//Cuidados necessários com novas construções: topografia industrial

Cuidados necessários com novas construções: topografia industrial

Independente do porte, é essencial que todas as obras de construções tenham medidas cautelosas e de prevenção para combater possíveis falhas e acidentes na estrutura do projeto.

Afinal de contas, são essas medidas que poderão proporcionar o sucesso de uma obra de construção, além de evitar possíveis problemas com os órgãos regulamentadores e ainda preservar a sanidade dos colaboradores e dos recursos presentes no local.

Sendo assim, um planejamento elaborado de maneira detalhada é um fator decisivo para o sucesso do desenvolvimento de um projeto.

E dentre as medidas ques são analisadas e gerenciadas no planejamento e gerenciamento de obras, é possível citar as ações que condizem às restrições do terreno. Para isso, é utilizado o serviço de topografia industrial.

As empresas de topografia industrial possuem um planejamento minucioso e detalhado para fazer com que uma obra tenha mais eficiência e produtividade.

Abaixo, nós saberemos com mais detalhes sobre a topografia industrial, quais seus benefícios e quais os cuidados necessários com as novas construções.

O que é o serviço de topografia industrial?

De forma geral, o serviço de topografia industrial tem como objetivo estudar e realizar a aplicação dos processos de medidas de um terreno, baseando-se na geometria aplicada.

Para isso, o topógrafo utiliza instrumentos especializados, processa e analisa dados do campo, fazendo a verificação de toda superfície, do subsolo e do relevo natural.

Vale lembrar que os equipamentos topográficos usados pelo topógrafo são altamente sensíveis, o que resulta em uma maior precisão ao determinar o perfil, as dimensões e configuração de todo terreno.

Ou seja, o serviço de topografia industrial corresponde e faz uma averiguação do local de onde será a construção, com o objetivo de identificar as condições de qualquer tipo de acidente geográfico, assim como analisar o solo, áreas verdes protegidas, entre outras possibilidades. Veja abaixo como a topografia industrial pode ser aplicada na construção:

  • Padronização de trilhos;
  • Construção de túneis;
  • Auscultação de barragens;
  • Monitoramento de deslocamento de taludes;
  • Entre outros.

Topografia montagem industrial em fábricas

Além do setor de construção civil, a topografia montagem industrial também é altamente requisitada em fábricas.

Aplicada no campo industrial, a topografia montagem industrial tem como objetivo tornar os equipamentos industriais mais eficientes e adequados aos processos operacionais.

Ou seja, a função do serviço de topografia industrial é tornar esses equipamentos mais alinhados e nivelados, para que seja possível operar em sua máxima capacidade. Isso reflete diretamente no aumento da produtividade das fábricas.

Assim como no ramo de construção, a topografia montagem industrial é um serviço especializada, e por isso, também necessita de empresas de topografia industrial especializadas. Veja abaixo em quais áreas industriais esse serviço é utilizado:

  • Calibração de robôs;
  • Construção de aeronaves;
  • Montagem de máquinas e equipamentos de linhas de produção;
  • Montagem de esteiras transportadoras; entre outros.

Benefícios e vantagens de investir na topografia industrial

Todos os processos e atividades que identificam as propriedades de um terreno são decisivos para o bom desenvolvimento de uma obra. Afinal, são esses processos que evitam problemas durante a execução ou posteriores.

Dessa forma, o serviço de topografia industrial é essencial antes do desenvolvimento de qualquer obra de construção, e até mesmo nas áreas industriais para o estudo do equipamento.

Entre as vantagens de investir na topografia industrial, podemos citar a redução e desgaste dos equipamentos das obras, a melhora e desempenho nas atividades, a diminuição dos ruídos e vibrações que podem afetar o conforto no ambiente operacional, entre outras diversas possibilidades.

Quais os cuidados tomados com o serviço de topografia industrial?

Veja abaixo quais são os processos e cuidados tomados pelas empresas de topografia industrial ao desenvolver o serviço:

Manutenção periódica preventiva em centros autorizados

Para que o processo de topografia industrial seja eficiente, é muito importante que os equipamentos utilizados pelo topógrafo passe por manutenções periódicas. Afinal, além de garantir a produtividade dos mesmos, ainda minimiza erros com despesas, consertos ou reposição de componentes.

Além disso, o serviço de topografia industrial, também existem alguns equipamentos que são especializados em fazer nivelamentos e determinar os pontos de cotas. A manutenção desses aparelhos também é de extrema importância.

Transporte em maletas fechadas

Fora as manutenções, a empresa de topografia industrial também deve fazer o manuseio adequado dos equipamentos. Isso preserva a integridade técnica dos equipamentos e agiliza o processo de construção.

Cuidados com a umidade

A umidade é um grande fator de risco e pode danificar os instrumentos utilizados no serviço de topografia industrial. Por isso, para que eles não se danifiquem, após a utilização dos equipamentos, os mesmos devem ser sempre guardados pelo topógrafo presente.

Calibração dos equipamentos

A calibração também é um passo extremamente importante e necessário para um estudo correto de dados.

É importante ressaltar que todas essas atividades devem ser realizadas por uma empresa de topografia industrial especializada. Vamos ver abaixo quais são os outros requisitos que devem ser desenvolvidas pela mesma:

Qualificações em empresas de topografia industrial

Como vimos anteriormente, as empresas de topografia industrial têm como principal responsabilidade tornar os equipamentos apropriados e eficientes ao serem instalados no ambiente, para que, desta forma, consiga apresentar o máximo do seu desempenho.

Além disso, o topógrafo presente e todos os demais colaboradores também devem ter a qualificação recomendada e possuir certa experiência para agilizar os processos nas obras.

Por fim, procure também por empresas de topografia industrial que obtenham de um bom conhecimento no ramo e que utilizem todos os equipamentos necessários para um serviço eficiente de topografia industrial.

É válido lembrar que, devido a alta complexidade desse serviço, a topografia industrial deve ser feita somente por empresas especializadas, pois como mencionado anteriormente, elas possuem os equipamentos adequados e que vão te atender com mais agilidade e eficiência.

Utilize o serviço de topografia industrial e se destaque

Ao longo do post, ficou claro que o serviço de topografia industrial é essencial para preservar a vida e a integridade, além de também prevenir quaisquer acidentes com os recursos e materiais que estarão presentes na obra de construção.

Trata-se de um serviço onde é realizado um estudo de aplicação de medidas de um terreno, baseando-se na geometria aplicada.

A topografia industrial também necessita de instrumentos especializados, que por sua vez, devem passar por manutenções constantes para que sejam mais produtivos e precisos.

Por fim, para que a sua obra tenha sucesso, lembre-se de contatar uma empresa de topografia industrial especializada!