Está na lista de desejos de todas as empresas: ter profissionais motivados e engajados no trabalho. E não é pra menos, colaboradores focados nas suas atividades tendem a oferecer bons resultados e maior produtividade.

Essa motivação está ligada diretamente à qualidade de vida do colaborador, tanto no ambiente profissional, como também no pessoal. Nesse contexto, entre muitos fatores que podem influenciar no desempenho de uma pessoa, está a preocupação com problemas financeiros.  

Por isso, neste artigo vamos explicar a importância da empresa promover educação financeira para os colaboradores. Continue a leitura!

A sua empresa promove programas de educação financeira para seus colaboradores? 

Adicionar campanhas de educação financeira pode ser um fator positivo na gestão organizacional e no desenvolvimento profissional da equipe de funcionários.

A iniciativa de oferecer ações educacionais falando sobre dinheiro são recomendadas para dar atenção a uma das principais dores dos colaboradores e da sociedade: endividamento. 

A preocupação é legítima, pelo fato que as dívidas são questões que podem interferir na produtividade do trabalhador e, consequentemente, afetar nos resultados finais das empresas.

De acordo com um levantamento sobre finanças pessoais feito pelo Instituto Axxus, empresa de pesquisas qualitativas e estudos de mercado, 86% dos profissionais entrevistados se consideram “muito endividadas”, sendo necessário buscar outras fontes de renda para pagar dívidas.

Se a sua empresa não oferece esse tipo de solução, comece a repensar seu planejamento.  

Educação financeira: como as empresas podem ajudar? 

As organizações não só podem, como devem ajudar na situação financeira dos colaboradores. Trata-se de um processo organizacional que disponibiliza várias oportunidades, como: crédito consignado, adição de benefícios corporativos e a própria educação financeira.

Para que os seus colaboradores conquistem uma estabilidade financeira mais saudável e equilibrada, separamos 3 dicas para o seu negócio. Confira!


Veja também:


1- Programa de educação financeira

Aplicar pesquisa de bem-estar financeiro

É importante destacar que para uma campanha de educação financeira ser efetiva é preciso conhecer os seus colaboradores. Realizar uma pesquisa interna, por exemplo, vai auxiliar no mapeamento do perfil dos seus funcionários, com a proposta de identificar causas, possíveis problemas com dinheiro e como a empresa pode ajudar. 

A partir desse estudo, o RH pode ajudar desenvolvendo soluções para auxiliar e realmente ajudar no equilíbrio das finanças pessoais da sua equipe. 

Palestras, conversas com especialistas, workshops e treinamentos podem estimular novos pensamentos e novas práticas.  A ConsigaMais+, por exemplo, oferece este tipo de Programa de Educação Financeira.

2- Pacote de benefícios corporativos 

Uma etapa importante nesse processo é saber como as organizações podem oferecer benefícios que realmente ajudem, além do salário, a minimizar os gastos financeiros do cotidiano. 

Levando em consideração alimentação, transporte, lazer, entre outros. Abaixo, confira alguns dos benefícios mais comuns oferecidos pelas empresas:

  1. Vale-alimentação;
  2. Vale-refeição;
  3. Cesta básica;
  4. Plano de saúde e odontológico;
  5. Auxílio-creche;
  6. Participação nos lucros;
  7. Auxílio-gasolina;
  8. Entre outros.

3 – Ofereça a opção de contratar o crédito consignado privado

A modalidade de crédito para empresas privadas é uma ótima alternativa para funcionários com carteira assinada. Além de oferecer taxas mais baixas, prazos mais longos e desconto direto na folha de pagamento, essa opção de crédito é saudável, seja para quitar dívidas ou para realizar objetivos.

Por ser uma oportunidade exclusiva para funcionários, as chances de endividamento são menores. E para as empresas, otimiza o vínculo entre organização e profissionais, tanto na retenção, como na captação de talentos. 

Quer saber mais informações sobre educação financeira para colaboradores? Visite o nosso site e conheça todos os produtos e serviços da ConsigaMais+.

Artigo escrito por Joe Nunes, redator da MadeinWeb.