O varejo entendeu relativamente rápido que precisava se digitalizar para poder continuar crescendo e conquistando novos clientes que iam além do seu bairro ou cidade. E é muito mais fácil encontrarmos dicas de como elaborar estratégias quando falamos de vendas para o consumidor final.

Mas, e para as empresas cujo foco é vender para outras empresas? Chamamos de modelo de negócio B2B, ou seja, business to business.

O um dos maiores desafios para quem atua com modelos b2b é justamente encontrar novos clientes para seu negócio. Por isso, vamos fornecer algumas dicas e estratégias para aumentar a sua base de clientes.

Saiba quem é seu público alvo

Isso vale para qualquer negócio, porém no B2B acaba sendo mais importante, que é saber exatamente quem são seus consumidores.

Tratando-se de venda para empresas, não podemos generalizar a segmentação do público como “pessoas que têm interesse em determinada coisa” pois não é porque há o interesse que signifique que seja o seu público.

O primeiro passo é entender para quem o seu negócio quer vender. Para quem é o seu produto ou serviço?

E isso significa que pode ser para uma série de empresas. Uma empresa de material de construção, por exemplo, pode direcionar as vendas para empreiteiras, mestres de obra, condomínios, escolas, etc.

Então é importante que seja identificado esse público que queremos atingir e possíveis públicos alvos também que possam ser clientes do negócio.

Fazendo esta distinção fica mais fácil direcionar campanhas de marketing, melhorar comunicações e direcionar produtos e mesmo atendimento.

Localize possíveis clientes e prospecte

Depois de decidido quem é o público alvo da sua empresa, é preciso começar a entrar em contato com os possíveis clientes.

O negócio B2B ainda depende muito do boca a boca, ou seja, um contato direto com representante da empresa cliente.

Mas, uma vez que já temos o público definido fica mais fácil saber onde procurar e onde sua empresa precisa estar visível para prospectar essas pessoas.

Empresas do ramo têxtil, por exemplo, podem tentar contato com lojas fabricantes, grandes costureiras, e assim por diante.


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Oferecendo o produto certo na hora certa

Qualquer venda online acontece quando oferecemos o produto certo na hora certa.

Diferente de lojas físicas, por exemplo, onde se o cliente entrou no ambiente da loja é porque há o interesse real, no online, esse comportamento pode ser diferente. Por isso é importante estabelecer laços de comunicação.

Capture emails, números de telefone e qualquer ponto de contato para que você possa sempre fazer uma ação voltada a essas prospecções.

O seu funil de vendas precisa estar sempre cheio para que não falte vendas a se fazer.

Estabelecendo uma comunicação rotineira, cria a lembrança de marca e também ganha pontos no atendimento, que é muitas vezes um diferencial na hora de fechar negócio.

Invista em seu site

Com a popularização da internet e das buscas, o seu negócio precisa ter presença online para que seja encontrado, e também seja criada uma relação de confiança.

Cada vez mais as redes sociais tornam-se presentes no nosso dia a dia, e fazemos buscas através delas para encontrar pessoas e empresas de confiança.

O site desatualizado, sem informações e redes sociais mal planejadas já passa uma primeira impressão ruim e de uma empresa desorganizada.

Separe times para estratégia de SEO no site, gestão de redes sociais e também de marketing, para que ações sejam feitas e haja sempre lembrança de marca.

Disponibilidade de estoque

Já pensando na venda dos seus produtos ou serviços, disponibilidade para a indústria é algo indispensável.

Vamos pensar novamente no exemplo de uma indústria têxtil. Uma marca de vestuário quer fazer a compra em grande quantidade de um produto, e você não tem disponível. Além de gerar frustração, porque escolher fornecedores não é simples, pode ter certeza que a primeira lembrança desse comprador, sobre a sua marca, é “não tem produto”.

Por isso, tenha certeza do que está anunciando e tenha disponibilidade para suas negociações.

Conclusão

Uma boa carteira de clientes e contatos é fundamental para o negócio B2B.

Seguindo essas dicas que trouxemos para você, a estruturação de clientes fica mais fácil e organizada, além de abrir novas portas para negócios.

O importante é saber para quem você quer vender e manter uma boa comunicação com esses clientes, para que haja o diferencial no atendimento e também na experiência de compra.

Artigo elaborado pela equipe da Doutor E-commerce, consultoria em e-commerce