Conte para nós: você sabe o que é e quais são os benefícios de mapear o Ideal Customer Profile (ICP) do seu negócio? Essa é uma ótima estratégia para conhecer melhor o perfil do seu cliente ideal e direcionar de forma mais assertiva todas as suas campanhas de marketing e vendas.
Então, o Ideal Customer Profile é uma forma para conquistar mais oportunidades de venda, visto que você consegue converter clientes com mais facilidade. Além disso, é uma maneira para fidelizá-los e fazer com que eles tenham uma ótima experiência com a sua marca.
Vamos aprender mais sobre o assunto? Continue conosco.
ICP, persona e público-alvo: quais são as diferenças?
Muitas pessoas confundem essas três estratégias. Na verdade, o ICP fica entre um meio-termo entre a persona e o público-alvo. Entretanto, vale ressaltar que todos são importantes para o seu negócio e devem ser mapeados.
Entenda mais sobre as diferenças entre eles:
- público-alvo: considera apenas informações gerais sobre os seus clientes em potencial, como: segmento, porte, localização, gênero, classe social etc;
- persona: é um personagem semificticio que representa o comprador ideal; baseando-se em: necessidades, sonhos, desejos, hobbies;
- ICP: considera quem é o perfil ideal de cliente para o seu negócio, considerando a probabilidade de conversão.
Quais são os benefícios de mapear o Ideal Customer Profile?
Mapear o ICP só traz vantagens para a sua empresa. Venha conosco e conheça quais são elas.
Criar uma abordagem de vendas muito mais eficiente
Ao mapear o ICP da sua empresa, o time pode focar nos clientes estratégicos, ou seja, aqueles que possuem maior probabilidade para comprar os seus produtos e serviços.
Então, é uma maneira para criar um discurso de vendas muito mais personalizado, visto que você conhece melhor o seu cliente em potencial. Assim, é uma maneira para impulsionar os relacionamentos e vender mais.
Gerar demanda qualificada
Convenhamos: ninguém gosta de perder tempo com pessoas que não se tornarão clientes da sua empresa, certo? Afinal, isso só prejudica o tempo do time e faz com que ele se sinta desmotivado.
Por isso, mapear o ICP é uma forma para investir em uma geração de demanda qualificada. Ou seja, a equipe focará apenas naquelas pessoas com grande potencial para se transformar em um cliente recorrente.
Veja também:
Garantir um maior Retorno sobre o Investimento (ROI)
Traçar o ICP do seu negócio ajuda a garantir o ROI. Isso porque, você atinge as pessoas certas, gerando negociações muito mais curtas. Dessa maneira, perde menos tempo (e dinheiro) com estratégias de marketing e vendas ineficientes.
Além disso, mapear o Ideal Customer Profile é uma maneira para reduzir as taxas de churn rate (cancelamentos) e, também, diminuir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC).
Promover uma ótima experiência para o cliente
Se a sua empresa promove uma ótima experiência para o cliente, certamente ele se sentirá especial e fidelizado. Assim, o ICP também é uma estratégia que contribui com o customer experience (CX).
Afinal, com ele, você promove uma abordagem muito mais assertiva e eficaz. Além disso, é uma maneira inteligente para atingir o cliente certo no momento certo — e no meio de comunicação mais adequado.
Mapeie o Ideal Customer Profile e garanta ótimas oportunidades para a sua empresa!
Como você viu, o Ideal Customer Profile é uma ótima estratégia para vender mais e se relacionar melhor com o seu cliente. Afinal, ele só traz benefícios para a sua marca.
Além disso, é uma forma inteligente para conhecer melhor o seu cliente e investir nas melhores estratégias de conversão. Assim, você vê a sua empresa crescer e prosperar com mais facilidade.
Portanto, não pense duas vezes: faça um estudo com os seus clientes e mapeie o ICP hoje mesmo!
Este conteúdo foi produzido pelo time da PIATTINO para o uso exclusivo do blog Soluções Industriais