Por meio de um estudo, a consultoria McKinsey identificou os setores que terão mais oportunidades para empreender em 2023, segundo a economia global.  A pesquisa revelou que quatro áreas que devem ter mais oportunidades para empreender nos próximos anos são: Tecnologia; Marketing Digital; Saúde; Meio ambiente; Energia. 

Os anos anteriores já haviam revelado que a tecnologia é uma área com muitas oportunidades para empreender, mas a pandemia acelerou esse processo. Aliás, a pandemia no mundo acelerou praticamente 10 anos em apenas 2 e isso, acabou sendo benéfico para as pessoas que querem empreender.

Com a adoção das plataformas digitais, muitas empresas se modernizaram. No entanto, ainda existem muitos empreendedores que não sabem como se modernizar. Por isso, vamos dar algumas dicas para que você consiga se modernizar e investir em algumas das áreas para empreender em 2023. 

Como modernizar a gestão da sua empresa? 

Quando pensamos em modernizar a gestão da sua empresa, logo pensamos em automação e automatização. No entanto, não é somente isso que precisamos fazer para modernizar a gestão da empresa. 

Existem diversos processos que podemos automatizar, tais como: Vendas; RH; Financeiro; Contábil; Compras; Produção; Entre outros.  Além da automação, a atualização de dados, a capacitação de funcionários, o estudo de novas tecnologias e o marketing digital são algumas das maneiras de modernizar a gestão da sua empresa. 

Quais os setores para empreender em 2023? 

Conforme a pesquisa realizada, foram levantadas as principais áreas (mais promissoras) para o investimento e abertura de novas empresas dentro do mercado nacional.

Veja algumas das áreas para empreender em 2023: 

Tecnologia 

Como já falamos, a tecnologia é uma das áreas com muitas oportunidades para empreender, Mas você sabe o porquê? Essa é aquela resposta que a maioria das pessoas de tecnologia devem ter na ponta da língua, não é mesmo?

Bom, a pandemia mostrou o quanto é importante estar conectado, seja para trabalhar em casa ou para fazer compras online. A tecnologia já está presente em diversas áreas e também na indústria 4.0, que visa a automação de processos. 

Então, se você tem um conhecimento maior na área de tecnologia, pode fazer um curso de TI e montar a sua própria empresa. Dessa maneira, você pode pensar em serviços de mão de obra qualificada para outsourcing de TI para às empresas, por exemplo. 

Marketing Digital

Um mercado em constante crescimento é uma ótima aposta para empreender em 2023. Todas as empresas necessitam de posicionamento digital da Marca, estratégias para atração de leads e presença maciça nas redes para falar diretamente com o seu público.

Existem muitas formas de oferecer soluções para B2b e B2c dentro do Marketing Digital e você pode ver aqui quais são as diferenças entre eles. Materiais para estudo é o que não falta na Internet e você pode se especializar fazendo cursos e implementando soluções para a sua própria empresa antes de ir atrás de clientes.

É uma área rentável e que pode ser trabalhada facilmente e remotamente. Isso acaba brilhando os olhos de quem quer começar um novo negócio a partir da sua própria residência ou até mesmo para aqueles que querem ter liberdade para trabalhar de onde quiser.


Veja também:


Saúde 

Com a pandemia, o setor de saúde ganhou maior importância. Isso porque o mundo inteiro ficou com medo de contrair o coronavírus e existe ainda a possibilidade de novas pandemias. 

Por isso, é uma área para empreender em 2023. 

Isso porque, com a pandemia, muitas pessoas estão fazendo cuidados com a saúde, como: 

  • Ter cuidado com a alimentação; 
  • Ter cuidado com a higiene pessoal; 
  • Fazer exercícios físicos; 
  • Fazer exames de saúde; 
  • Comprar produtos para prevenção. 

Meio ambiente 

Muitas pessoas começaram a fazer refletir sobre o futuro do planeta. Por isso, é uma área para empreender em 2023. 

Elas estão pensando em cuidar mais do meio ambiente com ações tal como: 

  • Investir em produtos sustentáveis; 
  • Ter cuidado com o lixo; 
  • Ter cuidado com o consumo de água; 
  • Ter cuidado com o consumo de energia. 

Existem diversas maneiras de pensar em soluções para essas verticais acima e criar produtos e serviços para empreender em 2023.

Energia 

A energia é um dos fatores que mexem tanto com a questão de sustentabilidade do planeta como com o crescimento de qualquer economia.

Você pode atuar e empreender em segmentos de energia, como: 

  • Usar energia solar; 
  • Usar energia eólica; 
  • Usar energia hidráulica. 

Como escolher a melhor área para empreender em 2023? 

Como você pode ver, é possível empreender em diversas áreas. No entanto, é importante escolher a melhor área para empreender em 2023.Para escolher a melhor área para empreender em 2023, é importante fazer uma análise de mercado e ver onde existe mais demanda represada. 

Além disso, é importante analisar o seu perfil, ou seja, o que você gosta de fazer. Isso porque, para ter sucesso em um empreendimento, é importante gostar do que você vai fazer. 

Por isso, é importante considerar o seu perfil para escolher a melhor área para empreender em 2023. Pense com carinho e se jogue de cabeça na sua decisão, sendo persistente e sabendo que lá na frente você poderá colher os frutos que estiver plantando neste momento.

Conclusão

Empreender em 2023 será mais fácil do que nunca, graças às inovações tecnológicas e à crescente demanda por novos produtos e serviços.No entanto, é importante lembrar que o sucesso de um negócio ainda depende de muito trabalho árduo e dedicação.

A preparação e estudo é uma parte que não pode parar, pois a busca por conhecimento te levará a ter resultados que você ainda nem pode imaginar. Existem outras diversas áreas que não foram mencionadas pela pesquisa, porém, são possibilidades tão valiosas como as mencionadas.

Procure uma área que te faça feliz e mergulhe de cabeça para ir atrás dos seus objetivos profissionais e tenha em mente que empreender é difícil e, ao mesmo tempo, prazeroso. Não se deixe levar por pequenas dificuldades que com toda certeza irão aparecer para o bem do seu crescimento como empreendedor. 

Sobre a Agência Next4

Agência Next4 é uma empresa criativa e ativa, que oferece aos seus clientes soluções de comunicação e propaganda integrada, com base em inovação, criatividade e tecnologia. 

A Next4 oferece soluções completas em comunicação, desde identidade visual, anúncios, peças publicitárias, material institucional, vídeos institucionais, criação e desenvolvimento de sites e lojas virtuais, além de soluções em marketing digital. 

Com uma equipe de profissionais multidisciplinares, a Next4 tem como objetivo tornar os produtos e/ou serviços de seus clientes reconhecidos pelo mercado.