//Ponte rolante: segurança na sua operação

Ponte rolante: segurança na sua operação

A ponte rolante é um equipamento que, na maioria das vezes, desperta diversas situações em relação a segurança.

E quando citamos este termo, não nos referimos apenas aos equipamentos e recursos em movimentação, mas sim, aos trabalhadores que estão atuando nas operações.

Afinal, as situações de riscos envolvendo operações com ponte rolante são diversas, uma vez que ela é uma das principais responsáveis por gerar um número considerável de acidentes de grandes proporções.

Sejam falhas na elevação dos materiais, ausência de reforma de pontes rolantes, falta de treinamento ou até mesmo processos montagens de pontes rolantes de maneira ineficiente, entre outros, qualquer procedimento que não seja seguido conforme as orientações necessárias pode resultar em desastres severos envolvendo o equipamento.

Por essa razão, além de ser extremamente importante os operadores e gestores da ponte rolante conhecerem o equipamento e cumprirem todas as normas de segurança recomendadas, também é essencial realizar treinamentos para aplicar as medidas de proteção.

Abaixo, entenderemos mais sobre quais medidas de segurança tomar para que a sua operação seja benéfica à vida e ao bem-estar dos trabalhadores sejam preservadas.

O que é uma ponte rolante?

De forma geral, a ponte rolante, ou ponte rolante industrial, se trata de um equipamento utilizado para transportar cargas dentro de um espaço físico pré-determinado.

Apesar de existir diversos tipos de pontes rolantes no mercado, o termo “ponte rolante” foi dado pelo equipamento ser constituído basicamente por vigas que se apoiam em cada extremidade por apoios rolantes.

Além disso, há dois trilhos elevados e paralelos afastados um do outro, onde os apoios e barramento ponte rolante se encontram para transportar ou elevar cargas materiais. Entre os modelos de ponte rolante, veja abaixo alguns dos mais conhecidos no mercado:

  • Ponte rolante apoiada;
  • Ponte rolante suspensa;
  • Ponte rolante univiga;
  • Ponte rolante dupla viga;
  • Grua Mural;
  • Guindastes de paredes.

É importante destacar que a ponte rolante industrial, na maioria dos casos, é confeccionada conforme a capacidade da carga, ambiente de trabalho e o tipo de operação e processo geral. Afinal, ela precisa atender todas as necessidades dos clientes.

Abaixo, veja sobre as principais medidas a serem tomadas para garantir a segurança dos trabalhadores:

Modernização e reforma de pontes rolantes

A modernização de pontes rolantes se trata de uma série de procedimentos técnicos e operacionais que são realizadas na ponte rolante, com a finalidade da mesma se tornar mais atual tecnologicamente e em questões de segurança.

Já a reforma de pontes rolantes não promove sua evolução tecnológica, mas sim, promove a garantia de pleno funcionamento do equipamento. Ou seja, na reforma de pontes rolantes, o equipamento não irá necessariamente se tornar mais atual ou tecnológico.

Durante a reforma de pontes rolantes, também é realizado algumas vistorias mais específicas em determinadas peças do equipamento, como na balança para pontes rolantes ou no barramento ponte rolante, entre outros.

A realização de modernização, manutenção e reforma de pontes rolantes é de suma importância, uma vez que ela pode garantir a segurança e conservar a integridade produtiva da operação.

A NR 11 diz que a ponte rolante deve ser constantemente inspecionada e, caso encontre alguma deficiência, as peças deverão ser substituídas. Além disso, lembre-se que a reforma de pontes rolantes deve ser feita apenas por empresas especializadas e certificadas adequadamente.

Cuidados nos processo de montagens de pontes rolantes

Outro processo que deve ser levado em consideração para garantir o funcionamento adequado do equipamento são as montagens de pontes rolantes eficientes.

É fundamental que uma empresa especializada também realize o processo de montagens de pontes rolantes da maneira adequada, respeitando todas as orientações da NR 11 e das demais NRs.

Além dos componentes da ponte rolante industrial estarem com a devida qualidade pelo fornecedor, o ambiente de trabalho deve corresponder às medidas do equipamento e os processos de instalação precisa ser feita por profissionais certificados.

Dentro do processo de montagens de pontes rolantes, também é importante se aprofundar em alguns componentes mais específicos, como os cuidados na montagem da balança para pontes rolantes e do barramento ponte rolante, que são partes funcionais do equipamento. Veja abaixo com mais detalhes sobre cada um dos componentes:

Balança para pontes rolantes

A balança para pontes rolantes é um tipo de sistema de balança de alta precisão. Esse componente é responsável por realizar as medições das cargas materiais utilizando um chancho.

A balança para pontes rolantes normalmente é utilizada para pesar cargas de médio e grande portes. A medição correta das cargas é essencial para que o equipamento não se danifique ou se desgaste com o passar das operações.

Barramento ponte rolante

O barramento ponte rolante é um equipamento que auxilia na alimentação da corrente elétrica. Ou seja, ele tem como principal função promover o abastecimento de força da ponte rolante.

Por essa razão, em todas as manutenções ou reforma de pontes rolantes, observar o estado do barramento é um processo fundamental.

Importância do treinamento para operar na ponte rolante

Mais um ponto importante é que a operabilidade da ponte rolante só é permitida por profissionais que estejam devidamente habilitados.

Estes trabalhadores também devem ser treinados e aprovados em testes específicos, conforme o item 11.1.5 da NR 11.

Por essa razão, se sua empresa gostaria de operar uma ponte rolante industrial, é imprescindível realizar a capacitação dos trabalhadores operantes após sua admissão. O treinamento também deve ser realizado dentro dos horários normais de trabalho.

Também é importante que, após o treinamento, os trabalhadores certificados sempre portar um crachá com nome, foto, tipo de equipamento autorizado a operar, prazo de validade, data e assinatura do emitente.

Essa operação é essencial, uma vez que assegura o funcionamento adequado do equipamento e de toda a operação, além de prevenir possíveis riscos das pessoas e demais bens interligados a ela.

Tenha mais segurança na operação de ponte rolante

Ao longo do post, ficou claro que a ponte rolante industrial é um equipamento complexo e que exige uma alta responsabilidade dos operantes e gestores do equipamento, assim como da empresa responsável pelas montagens de pontes rolantes e da empresa especializada pelas manutenções.

A partir de todas as medidas e cuidados necessários com a ponte rolante, é possível ter mais segurança em sua operação!