A indústria na pandemia enfrentou diversos desafios, assim como vários outros âmbitos da sociedade. Isso porque, as medidas de isolamento social e cuidados preventivos trouxeram mudanças para várias atividades.

No entanto, a indústria ainda conseguiu se manter forte e ter bons desempenhos, isso com serviços nos mais variados setores. Assim, mesmo com os impactos da pandemia, a indústria brasileira manteve seu crescimento. 

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), mesmo no pior momento da pandemia, a atividade industrial se manteve em alta. Saiba mais a seguir. 

Números da indústria brasileira durante a pandemia

Mesmo com todas as dificuldades da indústria na pandemia, a CNI divulgou vários detalhes que mostram como foi possível alcançar um bom desempenho. O que resultou em números positivos no mês de abril de 2021. 

Para começar, os dados da publicação mensal mostram que a indústria conseguiu manter o tempo de produção. Houve, por exemplo, um crescimento de 0,7% nas horas trabalhadas, e o uso da capacidade instalada também se manteve em alta. 

Além disso, o emprego na atividade industrial teve um crescimento interessante. Com um aumento de 1,6% em abril, os índices de massa salarial se igualaram ao nível que existiam no período pré-pandemia. 

Do mesmo modo, o rendimento médio real apresentou um crescimento moderado, de 0,2%. E mesmo com uma queda de 1,3% no faturamento, os índices ainda estão elevados em relação ao que foi registrado antes da pandemia. 

Logo, ainda que 73% das indústrias tenham percebido impactos negativos pela pandemia do Covid-19, em abril de 2021 a CNI registrou crescimentos importantes.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção da indústria na pandemia sofreu reflexo das várias mudanças ocorridas. Para se ter ideia, 63% das empresas relataram dificuldades para manter a fabricação e atendimento aos clientes. 

Além disso, as estimativas mostram que 1,2 milhões de empresas realizaram o adiamento dos pagamentos dos impostos. Contudo, mais da metade desse número apontou que recebeu apoio do governo para lidar com o atraso nos tributos. 

Ao mesmo tempo, é necessário reforçar que 29,9% das empresas disseram não terem feito grandes mudanças ou adaptações no modo de fazer de sua produção. 

Como manter os resultados da indústria?

Para que a indústria durante a pandemia mantenha seus bons resultados, é essencial tomar certos cuidados e ter um bom planejamento. 

Antes de tudo, a indústria precisa tentar entender quais são os possíveis impactos negativos que ela poderá enfrentar. Nesse caso, deve considerar desde a etapa de produção até a entrega aos clientes. 

Em seguida, é preciso traçar estratégias que sejam úteis para enfrentar esse período e que consigam entregar resultados positivos. Ou seja, é preciso fazer análises, avaliar os cenários e procurar por alternativas que colaborem para um bom desempenho. 

Mas claro, também é preciso criar fundos de emergência que possam ajudar em momentos desfavoráveis. Com isso, a empresa pode evitar danos maiores ao ser pega desprevenida em épocas de crise. 

Por fim, também vale a pena criar um relacionamento próximo com os colaboradores e clientes, que pode ser essencial para fortalecer toda a marca.