//Indústria Sustentável: o que é? Qual a sua importância?

Indústria Sustentável: o que é? Qual a sua importância?

Conforme a sociedade evolui e as pessoas se tornam mais informadas, questões sensíveis, que antes eram menosprezadas, começam a ganhar importância. Dentre essas questões, o conceito de indústria sustentável pode ser descrito como um dos mais relevantes.

Além de gerar uma série de benefícios para a sociedade, estabelecendo um uso mais consciente dos recursos naturais, esse conceito tem o potencial de impactar diretamente os resultados de uma companhia. 

Você gostaria de entender melhor esse tema? Leia o artigo e descubra o que é a indústria sustentável e entenda a sua importância!

Afinal, o que é uma indústria sustentável?

Quando pensamos em todas as atividades executadas por uma indústria, principalmente aquelas de maior porte, ou aquelas que lidam com produtos químicos ou tóxicos, automação industrial, produção e manutenção de máquinas pesadas é fácil chegar à conclusão de que a sua atuação cria uma série de impactos no meio ambiente.

Neste contexto, podemos descrever uma indústria sustentável como um negócio que implementa práticas e estratégias para reduzir seus impactos ao meio ambiente. Isso ao mesmo tempo que elabora programas de conscientização, com a finalidade de difundir tanto para seus colaboradores quanto para a sociedade a importância do uso sustentável dos recursos naturais.

Uma indústria metalúrgica responsável pela preparação de aço para produção de um motor, peças para automóveis ou itens do cotidiano, por exemplo, pode gerar muitos impactos ao meio ambiente.

Neste sentido, dar atenção à sustentabilidade é fundamental. Continue a leitura para entender porque é importante!

Qual a importância da sustentabilidade para indústrias?

Entre todos os benefícios que uma indústria pode alcançar ao implementar práticas sustentáveis, os mais diretos estão relacionados a preservação do meio ambiente.

Além disso, é importante ressaltar que indústrias sustentáveis são mais bem vistas por seus parceiros, clientes e até mesmo por seus colaboradores. De modo que, as empresas que não se alinharem a esse conceito tendem a enfrentar, com o passar do tempo, cada vez mais dificuldades para fechar negócios e parcerias.

Outro ponto a ser considerado é que, com o endurecimento das leis de proteção ambiental, e com a criação de incentivos para práticas de negócios amigáveis ao meio ambiente, as indústrias socialmente responsáveis tendem a auferir uma certa vantagem competitiva.

Exemplo de indústria sustentável

Não são poucas as empresas que já aderiram às práticas sustentáveis de negócios. Como um exemplo, podemos citar a Adidas.

Infelizmente, todos os dias milhares de toneladas de resíduos, como plásticos e outros materiais, são lançados diretamente nos oceanos, poluindo as águas e prejudicando a vida marinha.

Levando esse fato em consideração, a empresa fechou uma parceria com o projeto Parley, conhecido por suas atividades de conscientização a respeito da proteção dos oceanos. O projeto consiste na criação de uma linha de tênis, todos produzidos com resíduos plásticos captados em praias e comunidades próximas ao oceano.

A finalidade da parceria, entre a Adidas e a Parley, é conscientizar a sociedade a respeito da proteção dos oceanos e do descarte adequado de resíduos.

Como tornar uma indústria sustentável?

O caminho para tornar uma indústria sustentável passa por um planejamento sério, que deve ser feito em parceria com profissionais qualificados. Em primeiro lugar, a companhia precisa entender quais ações de fato são prejudiciais ao meio ambiente e verificar se está praticando uma delas. Em seguida, é necessário elaborar, com o auxílio de especialistas, uma estratégia para garantir o uso mais inteligente dos recursos naturais.

Neste conceito, algumas atitudes são muito importantes. Por exemplo, a indústria deve garantir que todos os insumos e materiais, adquiridos para sua operação sejam provenientes de fontes sustentáveis. Além disso, políticas que visam diminuir o gasto de água e eletricidade em suas dependências são interessantes.

Por fim, a indústria pode buscar meios de utilizar mais fontes renováveis de energia, como a energia solar e a eólica.

É importante ressaltar que, quando pensamos no uso responsável dos recursos naturais, a tecnologia pode ser vista como uma grande aliada. Por meio dela, indústrias podem ter acesso a ferramentas menos nocivas ao meio ambiente. Além disso, o uso inteligente da tecnologia abre espaço para que atividades, como a reciclagem e transformação de resíduos, sejam feitas de modo mais eficiente.

Agora que você entende o conceito de indústria sustentável, que tal implementar algumas ações na sua indústria?