de maneira mais flexível.

O home office também é uma alternativa muito utilizada por pessoas que estão iniciando seus próprios negócios e buscam por modelos que fujam da fórmula tradicional utilizada por grande parte das organizações. Dessa forma, o trabalho remoto traz novas possibilidades para o setor empresarial e também contribui para o estímulo da economia.

O grande destaque deste método de trabalho é que, quem sabe como otimizar o home office consegue tirar várias vantagens competitivas dele. Veja como transformar os desafios do home office em oportunidades de melhorias e crescimento.

Privacidade no trabalho

Um dos principais desafios do trabalho home office é manter a privacidade, principalmente se o profissional não mora sozinho. Por isso, é necessário separar um local e prepará-lo especialmente para o trabalho. Afinal, para conseguir ter produtividade é preciso se manter concentrado, longe de barulhos ou outros incômodos.

Se você trabalha home office, é importante conscientizar quem mora com você sobre a necessidade de ter sua privacidade reservada durante o expediente. Além disso, quando precisar se encontrar com clientes, pode ser interessante reservar espaços coworking, com salas específicas para isso.

Rotina profissional

A organização da rotina de trabalho é algo imprescindível para ter eficiência e produtividade. Mesmo que você tenha flexibilidade nos horários, é importante administrar bem seu tempo durante a execução das tarefas. 

O mais indicado é estabelecer um horário para começar e outro para terminar a rotina, buscando sempre ter muita disciplina, organização e objetividade.

É impossível ser produtivo com interrupções durante o trabalho, com pausas para conferir a programação da TV, ou com barulho por perto. Uma rotina em home office precisa estar muito bem alinhada e comprometida com as expectativas da empresa.

Relacionamento da equipe

Manter um bom relacionamento com os colegas de trabalho é fundamental para conseguir bons resultados em equipe. Porém, uma das consequências de trabalhar home office é a distância física entre os colaboradores. 

Definitivamente a distância entre líderes e funcionários em geral não é positiva para as organizações, afinal, as empresas precisam garantir a integração entre seus setores para funcionar corretamente. Isso envolve a comunicação entre colaboradores e equipes.

Além disso, não podemos esquecer que relacionar-se faz bem para qualquer um. Por isso, é extremamente necessário que os profissionais em home office se comprometam com a estratégia de comunicação proposta pelos líderes.

Não deixe de entrar em contato e manter uma comunicação regular com suas equipes de trabalho durante as rotinas, dê orientações, tire dúvidas, supervisione tarefas e alimente a união dos colaboradores. Esses detalhes serão fundamentais tanto para a qualidade de vida dos profissionais, como para a produtividade da empresa no geral.

Estrutura do local de trabalho

Além de preparar um ambiente de trabalho tranquilo, outro desafio será garantir a estrutura ideal para o melhor desenvolvimento profissional. Verifique por exemplo, se você possui uma boa conexão de internet, assim como o funcionamento regular de computadores e dispositivos como smartphones e impressoras.

Se for necessário, faça um upgrade da conexão da internet, assim como do telefone, e garanta uma boa manutenção no computador e em outros componentes. Vale lembrar que, utilizando dispositivos móveis como smartphones, alguns aplicativos podem otimizar tarefas e reduzir custos, como a substituição do telefone pelo whatsapp, por exemplo.

Roupa ideal

Outra dica bem prática, mas que pode fazer a diferença no seu dia a dia de home office, é vestir a roupa ideal para o trabalho. É claro que você não precisa colocar a melhor calça ou o melhor sapato, mas tirar o pijama e vestir uma roupa confortável e coerente com a sua função é uma excelente alternativa.

Segurança das informações

Se você pensava que manter a segurança no fluxo de dados e informações entre setores no local físico da empresa era difícil, imagine com os colaboradores trabalhando home office. 

Para garantir que os assuntos sigilosos da empresa continuem sendo trabalhados de maneira privada e segura, além de muita atenção, é importante adotar soluções tecnológicas que armazenam e integram dados e informações de maneira online.

Parceiros tecnológicos

Um desafio comum entre os empreendedores que trabalham ou querem optar pelo home office é escolher o melhor parceiro tecnológico para apoiar a gestão do trabalho. Para isso, é recomendado priorizar possíveis parceiros que entregam soluções customizadas, desenvolvidas sob demanda

Dessa forma, seu negócio poderá se beneficiar da tecnologia, utilizando apenas soluções e funcionalidades específicas e coerentes com a necessidade da empresa.

Conteúdo produzido por iZapSoftworks