Primeiro de tudo, você sabe como é importante ter um site para a sua empresa, certo? Pois é, quem quer se encontrado pelo cliente, precisa marcar presença na Internet.

Ainda mais quando pensamos no novo cenário que estamos enfrentando devido à pandemia no Covid-19. Onde a Internet está sendo a saída para a sobrevivência de muitas empresas.

Assim, utilizar imagens em seu site é primordial para potencializar a experiência do seu cliente com a sua marca. Além disso, você sabia que as imagens impactam diretamente na maneira como o seu site será encontrado? Como também as imagens podem chamar atenção dos clientes e contribuir para ele continue navegando em seu site.

Pensando nisso, no texto de hoje vamos dar 5 dicas de como utilizar imagens para chamar a atenção do seu público-alvo e consequentemente aumentar o engajamento e tempo que ele passa no site da sua empresa. Continue a leitura!

1. SEO

Um ponto extremamente importante quando falamos em sites. Visto que o SEO serve para que o seu site e conteúdos garantam uma boa colocação nos mecanismos de busca do Google. Ou seja, quando alguém pesquisar determinados termos que tenham relação com o seu negócio, a chance de a sua empresa se destacar será maior. 

Sendo assim, é muito importante que seu site seja convidativo e que passe a mensagem correta para o usuário. E logo, sua empresa apareça antes mesmo dos concorrentes.

E quando falamos em imagens para o site, qual a importância delas frente ao SEO? Pois bem, o Google também ranqueia o site rastreando as imagens utilizadas na composição dele.

Ou seja, para que você consiga otimizar a imagem que deseja utilizar em seu site baseando-se em estratégias de SEO, é preciso que você sempre adicione um título à imagem e que nesse título conste a palavra-chave usada no conteúdo. Também é necessário que coloque a palavra-chave na atribuição “alt” da imagem (que será o texto que aparecerá quando você passar o mouse sobre a referida imagem).

2. Dimensão das imagens

Uma dica é utilizar imagens que sejam proporcionais ao tamanho do seu site e da página onde serão inseridas. Pois, dependendo da dimensão da imagem ela pode ocupar muito espaço visual e tirar o foco das demais informações.

Lembre-se de que deve adaptar as imagens para dispositivos móveis, isto é, redimensioná-las de forma que quando o usuário acessar o seu site pelo celular, ele consiga visualizar tanto a imagem, como também o conteúdo ali inserido. Imagens muito grandes podem demorar carregar e consequentemente fazer com que o visitante perca o interessa de ficar no seu site. 

3. Qualidade

Escolha imagens que tenham a cara da sua empresa e segmento. Pois, refletirá a mensagem que você deseja passar. Atente-se à qualidade de resolução delas, para isso, observe a extensão a ser utilizada:

  • JPEG – utilizada em geral para ser comprido e possui uma extensa quantidade de cores, entretanto, um ponto negativo é a baixa qualidade;
  • GIF – ao se utilizar imagens animadas e muitas das vezes “memes”, você despertará a atenção do usuário, porém, os gifs costumam perder qualidade de cores disponíveis;
  • PNG – ideal para garantir a qualidade de edição e cores, contudo, a qualidade de compressão da imagem é prejudicada.

4. Comprimir as imagens

Quando se utiliza imagens em uma hospedagem de site, elas acabam ocupando uma boa fatia de espaço de armazenamento. Assim, o ideal é otimizar esse espaço, e para isso você pode comprimir os pixels delas.

Dessa forma, a imagem vai se manter da forma como foi feita, mas o tamanho do arquivo em si será reduzido, ocupando assim, menos espaço. Se você for comprimir uma imagem, poderá fazer isso por meio de sites gratuitos ou softwares de edição pagos.

5. Imagens coloridas e em preto e branco

Sem dúvidas que imagens coloridas chamam a nossa atenção, ainda mais quando estão com uma ótima resolução e boa qualidade. Mas sempre use as cores com moderação e equilíbrio.

Até porque se todas as imagens do seu site forem muito coloridas, não terá contraste, e assim acabará dificultando o objetivo de chamar atenção dos clientes.

E você também pode apostar na ausência de cores. Ao intercalar imagens coloridas e em preto e branco, pode ser que tenha mais engajamento. Pois imagens sem cor, contribuem para que nós prestemos mais atenção nos detalhes, como luz, contraste, linhas e formatos, ou seja, na essência da imagem em si. Tais detalhes, às vezes passam desapercebidos em imagens coloridas. Dessa forma, é interessante explorar esses recursos de cores em seu site.

Gostou de saber como a forma que você utiliza as imagens em seu site pode chamar a atenção do seu público? Assim, ao utilizar estas dicas, você poderá observar a diferença no seu SEO, como também no espaço da sua hospedagem e no engajamento dos visitantes!

Artigo produzido por Maria Alice Ferreira – Criadora de Conteúdo no grupo Brasil Cloud.