//Saiba como proteger os computadores da sua empresa

Saiba como proteger os computadores da sua empresa

Concorda que atualmente, nas empresas, praticamente todas as atividades são realizadas através da internet ou com equipamentos de informática? Seja um software de gestão ou envio de e-mails, as organizações estão conectadas à rede.

E devido a isso é que se faz necessário proteger os computadores da empresa visando a segurança e que informações importantes não sejam perdidas e muito menos que pessoas mal intencionadas tenham acesso.

Assim, há diversas práticas que podem ser adotadas com o intuito de proteger os computadores da empresa e demais dispositivos utilizados no dia a dia. Continue a leitura e veja as dicas de segurança para impedir que o acesso de hackers, ameaças cibernéticas, vírus e ataques maliciosos prejudiquem o seu negócio.

Equipe de TI ciente

Os responsáveis pela área de informática da sua empresa precisam estar cientes dos riscos a que sua empresa pode estar exposta. Por isso, invista em webinars, treinamentos, cursos para que sua equipe de TI esteja sempre antenada aos novos problemas que surgem quanto à segurança da informação.

Use Antivírus e AntiSpam

Para proteger os computadores da empresa é essencial que todas as máquinas e dispositivos tenham um bom antivírus e AntiSpam instalados. Sendo que o antivírus vai identificar e prevenir que os usuários instalem arquivos maliciosos em seus computadores, e assim impedir ataques hackers. 

Lembrando que se na rede wifi da empresa os colaboradores conseguem conectar seus dispositivos de uso pessoal, é importante que eles também tenham instalado um antivírus.

Pois, caso por exemplo, um celular com vírus quando conectado em uma rede também pode contaminar os demais dispositivos que estejam utilizando aquela mesma conexão de internet.

Por falarmos em vírus, a grande parte deles são instalados nos computadores através de e-mails maliciosos abertos pelos usuários. Ou seja, devido aos spams maliciosos recebidos pelo destinatário do e-mail.

Entenda que spam são os e-mails e mensagens não solicitadas pelo usuário. Isto é, e-mails indesejados, seja com propagandas, promoções ou mensagens que foram enviadas em massa pelo remetente para pessoas que não desejam receber aquilo.

Sendo assim, para evitar que isso ocorra e consequentemente tenha seu computador infectado, utilizar um AntiSpam é muito indicado. Entretanto, não é sempre que o AntiSpam filtrará os e-mails que contém vírus.

Por isso, é especialmente importante que os colaboradores estejam conscientes de que não devem abrir e-mails e muito menos clicar em links de origem duvidosa ou suspeita através do computador da empresa.

Backups periódicos

Sua empresa tem o hábito de realizar backup das informações com periodicidade? Se a resposta for não, já passou da hora de começar uma rotina de backup.

Espera-se que com essas dicas você e sua equipe possam proteger os computadores da empresa e garantir a continuidade do seu negócio. Por isso, não deixe de colocá-las em prática o mais breve possível. 

Isso porque imagine a seguinte situação, os sistemas e computadores da sua empresa são hackeados, e o cibercriminoso criptografou todas as suas informações.

O que acontece? Se acaso você não tenha um backup salvo e atualizado com as informações da sua empresa, então você terá perdido tudo e vai ter que parar seu funcionamento.

E o pior, arriscar pagar um resgate altamente caro para quem sabe, o hacker devolver todas as suas informações. Vale lembrar que o backup não garante que os programas maliciosos não sejam instalados nos dispositivos.

O backup em nuvem é uma forma de garantir que caso seus dados sejam perdidos em algum tipo de ameaça, você consiga recuperar de onde parou e continuar suas atividades.  

Espera-se que com essas dicas você e sua equipe possam proteger os computadores da empresa e garantir a continuidade do seu negócio. Por isso, não deixe de colocá-las em prática o mais breve possível.

Artigo produzido por Maria Alice Ferreira – Criadora de Conteúdo no grupo Brasil Cloud.