//7 dicas de educação financeira para empreendedores

7 dicas de educação financeira para empreendedores

Quando vamos abrir um negócio próprio, devemos estar preparados tanto emocional quanto financeiramente, certo? É preciso estar sempre precavido para os eventuais imprevistos que possam surgir ao longo do caminho. Para você não se enrolar com suas finanças no futuro, preparamos 7 dicas de ouro sobre educação financeira para todos os empreendedores que desejam prosperar e nunca ficar no vermelho. Dá uma conferida aí! 

  • Não gaste mais do que arrecada

Essa é a dica mais importante. Se você almeja o sucesso como empreendedor, jamais deve gastar mais do que ganha. Isso é um erro cometido por milhões de pessoas, que acabam endividadas até o pescoço ou decretando falência, no caso de empresas. As suas despesas mensais jamais devem ser maiores do que a sua receita. 

Primeiramente, você deve saber o valor médio da arrecadação mensal do seu negócio e trabalhar sempre em cima dele. Se em algum mês o seu faturamento for abaixo do esperado, as suas contas também devem ser condizentes com a situação.

O fato é que você jamais pode gastar mais do que arrecada, em nenhuma hipótese. Tenha jogo de cintura para não ficar com saldo negativo. 

  • Planejamento financeiro: ele é essencial

Nenhum empreendedor que se preze vai prosperar no mercado sem um bom planejamento financeiro. Ele é crucial para se evitar erros, não gastar mais do que ganha e ainda conseguir fazer uma boa reserva financeira. As finanças precisam ser bem planejadas para que você possa inovar em seu negócio e se manter competitivo no dia  a dia. 

Se for o caso, uma boa dica é contratar um profissional especializado em finanças para te ajudar a montar um bom planejamento financeiro. Você deve ter a consciência de que nenhum negócio, por mais promissor que seja, vai conseguir prosperar sem um bom planejamento financeiro. Lembre-se: se as finanças não estiverem em dia, nada vai para frente! 

  • Pense como estarão as suas finanças no futuro

Você já parou para pensar como estarão as finanças do seu negócio a longo prazo? Muito empreendedor por aí não pensa no futuro e só mantém o foco no presente. O mundo dos negócios pode ser traiçoeiro e pegar muita gente de surpresa. Eventuais crises de mercado, baixa nas vendas, aumento da concorrência, dentre outros fatores, não devem ser esquecidos. 

Afinal de contas, tudo pode acontecer, por isso, a sua empresa deve estar preparada para enfrentar os obstáculos futuros. Tudo é muito incerto no mercado, dessa forma, não deixe de pensar sobre como estarão as suas finanças no futuro, para que o seu negócio se mantenha firme e forte, apesar dos pesares.

Investir em um bom curso de PNL pode ser útil para alavancar as vendas do seu negócio.

  • Saiba priorizar os seus gastos

Todo empreendedor tem diversos gastos mensais, certo? Mas uma coisa que muita gente não faz é priorizar os principais. Algumas despesas são mais importantes para o bom andamento do negócio do que outras, dessa forma, é preciso saber priorizá-las, para que as coisas fluam conforme o esperado. 

Contas de água, energia elétrica, telefone, internet, despesas com fornecedores, aluguel do espaço e funcionários, devem ser as prioridades do empreendedor. Não que as outras despesas não devam ser honradas, mas elas não precisam estar no topo da lista de prioridades, entende? 


Veja também:


  • Seja um empreendedor precavido

Um empreendedor que é precavido vale por dois. Como dissemos anteriormente, o mundo dos negócios é desafiador e leva muitos empresários à falência. Mas se você for precavido, do ponto de vista financeiro, vai ter muito mais chances de resolver os eventuais problemas que possam surgir pelo caminho. 

Por isso, a dica aqui é: tenha uma boa reserva financeira para casos emergenciais ou simplesmente para investir ainda mais no seu negócio. Se for possível (e na maioria das vezes é), guarde um pouco de dinheiro todos os meses e não mexa nele. Depois de um ou dois anos, o montante arrecadado pode ser de grande valia e ter mil e uma utilidades. Conheça o curso de hipnose.

  • Investimentos devem ser cogitados

Muito empreendedor por aí sequer pensa em investir o seu dinheiro, o que é um erro crasso. Alguns investimentos podem ser extremamente rentáveis, apesar de apresentarem um alto risco. Se você já  conta com uma boa reserva em dinheiro, que tal investir parte dessa grana em algum investimento que seja confiável? 

Se você investir de forma consciente e sem se arriscar demais, poderá ter um bom retorno financeiro e aumentar ainda mais o capital da sua empresa. Dependendo da situação, vale a pena conhecer um pouco mais sobre os principais investimentos financeiros disponíveis no mercado ou contar com a ajuda de um profissional especializado. 

  • Atualize-se ao máximo

Finanças é um assunto complexo, certo? Por isso, o empreendedor que deseja prosperar financeiramente deve estar sempre antenado em tudo o que acontece no cenário econômico brasileiro. Muitas vezes, um determinado investimento pode ser mais interessante do que outro, naquele momento.

É preciso estar atualizado sobre tudo aquilo que diz respeito ao seu dinheiro. Um curso de vendas pode te ajudar!

Jamais deixe de estudar sobre o seu mercado de atuação, finanças empresariais, investimentos e tendências que tenham a ver com o seu negócio. Quanto mais atualizado você estiver, maiores serão as chances de se dar bem financeiramente. Aquele ditado que diz que o “mundo é dos espertos” se enquadra perfeitamente nesse contexto! 

Agora é seguir as nossas dicas e prosperar financeiramente como um verdadeiro empreendedor de sucesso! 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando! 

Whatsapp Marketing para o Empreendedor Vendas no Instagram Vendas industriais e internet Vantagem Competitiva Tudo sobre aplicação de manta asfáltica