Ter uma varanda em casa é um privilégio que pode e deve ser valorizado. A varanda é o espaço ideal para aproveitar uma tarde agradável na companhia de amigos e familiares ou sozinho lendo um livro e vendo as horas passarem sem pressa. Para que isso seja possível, é importante que a varanda esteja bem decorada e conte com alguns acessórios fundamentais.

Nesse artigo você irá descobrir como transformar sua varanda em um pequeno refúgio particular seguindo as dicas pensadas por profissionais especializados no assunto. Para facilitar sua organização, nós separamos as dicas nos seguintes tópicos:

  • Móveis que fazem a diferença;
  • Plantas são fundamentais;
  • Luzes que encantam;
  • Conforto extra;
  • Opções gourmet;
  • Seu toque pessoal.

Confira abaixo sugestões para que a sua varanda nunca mais seja a mesma:

Móveis que fazem a diferença

O mobiliário da varanda apresenta algumas peculiaridades, e por isso deve ser escolhido com atenção.

Como geralmente as varandas ficam parcialmente expostas ao sol e à chuva, é importante que os móveis escolhidos para esse ambiente sejam fabricados em um material resistente.

Algumas opções interessantes nesse sentido são os móveis de madeira, de vime e de ferro, que combinem com áreas externas e podem perfeitamente se encaixar em sua varanda.

Plantas são fundamentais

Se você deseja renovar a energia de sua varanda e torná-la mais agradável, então não pode abrir mão de alguns vasos de plantas para decorá-la.

O cuidado com as plantas pode funcionar inclusive como uma espécie de terapia para quem está se sentindo muito estressado com a correria do dia a dia.

Lembre-se de escolher plantas que se adaptem bem ao clima da região onde você vive e procure distribuí-las de forma equilibrada pela varanda. Para quem não tem muito espaço, um jardim vertical pode ser uma ótima opção.

Luzes que encantam

A iluminação é outro ponto que merece destaque na decoração da varanda, afinal de contas esse ambiente pode ser aproveitado tanto durante o dia quanto à noite.

Escolha luminárias que combinem com o estilo decorativo de sua varanda e dê preferência para as lâmpadas de LED que são mais econômicas. Mesclar luminárias nas paredes e no teto também é uma aposta interessante para valorizar a iluminação da varanda.

Conforto extra

Quem resiste ao convite para se sentar em uma varanda bem confortável? O conforto na varanda pode ser alcançado através de diferentes elementos, como por exemplo a colocação de almofadas nos móveis, a instalação de uma rede, a disposição de pufes pelo ambiente, etc.

O que não faltam são opções de acessórios diferentes para trazer um toque extra de conforto e aconchego à sua varanda.

Opções gourmet

Uma das tendências que vem ganhando destaque nas varandas é a transformação desse ambiente em um espaço gourmet para receber amigos e familiares enquanto são preparados pratos deliciosos.

Uma varanda gourmet deve contar com uma pia, bancada para preparar alimentos, cooktop ou fogão convencional e, de preferência, uma churrasqueira.

Além disso, não podem faltar cadeiras, bancos ou banquetas e um local de apoio para as refeições, que pode ser uma mesa ou bancada.

Seu toque pessoal

Para que a varanda se torne de fato um local especial, é importante que você dê a ela o seu toque pessoal. Invista em uma decoração que combine com o seu estilo e que reflita a sua personalidade.

Procure combinar tons de sua preferência com cores mais neutras para criar uma decoração harmônica e equilibrada. Seguindo todas essas dicas, a varanda certamente irá se tornar seu local favorito na casa. Por que não começar agora?