Por causa do Coronavírus, muitas empresas adotaram o home office, que, basicamente, consiste em uma modalidade de trabalho feita em seu próprio lar, ou seja, você trabalha sem sair de casa. Porém, para diversas pessoas isso é uma novidade ou até mesmo um grande desafio.

Portanto, para te ajudar na resolução dessas questões, separamos neste artigo as principais dicas para você ser produtivo, mesmo estando longe do trabalho. Veja!

Home office como tendência de trabalho

Apesar de uma parte da população estar trabalhando home office agora devido à pandemia do COVID-19, muitos profissionais já têm aderido a essa modalidade há alguns anos. Por exemplo, redatores, revisores de textos, tradutores, designers, editores de vídeo, contadores, empreendedores digitais…

Isso porque, trabalhar de casa é uma tendência forte para o futuro do trabalho e cada vez mais pessoas irão trabalhar dessa maneira.  Porém, qual é o melhor jeito de se fazer isso? E como manter um bom clima organizacional? Descubra a partir de agora!

Como ser produtivo em casa?

Mantenha uma rotina de trabalho

Não é porque você está trabalhando em casa que você deve relaxar ou fazer as coisas sem muito planejamento ou organização.

Para trabalhar bem em seu próprio lar, é fundamental manter uma rotina com horários bem definidos. Ou seja, estabeleça a hora que você vai começar a trabalhar, a hora que você vai almoçar e a hora que vai terminar o expediente.

Assim, você mantém um fluxo de trabalho muito melhor e mais organizado.

Tenha um ambiente adequado para trabalhar

Outro ponto importante para você ser produtivo trabalhando em casa é ter um ambiente adequado para isso.

Ou seja, um espaço limpo, organizado, que você possa colocar seu computador, notebook, tablet, caderno, agenda, etc. e claro, que você possa se concentrar e não sofrer com distrações.

Obs: caso você more com mais pessoas, converse com elas e explique que você estará trabalhando em determinados horários e em um ambiente específico, para assim, não te atrapalharem/interromperem enquanto estiver exercendo seu trabalho.

Evite distrações

Relacionado ao tópico anterior, evite distrações. Ou seja, não deixe a televisão ligada enquanto estiver trabalhando, remova as notificações de redes sociais ou coloque o celular no silencioso… enfim, deixe desativado ou desligado qualquer aparelho/dispositivo que possa te distrair

Só depois, quando seu expediente estiver terminado, pegue seu celular para olhar as redes sociais, ligue a TV para assistir um programa, um filme, uma série… Fique tranquilo (a), você terá tempo para aproveitar e relaxar.

Afinal, home office não quer dizer que você precisa trabalhar o tempo todo só porque está em casa. Tem tempo para tudo e por isso que é importante ter prioridades e horários para cada coisa.

Seguindo isso, sua rotina será bem melhor e mais produtiva. 

Faça uma lista de tarefas todos os dias

Com um ambiente adequado e uma rotina de trabalho bem definida, faça listas de tarefas para você se organizar e ter cada dia planejado da melhor maneira.

Por exemplo, no domingo à noite você pode fazer essa lista já pensando nas tarefas que precisam ser feitas na segunda-feira. Dessa forma, quando chegar o dia seguinte você já terá uma fácil visualização dos seus afazeres.

Além disso, ao terminar cada tarefa, risque-a ou coloque um “check” na frente dela. Isso ajuda você a ser mais produtivo, gera uma certa motivação para finalizar cada tarefa e dá uma dimensão do que ainda precisa ser feito.

As listas de tarefas são grandes aliadas!

Faça pausas

Quando estiver com dificuldades, bloqueios, falta de criatividade ou mesmo com problemas no computador ou em softwares que costuma utilizar, faça uma pausa, respire fundo, levante, caminhe, medite, tome um café, coma algo e depois volte.

Pausas de 15 ou 30 minutos por dia já ajudam bastante a fazer as coisas voltarem a fluir.

Agora é com você! Coloque essas dicas em prática em sua rotina home office e observe que, em alguns dias, o seu foco e a sua produtividade estarão bem melhores.

E lembre-se: tenha disciplina!

Esse artigo foi escrito por Bruno Guerra, Jornalista, Link Builder, Redator e Consultor SEO da Agência Mazag.