Pode ser que você tenha uma agência web que trabalha com criação de sites em SP, uma clínica de saúde, um escritório de advocacia ou qualquer outro tipo de negócio; não importa, você precisa pensar em estratégias para promover o diálogo e a criatividade dos seus colaboradores. 

As empresas em todo o mundo tiveram que enfrentar uma mudança devido a pandemia de Covid-19, e agora estamos vendo as coisas “voltando ao normal”. 

Para alguns, isso significa encontrar maneiras totalmente novas de agregar valor. Para outros, é lidar com uma demanda esmagadora, e muitos estão tentando descobrir como manter a cultura e a produtividade com uma força de trabalho remota e distribuída. 

Existem muitos desafios – e você precisa de todas as soluções para ajudá-lo a enfrentá-los. Encontrar maneiras de incentivar o pensamento criativo é vital para o seu sucesso.

Quando conversamos com líderes que desejam que sua equipe seja mais criativa, muitas vezes descobrimos que eles involuntariamente sufocam a criatividade. Com algumas mudanças na forma como você lidera, você pode cultivar um ambiente mais criativo e incentivar o pensamento criativo em sua equipe.

Continue a leitura e confira algumas dicas que separamos e que podem te ajudar a promover o diálogo e a criatividade nas suas equipes, especialmente a de atendimento! 

Dicas para promover o diálogo na sua equipe

Melhorar o diálogo é um processo contínuo e muitas vezes desafiador, mas aqui estão sete maneiras de melhorar a comunicação de sua equipe:

1. Seja transparente

Compartilhe o máximo de informações possível de maneira objetiva. Um estudo da Harvard Business confirmou que 70% dos trabalhadores dizem que estão mais engajados em seu trabalho quando a alta administração se comunica abertamente com eles.

2. Seja autêntico

Seja genuíno ao compartilhar como você se sentiu sobre os resultados. O que te deixou orgulhoso? O que te surpreendeu? Qual tem sido sua experiência como funcionário? O que você gostaria de ter feito diferente no ano passado como líder? 

Ser honesto sobre sua experiência ajudará os outros a se sentirem à vontade para se abrir sobre suas perspectivas.

3. Ouça primeiro

Crie bastante espaço para os membros da equipe compartilharem seus pensamentos e sentimentos sobre sua experiência. Certifique-se de estar ouvindo – faça perguntas para verificar a compreensão e resista ao desejo de entrar em contato com suas próprias perspectivas. Não seja desdenhoso e reconheça como sua equipe se sente.

Escutar é essencial para que os seus colaboradores sintam-se à vontade para compartilhar qualquer coisa que esteja incomodando eles. 

4. Não se coíbe de feedback difícil

Convide comentários sinceros e mostre apreço pelos membros da equipe que oferecem insights construtivos.  Aborde o feedback como uma oportunidade de aprendizado. Isso criará confiança e incentivará um ambiente de equipe onde todos podem contribuir com suas melhores ideias.

5. Concentre-se nos pontos fortes da equipe, enquanto identifica oportunidades

Começar a partir de um local de questionamento positivo muitas vezes pode levar às melhores soluções. Mostre à sua equipe onde seus resultados superam a organização como um todo e discuta como essas áreas de força podem ser usadas para abordar alguns dos problemas e áreas de oportunidade.

6. Peça ideias

Você não precisa ter todas as respostas. Catalisar a genialidade do grupo –  pergunte à sua equipe sobre onde focar e ações específicas que podem ser tomadas. 

Comprometa-se a explorar mais essas ideias e sugestões. Isso não apenas garantirá que você desenvolva as melhores soluções, mas também que todos na equipe estejam comprometidos e tenham uma pele no jogo. Tenha em mente que várias cabeças podem pensar muito melhor que apenas uma. O que pode ser uma grande dificuldade para você, pode ser muito simples para outra pessoa. 

7. Crie responsabilidade compartilhada

Fazer melhorias no ambiente de trabalho e na cultura da equipe é responsabilidade de todos, não apenas do líder. Comprometa-se e responsabilize-se, mas também concorde em esclarecer as responsabilidades da equipe. 

Faça disso um item de discussão regular durante as conversas de acompanhamento para garantir que melhorar o engajamento seja um esforço de equipe.

