Equipes eficazes são um fator crítico em empresas de sucesso, e são formadas através de avaliações de desempenho. Quando as pessoas trabalham bem juntas, elas se destacam na entrega de trabalhos complexos e criativos em ambientes de ritmo acelerado. 

No entanto, construir e manter equipas de alto impacto pode ser um desafio significativo para a organização e os seus líderes. Abaixo resumimos os principais desafios e várias dicas para construir equipes de alto impacto.

Qual é o DNA de equipes de alto impacto?

Embora cada equipe seja diferente, há características comuns que as equipes de alto impacto compartilham, como por exemplo:

  • Elas têm objetivos claros e intimamente ligados às prioridades da equipe e da organização;
  • Entendem como o seu trabalho se enquadra na missão organizacional;
  • Definiram funções e responsabilidades;
  • Se comunicam de forma clara e respeitosa;
  • Prosperam com feedback bidirecional;
  • Gerenciam o trabalho e os prazos com base em prioridades;
  • Gestores e colaboradores sentem-se alinhados e conectados;
  • Confiam e se respeitam;
  • Celebram o sucesso juntos e reconhecem as contribuições;
  • Praticam aprendizagem contínua;
  • Equilibram prioridades de curto prazo com crescimento de longo prazo.

Como criar equipes de alto impacto?

A necessidade de formar equipes de alto impacto nunca foi tão crítica no ambiente dinâmico e em constante mudança de hoje, mas é preciso ter foco. Construir equipes desse nível exige mais do que apenas reunir um grupo de pessoas talentosas e com as habilidades certas. Requer desenvolvimento cuidadoso e cultivo de características, comportamentos e melhores práticas importantes. Confira algumas delas:

Tenha metas claras 

Uma visão e um propósito comuns são a base da existência da equipe e do que ela precisa realizar no dia a dia. Cada membro precisa compreender claramente e aceitar a razão pela qual a equipe é um pré-requisito para o desempenho.

Dicas:

    • Agende um horário especificamente alocado para a equipe e seus objetivos, onde o trabalho do dia a dia não seja discutido;
    • Faça com que cada membro da equipe esteja ciente e possa articular objetivos compartilhados;
    • Forneça uma perspectiva geral compartilhando as metas da organização e do departamento;
    • Garanta que as metas individuais e da equipe sejam futuras e focadas nas tarefas, com marcos específicos.

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Defina mutuamente funções e responsabilidades

Diz o ditado que o todo é maior que a soma das partes. Para uma equipe, isso só é verdade se as funções e responsabilidades de seus membros individuais estiverem claramente definidas. 

Isto ajuda a eliminar a duplicação de trabalho, a ambiguidade, o conflito e a falta de responsabilização. No início da formação de uma equipe, as funções e responsabilidades são normalmente estabelecidas pelo gestor. 

No entanto, em equipas de alto impacto, isto muda cada vez mais para a redefinição mútua de responsabilidades, em linha com a evolução da dinâmica de grupo, dos conjuntos de competências e dos pontos fortes naturais. 

À medida que pessoas saem ou novos membros ingressam na equipe, as funções e responsabilidades dos membros existentes também podem precisar ser reexaminadas (como por exemplo o onboarding de novas pessoas no ponto eletrônico). É uma boa prática revisá-las regularmente, seja em formato de grupo ou individualmente.

Dicas

  • Faça um exercício em grupo para discutir juntos os resultados, funções, responsabilidades e lacunas da equipe;
  • Discuta regularmente funções e responsabilidades com cada membro;
  • Acompanhe proativamente os membros em suas áreas de responsabilidade;
  • Capacite os funcionários com responsabilidades que desafiarão suas capacidades e criem confiança, incentivando-os a concluir essas tarefas de acordo com a forma como acharem adequado.

Aumente a confiança e o respeito

É sabido que a confiança e o respeito mútuo são ingredientes essenciais para relações de trabalho saudáveis. A confiança e a transparência são fundamentais entre um líder e a sua equipa, bem como entre os membros, para incentivar a criatividade, a assunção de riscos e a resolução de conflitos.

A confiança também pode variar com o tempo. Por exemplo, indivíduos que ingressam ou saem da equipe podem ter impacto na dinâmica, ou um novo projeto estressante pode causar tensão. É por isso que construir e apoiar a confiança precisa ser um foco contínuo como líder. 

A confiança é criada quando os indivíduos sentem que são capazes de compartilhar abertamente seus fracassos e incertezas. Como gerente, você pode criar relacionamentos confiáveis ​​sendo curioso, em vez de crítico nas interações. Isso pode ser considerado uma escuta ativa. 

Dicas

  • Dê um exemplo de abertura e transparência como líder, revelando os desafios que você está enfrentando e compartilhando experiências e sentimentos;
  • Sinalize ativamente quaisquer tensões no relacionamento, como estresse, falta de comunicação, menor produtividade, etc.;
  • Concentre-se em garantir que as questões sejam ouvidas e abordadas de maneira construtiva;
  • Incentive a escuta ativa e modele isso como um líder.

Mantenha uma comunicação clara

Tanto a comunicação formal quanto a informal são fundamentais para agilizar as atividades do dia a dia de uma equipe. Imagine uma equipe de redatores que precisa melhorar a forma de ganhar dinheiro com Blog

Saber com quem comunicar, quando e como permite que os indivíduos compreendam melhor as suas responsabilidades, colaborem, peçam ajuda e partilhem feedback. Num mundo remoto, a tecnologia pode ser usada para facilitar o processo de manter abertos os canais de comunicação. 

Defina quais tecnologias são mais adequadas para sua equipe e estabeleça limites em torno disso. Também é fundamental que todos os membros da equipe se sintam igualmente confortáveis ​​com o uso dessa tecnologia e, portanto, alguns membros poderiam se beneficiar de conhecimento e treinamento adicionais.

Dicas

  • Estabeleça quais mensagens precisam ser comunicadas a quem e programe a entrega das mesmas;
  • Esteja ciente dos estilos de comunicação preferidos dos diferentes membros e tente utilizá-los; 
  • Considere uma ferramenta de gerenciamento de projetos para comunicar e compartilhar o progresso;
  • Estabeleça sessões regulares de interação com a equipe onde uma agenda clara seja definida;
  • Crie um espaço seguro para a equipe, garantindo que a linguagem usada seja respeitosa e incentivando todos a participarem.

Entenda o potencial e o desempenho da equipe

Como líder, é importante conhecer a equipe como um todo e também cada membro. Idealmente, seria melhor ter um conhecimento profundo de cada indivíduo antes de formar uma equipe, mas esta etapa também pode ser realizada com uma equipe existente. 

Conhecer um indivíduo significa compreender suas habilidades e desempenho, seu potencial, como ele lida com as mudanças, o que o motiva e como prefere interagir com os outros. Esses insights podem ser aplicados para gerenciar indivíduos de acordo com seus pontos fortes e preferências, bem como para construção de relacionamentos, comunicação e resolução de conflitos.

Dicas

  • Colete feedback sobre os membros da equipe dos gerentes diretos, do RH e do próprio indivíduo;
  • Use avaliações objetivas para medir e compreender o potencial, os motivadores e as preferências da equipe;
  • Considere a implementação de processos estruturados para coletar insights sobre o desempenho;
  • Mantenha discussões individuais regulares com os membros da equipe para refletir sobre os pontos fortes e as metas de desenvolvimento.