Para que uma organização consiga alcançar bons resultados é preciso contar com ferramentas de gestão empresarial. Ter aplicações para ajudar nesse processo é fundamental para garantir estratégias que potencializam o crescimento do seu negócio.
Essas estratégias podem ser usadas para o gerenciar os resultados de setores como contabilidade, gestão de pessoas, gerenciamento de projetos e vendas, por exemplo.
O que são ferramentas de gestão empresarial?
As ferramentas de gestão são técnicas que são usadas para ajudar na tomada de decisões das empresas, permitindo que o gestor tenha controle sobre os processos da empresa.
Por isso, essas ferramentas são utilizadas para planejar e monitorar os processos da empresa, além de ajudar a identificar maneiras de melhorar a gestão.
Ferramentas para ajudar na gestão da sua empresa
Algumas metodologias que são ferramentas fundamentais para uma boa gestão empresarial podem ser divididas em 3 principais tipos: planejamento, gerenciamento e análise. Conheça mais sobre esses tipos e quais usar!
1. Ferramentas de planejamento
Para implementar um novo processo, serviço ou funcionalidade ao negócio da sua empresa é preciso planejar de forma minuciosa seu impacto, as vantagens e possíveis desvantagens.
Para isso, duas ferramentas de gestão empresarial que podem ser utilizadas, são:
Matriz SWOT
A análise SWOT, que significa: Forças (Strength), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) é uma excelente ferramenta para ajudar no planejamento estratégico.
Isso porque esse método se divide na análise do ambiente interno e externo da empresa. O ambiente interno é aquele que pode ser controlado, que está sob o gerenciamento da empresa, que abrange as forças e fraquezas da organização.
Já o ambiente externo tem a ver com as situações que a empresa não pode interferir, que são as oportunidades ou ameaças, um exemplo disso é a volatilidade do mercado.
Veja também:
Canvas
Essa é uma ferramenta de gestão empresarial que permite criar planejamentos para elaborar ideias, projetos ou um novo negócio. Esse método pode ser definido através de 9 quadrantes a serem preenchidos:
- Proposta de valor;
- Segmento de clientes;
- Os canais;
- Relacionamento com Clientes;
- Atividade-chave;
- Recursos principais;
- Parcerias principais;
- Fontes de receita;
- Estrutura de custos.
A ideia desta ferramenta é ajudar você a planejar processos sem tanta burocracia, oferecendo diversos insights e ideias durante a execução.
2. Ferramentas de gerenciamento de desempenho
A gestão do desempenho é parte essencial em qualquer empresa, pois permite medir o quão bem sua empresa ou sua equipe está fazendo para atingir suas metas. Algumas das ferramentas que auxiliam nesse processo são:
OKR
OKR é uma sigla para Objectives and Key Results, que significa Objetivos e Resultados-Chave. Essa ferramenta pode ser usada para determinar metas coletivas e individuais.
Os resultados-chaves são como pequenas metas que ajudam a equipe a atingir o real objetivo. Cada Key Result, ainda, pode ter diversas tarefas atreladas a eles, o que facilita a gestão de cada equipe.
Gestão por objetivos (MBO)
MBO é a sigla para “Management by objectives”, que significa gestão por objetivos. Essa ferramenta de gestão empresarial funciona a partir de um objetivo traçado em conjunto entre os colaboradores e gestores.
Dessa forma, cada membro da equipe terá a compreensão de como seu trabalho pode ajudar a atingir esses objetivos. A ideia é que o time trabalhe de forma alinhada para atingir os objetivos, mas o MBO mede o desempenho individual.
3. Ferramentas de análise
Esse tipo de ferramenta é fundamental para qualquer negócio, pois fornece informações sobre o desempenho de sua empresa e ajudam a entender o que correu bem ou mal durante um determinado período. Além disso, podem oferecer diversos insights.
KPI
KPI, que significa Key Performance Indicator (indicador-chave de performance), é uma das ferramentas de gestão empresarial, que é usada para mensurar a qualidade dos processos da empresa.
Os indicadores podem ser diferentes para cada time ou empresa e seus objetivos.
Indicadores de desempenho do BSC
O Balanced Scorecard ou BSC é uma ferramenta para analisar a gestão de desempenho organizacional através de quatro perspectivas:
- Financeira;
- Cliente;
- Processos internos;
- Aprendizado e crescimento.
Com isso, a gestão consegue ter uma visão mais ampla da organização, verificando se cada time/setor está cumprindo com os objetivos da empresa. Podendo tomar melhores decisões e direcionar seus esforços para atingir melhores resultados.
Este texto foi produzido pela abler — empresa de tecnologia voltada para Recrutamento e Seleção — em parceria com a Soluções Industriais.