Se você trabalha com vendas ou marketing, aumentar as vendas é um objetivo diário, não é? E, para que isso seja possível, diversas ações precisam ser tomadas. Além de contar com uma gestão de vendas eficiente, é necessária uma operação capaz de alcançar resultados positivos e obter recursos suficientes para o seu desenvolvimento.

Por isso, ao longo deste conteúdo vamos entender melhor quais estratégias são eficientes para aumentar as vendas da sua empresa e a importância dessa prática para a sustentabilidade dos negócios. Para saber mais continue até o final deste conteúdo!

O que você precisa saber para aumentar as vendas da sua empresa

Existem inúmeras técnicas, boas práticas e até fórmulas rápidas e prontas que prometem aumentar os resultados positivos nas vendas. Contudo, é muito importante considerar alguns fatores de mercado e, principalmente, sobre o seu negócio.

Entenda seu mercado

Por isso, um olhar 360 é fundamental para saber por onde começar. Em primeiro lugar, entenda o seu mercado e as suas especificidades. 

Por exemplo, o mercado B2C e B2B possuem grandes diferenças entre si e saber como atuar em cada um deles é muito importante para aumentar as vendas.

Outros fatores a serem levados em conta são:

  • Quais são as indústrias que eu atendo melhor?
  • Existe algum perfil de cliente que minha empresa atende melhor?
  • Meu produto está preparado para atender empresas de diferentes portes?

Entenda seus processos

Feito isso, as atenções devem estar voltadas para a organização e a visibilidade dos processos comerciais. E aí o CRM de Vendas entra em ação.

A plataforma é uma solução completa que ajuda todas as áreas que atuam diretamente com os clientes, como gestão, vendas, marketing e pós-vendas.

O CRM atua como um grande facilitador para aumentar as vendas de uma empresa, porque é nele que todas as informações do cliente estarão centralizadas. 

Além disso, você consegue usar de automações e regras de negócio para criar processos mais eficientes. Dessa forma, você evita o erro humano nos diferentes pontos de contato com o cliente.

No CRM de vendas também são armazenadas as atividades diárias, os contatos que já foram realizados, visitas no site da empresa, trocas de e-mails e interações via telefone, até os dados geográficos. E com todas essas informações fica muito mais fácil saber o que precisa ser melhorado e como fazer isso, não é?

Boas práticas para aumentar as vendas do seu negócio

Uma vez que você fez o estudo interno da sua empresa, chega a hora de pensar em quais estratégias vão te ajudar a aumentar as vendas.

Certamente o conhecimento obtido por essas informações será de extrema importância, mas é necessário ir além e garantir que algumas estratégias sejam colocadas em prática.

1 – Invista na divulgação

A conta é simples. Se você deseja aumentar as vendas, precisa aumentar o nível de conhecimento da sua marca e aparecer mais para o seu público. 

Por isso, é muito importante que vendas e marketing estejam alinhados para que ocorram divulgações nos canais adequados para possíveis clientes. Isso pode ser feito com ações de inbound marketing, por exemplo. 

Não se esqueça também para quem já está na sua carteira. Divulgar para quem já é seu cliente garante que sua empresa esteja presente em futuras compras.

Por isso, não deixe de investir em maneiras de potencializar o conhecimento e o fortalecimento da sua marca. Para isso, as redes sociais, os anúncios e o envios de conteúdos via newsletters podem ser caminhos interessantes. 


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2 – Tenha um site e um blog 

Falando em conteúdo, não podíamos deixar de falar de uma importante estratégia de marketing, o marketing de conteúdo. 

Como falamos aqui, o inbound marketing é uma prática muito relevante para a atração de novos clientes e uma excelente maneira de colocar isso em prática é através de um blog corporativo.

Com a produção de conteúdo, além de colaborar para o conhecimento de marca, é possível educar leads e clientes através de conteúdos e, claro, aumentar as vendas do seu negócio. Afinal, se um lead interessado chegar até o blog, naturalmente chegarão ao site e poderão fechar negócio.

Por isso, também é muito importante contar com um site otimizado e atrativo. Sem contar que nos tempos em que vivemos, empresas sem sites, praticamente não existem. E com certeza perdem muito para os seus concorrentes.

3 – Procure destacar seus diferenciais

Falamos anteriormente sobre concorrência, mas é importante destacar que dificilmente a sua empresa não terá que lidar com isso. Por isso, é essencial saber como se destacar em relação aos demais e, então, aumentar as vendas. 

Para isso, a melhor maneira é utilizar os meios que já falamos aqui como os canais de divulgação, como as redes sociais, blog e o próprio site para destacar aquilo que o negócio tem de melhor a oferecer.

Por exemplo, imagine que para o seu público seja muito importante reduzir custos de manutenção. Nesse caso, investir em ações que mostrem ao público o quanto o seu produto tem peças mais fáceis de trocar é algo que pode fazer a diferença.

Conclusão

Agora que chegamos ao fim deste conteúdo podemos concluir a importância de um CRM para as vendas e também da necessidade de aplicar estratégias e técnicas que realmente potencializem os resultados. 

Então, não deixe de investir em soluções e boas práticas como as que apresentamos aqui se deseja destacar e conquistar mais clientes.

Além disso, continue de olho no blog da Soluções Industriais e veja também o blog da Ploomes para saber mais sobre vendas, marketing e gestão.