Descarbonização é um passo importante para evitar novos prejuízos ao ambiente, e a indústria automotiva tem papel essencial no processo.

Atualmente, a poluição do ar é um dos grandes problemas no mundo, sendo a principal causa do aquecimento global. Por isso, são vários os programas e iniciativas que buscam, de forma eficaz, diminuir a carbonização da atmosfera.

É nessa linha que a indústria automotiva tem trabalhado, buscando soluções para diminuir a emissão de gases no ambiente.

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a principal ação hoje pensada pelo setor é o papel do biocombustível na estratégia de descarbonização.

A diferença é gritante. Estimativas apontam que 1 litro de biocombustível emite 0,24 gramas de gás carbônico na atmosfera, enquanto que a gasolina gera 2,2 quilos do poluente por litro.

Dessa forma, a adoção da nova fonte de energia como um padrão automotivo tende a contribuir consideravelmente para o cuidado com a atmosfera. Será uma nova chance de a indústria de veículos adotar estratégias ecológicas como outras empresas já fazem.

Como a indústria automotiva tem trabalhado pela descarbonização?

Como citado antes, a principal estratégia da indústria automotiva para diminuir a emissão de poluentes no Brasil é a adoção do biocombustível.

Por isso, indústrias e associações do setor têm investido em pesquisa na área. A proposta é desenvolver estratégias com valores acessíveis, que não afetem tão fortemente o preço de compra de um veículo para o consumidor.

O objetivo é que as novas tecnologias sejam implementadas em massa em veículos pesados. Principalmente no transporte público, já que boa parte da população brasileira trafega dessa forma. O biocombustível também é uma proposta imediata para caminhões.

Segundo pesquisa, apenas 13% da emissão de gases na atmosfera é causada pelo transporte. Enquanto isso, agropecuária e desmatamento são responsáveis por 60% da poluição.

Ainda assim, há grande participação da própria indústria. Logo, mais do que se preocupar com a emissão por veículos, as fábricas devem ficar atentas ao seu modo de produção. Até porque, o Poder Público já oferece incentivos para esse cuidado com o meio ambiente, como descontos para os negócios que evitam essa Externalidade.


Veja também:


Efeitos da poluição para o mundo

Os efeitos do da carbonização do ar e do seu consequente aquecimento global são variados e devastadores. Colocam em risco não apenas a vida no planeta nos próximos séculos, como afetam os lucros da indústria agora, neste momento.

Por exemplo: a indústria precisa de energia para trabalhar. Porém, o aquecimento global tem alterado o regime de chuvas, o que prejudica as hidrelétricas e o fornecimento da eletricidade. Sem força motriz, a produção pode ser prejudicada, assim como o caixa do fim do mês.

Outros efeitos da poluição da atmosfera são o aumento da temperatura, do nível dos oceanos e a desertificação. Também há degelo dos polos e prejuízos à biodiversidade do planeta, com animais e plantas em sério risco.

A indústria já percebeu seu papel nas mudanças necessárias para conter o aquecimento global e suas consequências. Porém, esse deve ser um trabalho contínuo, com novas estratégias e uso de tecnologias inovadoras, para ter a certeza de que a emissão de gases na atmosfera seja a menor possível.

Artigo produzido pela equipe Acquazero.