Você sabe o que são os dutos de exaustão e quando eles são necessários na sua casa ou empresa?
Quando vamos fazer uma obra nos preocupamos e planejamos muitos detalhes. Normalmente, estamos mais preocupados com os aspectos funcionais do uso do espaço e também com os aspectos decorativos.
Mas, existe uma parte da obra que é fundamental para o conforto, a comodidade e a qualidade do ar no local: os dutos de exaustão.
É sobre isso que eu vou falar com você hoje. Vamos conhecer melhor a importância dos dutos de exaustão tanto em ambientes empresariais, quanto residenciais.
Acompanhe.
O que é um duto de exaustão?
Um duto de exaustão é um componente fundamental para instalação de sistemas exaustores, e para sistemas de ventilação em geral. Portanto, a sua presença impacta diretamente na qualidade do ar respirado.
Trata-se de um tipo de tubo que é projetado para realizar o escape de ar de determinando ambiente. Então, ele pode ser instalado nos mais variados locais, inclusive na sua empresa ou residência.
Os dutos de exaustão são fabricados em diferentes materiais, e podem ter diferentes formas e tamanhos. Os materiais utilizados incluem:
- Aço galvanizado;
- Alumínio;
- Aço inox liso ou escovado;
- PVC.
É possível encontrar dutos flexíveis, dutos rígidos, dutos com formato helicoidal, dutos para coifas e assim por diante. Pois, os dutos de exaustão são planejados de forma exclusiva conforme a necessidade de cada ambiente.
Isso ocorre porquê é necessário projetar o sistema de exaustão e ventilação conforme as dimensões e a estrutura do local onde ele será instalado.
Por isso mesmo, existem diferentes materiais e formas de tubos de exaustão. Tudo para garantir um encaixe perfeito do sistema em qualquer lugar.
Para que servem os dutos de exaustão?
Qualquer ambiente, seja empresarial ou residencial, precisa de uma ventilação adequada.
E essa é uma questão importante a ser mencionada. Pois alguns proprietários ainda se esquecem da necessidade de dutos e sistemas de exaustão e ventilação na hora de planejarem as suas obras.
Então, quero destacar que um sistema de exaustão adequado também impacta diretamente na saúde e bem-estar das pessoas. Já que ficar em um ambiente abafado, exposto a odores, vapores e gases pode ser perigoso.
Pois, é exatamente aqui que se destaca a importância dos dutos de exaustão. Você pode compreender isso melhor ao entender para que servem os dutos de exaustão.
Entre as funções de um duto de exaustão destacam-se:
- Proporcionar a exaustão ou insuflamento dos gases gerados no local, sejam poluentes ou não;
- Conduzir partículas, vapores, gases e odores através da circulação de ar, para um lugar adequado longe de pessoas, animais e plantas;
- Realizar trocas de ar constantes;
- Melhorar a qualidade e circulação do ar;
- Auxiliar na renovação do ar do ambiente;
- Proporcionar maior conforto térmico;
- Auxiliar a melhorar a temperatura do local.
Isso tudo é possível porque os dutos de exaustão são um componente chave na instalação dos sistemas de ventilação de ar, como os sistemas de exaustão.
Como funciona um duto de exaustão?
Entender como funciona um duto de exaustão, também é fundamental para compreender a importância desse tipo de duto no seu sistema de ventilação.
Como você já sabe o duto de exaustão é um tipo de tubo que conduz ar. E ele funciona conectado há uma saída de escape ou exaustor.
É possível, inclusive, que o duto de exaustão passe por diferentes áreas de trabalho, enquanto faz o seu trajeto de condução do ar para fora do ambiente.
Por exemplo: um duto de exaustão pode percorrer um ambiente industrial onde funcionários trabalham com produtos que exalam odores fortes, como tintas e vernizes.
Mas, o duto de exaustão também pode estar localizado na cozinha da sua casa, conectado a coifa, que é um exaustor, logo acima do fogão.
Dessa forma, fumaça, vapores e o odores do cozimento são captados pelo sistema de exaustão, conduzidos pelo duto e liberados em outro local.
Então, quando você preparar frituras e outros pratos que exala encher os fortes e característicos, esses odores não ficam circulando pelo ar dentro da sua residência.
Portanto, há basicamente dois componentes essenciais para o funcionamento do duto de exaustão:
- O exaustor, ou coifa, que a entrada do ar no sistema, localizada na parte interna do ambiente;
- E o sistema de escape, que é a parte traseira do duto de exaustão, responsável pela liberação do ar.
Então, os dutos de exaustão funcionam em harmonia com a estrutura do ambiente, inclusive a decoração. Portanto, seus tubos, exaustores e saídas, diferem em formatos e tipos de materiais conforme cada projeto.
Dutos de exaustão devem ser projetado e instalados apenas por profissionais
Um duto de exaustão mal projetado ou instalado de forma inadequada, além de não funcionar como deveria, coloca em risco a segurança das pessoas no local.
Entre os riscos da instalação de dutos de exaustão de forma inadequada, destacam-se a possibilidade da ocorrência de incêndios e gotejamento.
Para evitar a ocorrência desses e outros problemas, e assegurar que qualquer sistema de exaustão seja instalado com as medidas de segurança necessárias, existem normas técnicas específicas que devem ser seguidas no setor.
Por exemplo: a norma ABNT NBR 14.518, que dispõe sobre a instalação de dutos de exaustão e ventilação para cozinhas profissionais. Portanto, o projeto e instalação de dutos de exaustão só pode ser realizado por profissionais.
E é exatamente isso que você encontra aqui na Metaltherm.
Contamos com uma equipe especializada, com soluções completas em dutos e sistemas de exaustão, com mais de 8 anos de experiência no mercado.
Dicas finais
Um sistema de dutos de exaustão também pode contar com partes móveis e flexíveis que facilitam a sua manutenção. Dessa forma, é possível até mesmo levar alguns componentes para limpeza periódica.
Tudo isso sem desligar a canalização. Afinal, principalmente em indústrias, o sistema de exaustão não pode ser desligado sem prejudicar a qualidade do ar no ambiente.
Mais um motivo pelo qual o seu sistema de exaustão deve ser projetado por profissionais.
Espero que as informações desse artigo tenham sido úteis para você. Gostou das dicas sobre dutos de exaustão? Compartilhe a sua opinião e deixe um comentário!