Facilitar conversas bem-sucedidas não apenas fortalecerá sua equipe e promoverá uma melhor atmosfera no trabalho, mas também brilhará na maneira como você interage com clientes e consumidores.


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E como incentivar o uso da criatividade? 

Aqui estão algumas ideias para impulsionar rapidamente o pensamento criativo em equipes.

Melhore as sessões de brainstorming

O brainstorming é uma ótima maneira de liberar a criatividade de sua equipe – em teoria. Essa técnica deveria ser uma atividade criativa, mas nem sempre é assim. Os problemas começam se você não entrar em uma sessão de brainstorming com o objetivo de ser deliberadamente criativo.

Essa é uma questão de mentalidade e, como tal, é muito fácil de superar se você estiver determinado o suficiente!

Não comece simplesmente a distribuir as notas adesivas. Em vez disso, comece com alguns exercícios em equipe para aquecer o cérebro das pessoas e ajudá-las a perceber que estão em um espaço seguro onde não há problema em fazer sugestões.

Por exemplo, comece com um jogo como associação de palavras. É simples, não requer ferramentas e inicia a sessão ajudando as pessoas a sentirem que não serão julgadas pelo que dizem.

Mentor de membros individuais da equipe

Às vezes, não é apropriado ser criativo em equipe. Em vez disso, você pode trabalhar com indivíduos e ajudá-los a liberar sua própria criatividade. Conheça seus colegas. É muito mais fácil inspirar e liderar quando você entende melhor o que eles são apaixonados e o que eles amam em seu trabalho.

Fale com eles como um amigo, um mentor, um treinador. Como gerente, você está em um bom lugar para apoiar seus objetivos, mesmo que eles não se reportem diretamente a você.  De um modo geral, as pessoas que gostam de vir trabalhar e se sentem apoiadas por sua equipe e gestão serão mais criativas.

Comunique-se regularmente

Cientistas do Laboratório de Dinâmica Humana do MIT descobriram que os melhores indicadores do sucesso de uma equipe são a energia e o nível de envolvimento entre os membros da equipe fora das reuniões formais.

Um outro estudo descobriu que relacionamentos de qualidade no trabalho são um preditor de um local de trabalho saudável e produtivo. Ambos os estudos têm conclusões que provavelmente melhorarão a criatividade de sua equipe.

Então, como colocar isso em prática? Pense em como você pode melhorar o local de trabalho, criar um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e apoiar os colegas em seus objetivos profissionais.

E construa muita comunicação informal. Ligue para as pessoas. Converse no seu canal do Slack ou do Teams. Pare na mesa dos colaboradores. Tome um café com as pessoas.

Esses tipos de pequenas interações ajudam a construir confiança e terão um impacto notável na disposição das pessoas de explorar seus poderes criativos no trabalho.

Quando conversamos com líderes que desejam que sua equipe seja mais criativa, muitas vezes descobrimos que eles involuntariamente sufocam a criatividade. Com algumas mudanças na forma como você lidera, você pode cultivar um ambiente mais criativo e incentivar o pensamento criativo em sua equipe.

Peça o que quiser

A criatividade requer clareza. Esse tipo de abordagem direta pode parecer contra-intuitivo, mas é incrível o que acontece quando você coloca todos na direção certa. 

É a diferença entre receber uma folha de papel em branco e pedir para escrever uma história criativa versus pedir para escrever uma história sobre um coelho tímido que quer encontrar a marmota do outro lado da cerca. 

Mesmo que você não se considere criativo, você pode criar uma história sobre aquele coelho. A mesma coisa se aplica quando você pede à sua equipe suas ideias criativas. 

Em vez de dizer: “Precisamos da criatividade e das ideias de todos para nos ajudar a sobreviver”, você pode tentar: 

“Nosso objetivo número um agora é nos diferenciar de nossos concorrentes e demonstrar valor para nossos clientes. Não podemos fazer do jeito que costumávamos fazer. É aqui que precisamos de ideias. Como podemos agregar valor distinto que nossos concorrentes não podem ou não querem?”

