Se você é do tipo de pessoa que sente arrepios só de ouvir a palavra obra por imaginar que esse tipo de trabalho sempre acaba trazendo diversos transtornos, demorando tempo demais para acabar e consumindo todas as suas reservas financeiras, então você ainda não conhece o conceito de obra seca. A principal proposta da obra seca é permitir a realização de mudanças no imóvel de forma mais rápida e simples, sem gerar tantos resíduos e com menos recursos, utilizando para isso técnicas como a colagem e o encaixe de materiais. Para ajudá-lo a conhecer um pouco mais sobre as vantagens e possibilidades da obra seca, nós elaboramos esse texto em parceria com o site Habitissimo. Continue lendo até o final e anote todas as dicas!

Praticidade para o piso

Está cansado de olhar para o piso de um ambiente que é o mesmo há anos e não tem coragem de trocá-lo pelo medo de encarar uma reforma? Seus problemas acabaram! Com as técnicas da obra seca, é possível a instalação de um piso sobre o outro, removendo assim a necessidade de retirar o piso anterior para colocar o novo. Uma das melhores apostas nesse sentido é o piso vinílico, que por ser feito de PVC pode ser cortado com facilidade, sem gerar muita sujeira.

Você pode instalar o piso vinílico diretamente sobre um piso de cerâmica, desde que seja feita a regularização dos rejuntes. Outra vantagem dessa escolha está na ampla gama de variedades que o piso vinílico oferece, com opções que imitam o cimento queimado, a madeira, pedras, etc.

Um painel original

Se você ficou interessado na possibilidade trazida pela construção eficaz e pelo revestimento vinílico para o piso, vai ficar ainda mais satisfeito em saber que este material também pode ser aplicado como um painel na parede. A grande vantagem desse tipo de painel está na sua facilidade de aplicação, já que ele pode ser instalado diretamente sobre a parede, sem a necessidade de quebra-quebra. Para criar um efeito de amplitude, você pode usar o mesmo padrão no piso e na parede do ambiente.

Criatividade com o papel de parede

Uma das melhores formas de renovar a aparência de um ambiente é modificando as cores da parede. E para isso não necessariamente você precisa pintá-las, já que muitas vezes as tintas acabam fazendo um pouco de sujeira e requerem certos cuidados na aplicação. O papel de parede surge como uma ótima alternativa para dar uma cara nova a qualquer espaço de forma prática e rápida. Basta escolher uma cor e estampa que lhe agradem para dar início à aplicação.

Azulejo novo, tudo novo

Os azulejos estão presentes na grande maioria dos banheiros e cozinhas nos lares brasileiros. Eles ajudam a proteger a parede dos efeitos da umidade e dão um toque de elegância ao ambiente. Porém, com o passar dos anos é natural que você acabe se cansando um pouco da aparência dos azulejos sempre iguais, e quando essa hora chegar não é necessária uma reforma para trocá-los, basta adquirir uma tinta específica para azulejos e pintá-los da forma que achar melhor. Embora a pintura não se encaixe exatamente no conceito de obra seca, essa é uma opção prática e rápida para quem deseja transformar a aparência do banheiro ou da cozinha sem ter que realizar um quebra-quebra.

Portas divertidas

Por mais resistentes que sejam as portas de seu imóvel, com o passar dos anos é natural que elas acabem ficando com a aparência um pouco envelhecida. Quando isso acontecer, você não precisa necessariamente substituir as portas antigas por outras novas. Com uma boa pintura é possível renovar completamente as portas de sua casa sem ter que investir tempo e dinheiro para trocá-las.

Divisórias multifuncionais

Seja para separar dois ambientes ou simplesmente para complementar a decoração, as divisórias são uma ótima aposta para quem não quer ter trabalho na hora de modificar o imóvel e se identifica com a proposta da obra seca. Você pode optar por divisórias de ou assoalho de madeira, de gesso, de PVC ou até mesmo de vidro, o que são faltam são opções diferentes para transformar os espaços de sua casa.