Para que uma empresa funcione de forma eficaz, é essencial ter uma boa gestão empresarial.
A gestão empresarial se preocupa com a organização como um todo, considerando os aspectos financeiros, práticos, de pessoas, processos e de inovação.
É por meio da gestão empresarial que surgem modelos de negócio e aplicação de ferramentas como sistemas de emissão de ordem de serviço, controle de estoque, sem deixar a automação comercial de lado.
Contudo, como é possível maximizar os resultados e ter sucesso no mercado empresarial? Para saber mais, acompanhe o artigo até o final.
O que é a gestão empresarial?
De modo geral, a gestão empresarial é o conjunto de técnicas e métodos voltados para a construção de estratégias e melhoria dos resultados da sua empresa.
Dessa forma, a gestão empresarial é pautada na definição de ações, metas, objetivos, mensuração de resultados e melhoria contínua do seu negócio.
Além disso, a gestão empresarial abrange todas as áreas de uma empresa, incluindo os processos internos, finanças, recursos humanos e estratégia, e por isso traz resultados tão vantajosos.
Ferramentas de gestão empresarial
No mundo da gestão empresarial existem várias ferramentas voltadas para a melhoria contínua e para a geração de valor dos processos e modelos de negócio.
Quando falamos de ferramentas de gestão, estamos tratando de ferramentas que propõem melhorias e criam estratégias voltadas para o modelo de gestão e de negócio.
A principal vantagem destas ferramentas é que elas podem ser aplicadas às diversas áreas da sua empresa, sendo completamente adaptáveis e fáceis de trabalhar.
Entretanto, é importante dizer que para que as ferramentas funcionem, a comunicação empresarial deve estar muito bem alinhada entre a liderança e os colaboradores, para que as ações corram de forma adequada.
Sendo assim, as mais populares são a Análise SWOT, Matriz BCG, 5W2H e PDCA, todas voltadas para a gestão estratégica e criação de planos de ação, sendo elas:
- Análise SWOT, que correspondem às forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio;
- Matriz BCG, que identifica os produtos mais rentáveis da sua empresa, auxiliando a tomada de decisão do processo produtivo;
- 5W2H, que é a base para os planos de ação organizacionais;
- Ciclo PDCA, que atua na melhoria contínua da gestão empresarial.
Todas as ferramentas podem ser aplicadas nas mais diversas áreas da sua empresa, basta adaptá-las à sua necessidade.
5 passos para uma gestão empresarial de qualidade
Por falar em Ciclo PDCA, você pode utilizar os conceitos dessa ferramenta para aplicar a gestão estratégica em sua empresa.
Para facilitar o seu entendimento, vamos te mostrar o passo a passo da aplicação do Ciclo PDCA voltado para a gestão empresarial de qualidade.
Pré-análise
O primeiro passo para aplicar uma boa gestão empresarial é fazer uma pré-análise do seu negócio, com o objetivo de saber como está a sua atual situação e como é o seu clima e cultura organizacional.
Aqui são avaliados os seus objetivos, missão, visão, valores, metas e tudo aquilo que move a sua empresa, que serão a base para toda a estratégia e gestão empresarial.
Além disso, são analisados os pontos fortes e fracos do seu negócio, para assim partir para o planejamento.
Planejamento
Na fase de planejamento serão acordadas todas as ações que serão executadas para a melhoria da gestão.
Sendo assim, serão estruturados todos os seus processos, sejam eles os seus processos internos, de marketing, processos produtivos, dentre outros.
Nesta fase, será feito um plano de ação que servirá como guia detalhado do que deve ser feito para melhorar a gestão empresarial, definindo prazos, metas, responsáveis e indicadores para medir a execução do planejamento.
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Execução
Após a fase de planejamento, é hora de partir para a ação e tirar o planejamento do papel.
Aqui, os responsáveis pelo processo e sua equipe terão total liberdade e autonomia para fazer as ações acontecerem dentro do parâmetro definido no planejamento.
Em seguida, serão comparados o planejado com o executado, verificando se os resultados foram satisfatórios.
Controle
Como dissemos, a fase de controle consiste em verificar se o executado está conforme o planejado, sendo esta a base da melhoria contínua.
Aqui serão avaliados os indicadores e os resultados obtidos, e caso eles sejam negativos, a fase de controle se ocupa em investigar o que não saiu bem, listando-as para preparar ações corretivas.
Ação
Por último, mas não menos importante, temos a fase da ação, que corresponde às melhorias e ações corretivas.
Caso as ações sejam realizadas com sucesso, o papel da gestão empresarial é validar esse processo e continuar realizando, criando um procedimento padrão e de qualidade.
Caso contrário, serão criadas ações corretivas para sanar o problema e chegar ao resultado esperado.
Conclusão
Ao lidar com estratégias empresariais, é fundamental alinhar os objetivos e metas do seu negócio com os planos de ações e estratégias definidas.
Além disso, é importante dizer que não basta organizar os dados dentro das ferramentas e deixá-los no papel.
Após o momento de organização das estratégias, a empresa deve ir em direção da ação, pois é a ação que traz resultados.
Por isso, é essencial que ao final de todas as estratégias existem planos de ação executáveis e com prazos para a sua execução, para que assim os resultados e melhorias aconteçam.