Hoje, não é raro ouvirmos casos de pessoas que mudaram de profissão após os 30 anos. 

Contudo, mesmo sendo uma tendência, mudar de carreira nesta etapa da vida não deixa de ser um grande desafio. Afinal, com essa idade, o indivíduo já percorreu uma boa parte de sua estrada profissional. 

Aos 30 anos, muitos já constituíram família e tem outras questões da vida que disputam sua atenção. E mudar de carreira nessa etapa envolve questões como: abandonar algo que já foi construído, recomeçar em um novo setor e, sobretudo, passar por um período de insegurança financeira. 

Entretanto, se você está insatisfeito com a sua vida profissional, talvez este seja o melhor momento de se planejar e fazer uma transição. 

Mas como você fará isso sem grandes sofrimentos e obtendo sucesso na sua recolocação profissional

Neste conteúdo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) listamos algumas recomendações fundamentais para aqueles que desejam recomeçar profissionalmente:

Descubra o porquê do seu desejo de mudança

Por que você quer mudar de carreira? Para que o seu recomeço dê certo, é necessário que você esteja seguro do que deseja. 

Se o seu desejo de mudança se baseia em seus valores e visão de mundo, vá em frente. Mas caso perceba que ainda não está totalmente certo do que quer, ou que está sendo influenciado por outras pessoas, talvez seja importante você refletir um pouco mais antes de avançar. 

Antes de mudar de carreira, faça um bom planejamento

Uma vez decidido a sua necessidade de mudança profissional, é preciso fazer um bom planejamento para colocar o projeto em prática. 

Analise o grau de readaptação que a mudança de carreira exigirá de você e da sua família. 

Se, por exemplo, você irá deixar uma carreira executiva para se tornar dono do seu próprio negócio, a transição irá requerer um planejamento árduo e muito bem pensado. E o que você deve considerar neste planejamento?

Você deverá avaliar o grau de alterações necessárias, a sua reserva financeira capaz de segurar as despesas por um determinado período,  o orçamento da família, etc. 

Quer empreender? Então, não deixe de conferir o conteúdo do IBND e saiba como ser um empreendedor de sucesso!

Pesquise o mercado

Como está o mercado na área para a qual você pretende migrar? Qual a dificuldade para conseguir uma colocação no setor escolhido? Quanto tempo, em média, você levará para começar a lucrar com seu produto, caso esteja pensando em empreender?

Todas estas questões são essenciais para passar por esta mudança com mais tranquilidade. 

Avalie perdas e ganhos 

Você tem coragem o suficiente para avaliar quais são os riscos e as oportunidades reais que a mudança pode te proporcionar? 

Pode ser possível que você ganhe menos, perca algumas coisas que já foram construídas na carreira anterior e passe a ter mais responsabilidades. Mas isso te fará feliz?

Se concluir que sim, é sinal de que os ganhos se sobressaem às perdas!

Reflita sobre sua vida profissional

Ainda que a mudança de carreira demande uma nova formação, sem dúvidas, é possível aproveitar algo da profissão que você está deixando. 

Quais são seus pontos fortes? Em queias situações você se destacou profissionalmente? Essas características pode ser aplicadas na nova área. Afinal, a profissão muda, mas o profissional continuará sendo você!

Se sentir necessidade, recorra à ajuda

Mudar requer sair da zona de conforto. E se você sentir que a mudança lhe gera uma pressão muito grande, recorrer à ajuda pode ser a melhor opção. 

Não deixe de mudar de carreira após os 30 anos pelo medo do novo. Se você não arriscar neste momento, poderá chegar aos 50 anos frustrado e infeliz por não ter tido coragem da primeira vez.

E você, já teve vontade de mudar de carreira? Se sim, quero convidá-lo a conhecer o curso de coaching do IBND.  Uma formação onde você aprenderá a desenvolver planos efetivos e melhorar sua qualidade de vida profissional.