ENERGIA ALTERNATIVA: SUA EMPRESA CONSUMINDO MENOS E GANHANDO MAIS.

Toda empresa vive correndo atrás de cortar seus custos e aumentar a sua lucratividade. Hoje, uma das melhores maneiras de fazer isso é apostar em fontes de energia alternativa. Além de colocar a sua empresa em definitivo no século XXI, reduzindo o impacto ambiental causado pelo seu negócio, é possível garantir a diminuição de despesas importantes com energia e combustível, dentro da empresa.

O Habitissimo fez um levantamento das tecnologias disponíveis atualmente, e separou as melhores possibilidades para serem aplicadas na sua empresa.

Vamos conhecer um pouco mais de cada uma?

O que é energia solar?

Energias alternativas

A energia solar é o modelo mais viável na atualidade para empresas e, até mesmo, para residências. Com a popularização da tecnologia, está cada vez mais barato instalar esse tipo de solução energética nas empresas. A instalação é simples e as placas têm vida útil de até 25 anos e elas estão com design cada vez mais avançado, integrando o projeto de maneira orgânica.

Energia solar no brasil

A geração de energia solar permite a diminuição na conta de luz  e, em algumas cidades do país, ela recebe incentivos governamentais para ser instaladas. O retorno sobre o investimento é recuperado em pouco tempo e existem fornecedores diferentes, permitindo a busca pelo menor e melhor custo para a sua empresa.

Produção de energia eólica

Energia eólica

Outra fonte de energia alternativa que cresce no setor corporativo é a matriz eólica. No Nordeste é possível encontrar o maior número de parques eólicos do Brasil. No resto do país ela tem uma presença ainda tímida, mas que vem se desenvolvendo nos últimos anos, principalmente depois da crise do petróleo e dos períodos de escassez recentes.

Produção de energia eólica no brasil

Essa energia é gerada a partir da força dos ventos e é 100% limpa, sem apresentar nenhum tipo de poluente. Em relação a outros tipos de energia alternativa, a eólica é a que necessita da menor área para instalação.

O que é energia geotérmica vantagens e desvantagens?

Energia geotérmica

Essa fonte de energia alternativa não é tão popular e, diferentemente dos outros tipos de energia, não é renovável.

Fontes de energia renováveis

Ela utiliza o calor produzido pelo interior da terra para ferver a água utilizada em edifícios e também para gerar energia. No Brasil existem pouquíssimas áreas de exploração de energia geotérmica.

O que é Bioenergia?

Energia da biomassa

A energia da biomassa é obtida através da decomposição de elementos orgânicos. Ela pode ser utilizada tanto na geração de energia para prédios e escritórios, como combustível para ser utilizada na frota de carros da empresa.

Energia como combustível

Agora é aproveitar o boom de distribuidores e de matrizes de energia disponíveis para começar a utilizar esses recursos na sua empresa. É muito mais lucrativo para você, para o seu negócio e para o planeta inteiro.