Já parou para pensar quais são as estratégias para garantir que todo o entulho produzido por diversas obras seja destinado da maneira correta, bem como seu reaproveitamento para que não seja descartado em qualquer lugar? 

O Brasil é um dos países que mais produz resíduos sólidos oriundos da construção civil. Cerca de 40% ainda estão dispostos de maneira inadequada, fato que prejudica o meio ambiente e um pleno desenvolvimento sustentável.

Sendo assim, acabar com esse cenário torna-se papel de muitas pessoas, sobretudo aquelas que desejam trabalhar nas áreas correlatas à gestão de resíduos na construção civil

Para isso, é necessário o empenho em se qualificar, seja por meio da graduação em um campo específico ou na capacitação com cursos online relativos.

Muitos cursos são ótimos complementos também para atualização e aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos nessa pauta, como o Curso Online Reciclagem de Resíduos Sólidos na Construção Civil. 

Com um vasto conteúdo auxiliar, garante o aprendizado de modo dinâmico e eficaz, uma ferramenta essencial para quem precisa realizar um curso de gestão de resíduos sólidos de qualidade.

Esse conhecimento serve para diversos indivíduos, sobretudo os atuantes no ramo de meio ambiente. Hoje em dia, a tendência é propor ótimas soluções tanto no gerenciamento quanto na reciclagem de resíduos sólidos na construção civil

É preciso elaborar bons planos, ter ideias criativas e pensar em ações competentes, o que torna a área bem desafiadora. 

Mas, não precisa temer. Preparamos algumas dicas e uma abordagem completa para quem deseja seguir essa carreira. Acompanhe o artigo e fique por dentro.

A importância da reciclagem de resíduos da construção civil

A reciclagem é, atualmente, um dos melhores caminhos para ajudar o meio ambiente e salvá-lo do desgaste, já que evita o consumo desenfreado de recursos e o descarte irresponsável de materiais, fato que leva a sérias adversidades. 

E, se esse método já é eficiente com o alumínio, o plástico e o papelão, levá-lo à construção civil também é possível.

Muitos países já realizam esse trabalho e fazem uma ótima gestão de resíduos na construção civil há tempos. 

Na Europa, já é extremamente comum. Já aqui no Brasil, ainda estamos caminhando. Para se ter ideia, a legislação acerca do assunto é bem recente: tanto a resolução 307, do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente, de 2002; quanto a política nacional de resíduos sólidos, por meio da Lei 12305, de 2010.

Agora que os primeiros passos já foram dados, é necessário que os envolvidos possam pensar em práticas de reciclagem de resíduos sólidos na construção civil e em uma total gestão, considerando o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – PGRCC e mostrando engajamento em um tema tão essencial. 

Isso vale para as construtoras, o poder público em si, especialistas e toda a sociedade, que também pode trabalhar junto em prol do ambiente que vive.

Imagine os problemas que o entulho pode causar em curto e longo prazo. Se não houver ações e uma fiscalização rígida, todos podem sofrer as consequências, já que o despejo irregular e o acúmulo de sujeira tornam-se uma preocupação de saúde e limpeza pública. 

Então, que tal se engajar e, além de um bom profissional, tornar-se também um cidadão melhor?

Este conteúdo foi escrito pela equipe do Educamundo, um dos maiores sites de cursos online do Brasil.