/, Dicas/O que é integração na empresa? Descubra agora!

O que é integração na empresa? Descubra agora!

O RH é um setor que reúne muitas responsabilidades junto aos colaboradores, desde antes de sua entrada, na análise dos currículos e preenchimento da vaga, até o momento de seu desligamento. Um dos pontos mais importantes está no início dessa jornada, em especial, no momento em que eles são contratados. Nesse sentido, é fundamental entender o que é integração na empresa e quais os impactos que ela causa na organização.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito, listar seus principais benefícios e dar dicas para fazer um processo de integração eficiente em sua empresa. Confira!

O que é integração na empresa?

A integração na empresa é o processo que consiste no acolhimento dos colaboradores recém-admitidos em seus primeiros dias de trabalho. Para tanto, são criadas ações que visam apresentar a empresa ao novo integrante, mostrando quais são a missão, a visão e os valores, bem como cultura, normas e procedimentos que devem ser seguidos.

Quais são os benefícios que a integração proporciona?

O processo de integração proporciona muitos benefícios, tanto para os colaboradores que acabaram de chegar quanto para aqueles que já fazem parte do quadro de funcionários e para a empresa como um todo. Entre esses benefícios, destacamos os principais abaixo.

Reduz a curva de aprendizado de novos colaboradores

Todo profissional leva certo tempo entre o seu primeiro dia na empresa e sua total adaptação ao cargo, às atividades e sua rotina. Com o processo de integração é desenvolvido um plano de treinamento e capacitação que ajuda a reduzir esse tempo de adaptação. Dessa forma, a empresa pode contar com todo o potencial do novo colaborador mais rapidamente.

Ajuda a manter o clima organizacional positivo

O processo de integração não visa apenas inserir o colaborador nos processos e cultura da empresa, mas também à equipe. Inclusive, essa é uma preocupação muito importante, visto que são as pessoas que dão vida a um negócio.

Um processo de integração bem-feito faz com que os times recebam bem seus novos integrantes e comecem a atuar em conjunto rapidamente. Isso reduz o nível de ansiedade de quem está chegando, além de estabelecer bons vínculos nos times.

Gera engajamento e motivação nos times

Uma pessoa que acaba de ser contratada tende a estar com boas expectativas sobre sua nova fase na carreira e isso traz uma energia muito positiva para a empresa. Com a ajuda de um processo de integração bem estruturado, toda essa empolgação é potencializada e transmitida ao time que está recebendo o novo integrante, o que aumenta o engajamento e a motivação de todos.

Como fazer um bom processo de integração de colaboradores?

Para fazer um bom processo de integração é importante ter em mente que cada profissional foi escolhido com base em suas hard skills e soft skills. Logo, é preciso oferecer uma experiência de chegada que envolva esses dois aspectos. Veja algumas das providências que não podem faltar:

  • entrega de um kit de boas-vindas, com materiais necessários ao cumprimento das atividades e alguns mimos;
  • apresentação da empresa — com missão, visão e valores —, de seus sócios e da estrutura organizacional;
  • apresentação das pessoas com as quais o colaborador trabalhará diretamente;
  • treinamentos direcionados para a função que será exercida.

Agora que você já sabe o que é integração na empresa, que tal rever a forma como o seu RH tem recebido os novos colaboradores? Como diz o ditado: “a primeira impressão é a que fica”. Então, cuide para que a sua primeira impressão seja a melhor possível.