Aprecie novas ideias

Quando alguém tiver uma nova ideia que ainda não está pronta, agradeça, acrescente informações e convide-os a continuar pensando. 

Por exemplo, em vez de dizer “Tentamos isso no ano passado” ou “Isso não vai funcionar porque…”, você pode tentar: “Muito obrigado por pensar em novas maneiras de tentar isso. Você sabe, no ano passado tentamos algo semelhante, e encontramos esse obstáculo. Você estaria disposto a pensar em como podemos superar esse obstáculo?”

Então, você pode tentar: “Eu aprecio você pensar sobre isso. Aqui estão algumas informações adicionais que tornam sua sugestão desafiadora. Eu adoraria ouvir seus pensamentos sobre como podemos superar esse desafio ou vê-lo de maneira diferente.”

Recompense o esforço, não apenas o sucesso

Você recebe mais do que incentiva, menos do que ignora. A criatividade exige correr riscos, portanto, não limite o incentivo e as recompensas às ideias que funcionam. Algumas ideias não funcionarão, mas você precisa de todas elas para encontrar as que funcionarão. Um exemplo divertido de esforço recompensador é um prêmio anual para “a melhor ideia que não funcionou”.

Combine ideias e restrições

A criatividade é muitas vezes o resultado de limitações. Tente fazer perguntas como “Como podemos … fazer x e y?” onde x é a ideia e y é a restrição. Por exemplo, alguém perguntou: “Como podemos ter uma empresa de transporte, sem nenhuma frota?” A resposta, claro, é Uber e 99Taxis.

Comece pequeno

Convide as pessoas a testar suas ideias com o menor teste viável. Isso incentiva as pessoas a tentar, em vez de abandonar ideias que “simplesmente podem funcionar”, mas precisam ser refinadas. O que eles aprenderam? O que eles fariam diferente da próxima vez?

Não faça brainstorming

Você pode estar pensando por que estamos falando para não fazer brainstorm se fazer brainstorming foi a primeira dica. 

Na verdade, o que queremos dizer é que olhar para um quadro branco e tentar oferecer ideias em uma sala ou videoconferência com pessoas de diferentes níveis de poder é uma maneira horrível de ser criativo. 

Comece com o primeiro passo desta lista: peça o que você quer. O que uma solução de sucesso fará pela sua equipe ou pelo cliente? (Você precisa disso para avaliar as opções criativas posteriormente.

Então, em vez de fazer um brainstorming, tente alternativas como fazer com que todos escrevam três soluções em cartões. Embaralhe os notecards e redistribua-os. Peça a todos que escrevam duas ideias que se baseiem nas ideias que veem no cartão. Repita. 

Em seguida, embaralhe e peça a todos que compartilhem as ideias em seus cartões. Avalie as ideias com base em quão bem elas potencialmente atingem os resultados de sucesso previamente definidos.

Crie espaço

Alguns colaboradores podem dizer: “É muito difícil para mim ser criativo quando sou colocado no local ou no momento. Ficarei muito melhor se você puder me dar o problema ou conceito e me deixar pensar um pouco sobre isso.”

A grande questão é que a resolução criativa de problemas requer tempo para pensar, considerar e marinar. Na maioria das empresas, não há tempo para isso. Os calendários estão cheios e os líderes não entendem que espalharam muito as pessoas. 

Portanto, maximize a criatividade criando espaço para ela. Resista ao desejo de preencher cada minuto com trabalho “produtivo” – e certifique-se de modelar isso você mesmo também. Se você diz, mas não faz, sua equipe seguirá seu exemplo, não suas palavras.

Conclusão

As empresas precisam pensar em formas de promover o diálogo e a criatividade entre seus colaboradores. Isso, definitivamente, pode oferecer diversos benefícios para os negócios. 

Um bom diálogo é essencial em todas as equipes da empresa. No entanto, é comum que algumas pessoas achem que, quando se trata de criatividade, isso não tem haver com a equipe de atendimento. Isso é um grave erro. 

A equipe de atendimento também precisa pensar em maneiras de oferecer um melhor atendimento aos clientes e obter melhores resultados. 

Dito isso, tanto diálogo quanto criatividade são essenciais em todas as áreas da empresa. Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que consiga o quanto antes colocar nossas dicas em prática.