A inteligência emocional é mais importante do que nunca. Alto QI e experiência profissional são importantes, mas para crescer e evoluir em seu campo, você também precisa ser capaz de colaborar e se comunicar com colegas de trabalho, sem falar em gerenciar suas reações diante de conflitos.

Na verdade, a inteligência emocional é quatro vezes mais confiável do que o QI para determinar o sucesso em seu campo. Neste artigo, abordaremos o que é inteligência emocional e como você pode usá-la para melhorar seus relacionamentos no local de trabalho. 

O que é inteligência emocional ou QE – Quociente Emocional?

A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, regular e compreender as emoções, tanto em si mesmo quanto nos outros, não importando seu perfil comportamental. A alta inteligência emocional ajuda você a:

  • Conectar-se com outras pessoas;
  • Criar conexões empáticas;
  • Comunicar-se efetivamente;
  • Resolver conflitos;
  • Expressar seus sentimentos;
  • Melhorar sua saúde mental e geral.

Muitas vezes parece que a inteligência emocional é um traço de personalidade – é algo que você tem ou não tem. Mas, assim como seu quociente de inteligência, sua inteligência emocional pode ser desenvolvida com o tempo.

Maneiras de promover sua inteligência emocional no local de trabalho

Existem várias competências-chave que você pode praticar para desenvolver a inteligência emocional no trabalho. Abaixo, vamos nos aprofundar em cada habilidade, bem como nas ferramentas práticas do local de trabalho que você pode usar para desenvolvê-las. 

Desenvolva a autoconsciência

O primeiro passo para melhorar sua inteligência emocional no trabalho é conhecer a si mesmo. Uma grande parte do QE é reconhecer e compreender suas emoções e a influência que essas emoções têm sobre o que está ao seu redor. 

Mas antes de reconhecer o impacto, você precisa identificar a fonte de suas emoções e possíveis gatilhos. Há uma variedade de técnicas para desenvolver a autoconsciência, incluindo:

  • Ter um diário;
  • Identificar seus valores e princípios de condução;
  • Definir sua motivação e propósito;
  • Fazer um teste de inteligência emocional ou avaliação de personalidade.

 

No local de trabalho, a melhor maneira de desenvolver a autoconsciência é conectar seu trabalho diário a uma equipe maior ou aos objetivos da empresa. 

Ter esse nível de compreensão ajuda a identificar por que você está fazendo o que está fazendo. Quando você tiver que tomar uma decisão, já terá a consciência de por que seu trabalho é importante e, como resultado, poderá tomar a decisão mais informada.

Pratique a atenção plena

Depois de entender suas emoções, trabalhe para regulá-las conscientemente. Este é um grande componente do autocontrole. O registro no diário é uma ótima maneira de praticar a atenção plena. Dá a você a chance de desacelerar, respirar e colocar todos os seus pensamentos no papel para refletir. 

Essa prática pode ajudá-lo a processar suas emoções, reduzir o estresse e aprender a estar mais presente. Quando algo dá errado no trabalho, qual é a primeira emoção que você sente? É raiva? Frustração? Dúvida? 

Estar atento a como você reage a certos gatilhos é o primeiro passo para melhorar o autogerenciamento. 

Aprimore sua empatia

A empatia é a sua capacidade de entender as necessidades dos outros, estando ciente de seus pensamentos e sentimentos. 

Essa habilidade também é uma competência de liderança vital. Pesquisas mostram que os líderes classificados como empáticos por seus subordinados também são classificados como de alto desempenho por seus chefes. 

Demonstrar empatia no local de trabalho pode ajudar a melhorar suas interações com seus colegas de trabalho e levar a uma comunicação e colaboração mais eficazes. Para criar empatia, pratique: 

Compreender os outros

Empatia é se conectar com as emoções de outras pessoas. Para começar, concentre-se em desenvolver sua compreensão das outras pessoas. 

Se eles tomarem uma decisão que você não tomaria, analise como a moral e os valores subjacentes podem estar influenciando a decisão deles. 

Não julgar

Todos nós temos uma pequena voz em nossa cabeça que faz suposições e julgamentos imediatos. 

Praticar o não julgamento não é tanto sobre não ter essas suposições imediatas, mas sim aprender a ignorá-las em favor de um pensamento de longo prazo. 


Veja também:


 

Colocar-se no lugar do outro

Como a empatia tem a ver com conexão, uma ótima maneira de criar uma conexão é imaginar que você está no lugar da outra pessoa. 

Às vezes, as pessoas tomam uma decisão da qual você não gosta ou discorda, mas antes de reagir, tente imaginar a situação do ponto de vista delas.

Use a escuta ativa

A escuta ativa é a prática de ouvir para entender. Em vez de pensar no que vai dizer a seguir, concentre toda a sua atenção no que a outra parte está dizendo. 

Faça um esforço consciente para ouvir não apenas as palavras ditas, mas também a mensagem completa por trás delas. Ao praticar a escuta ativa, você deve:

  • Dar toda a sua atenção ao orador;
  • Usar linguagem corporal e expressões faciais, como contato visual e um aceno de cabeça ocasional, para mostrar que está ouvindo;
  • Fornecer feedback, fazendo perguntas e parafraseando o que o orador está dizendo para mostrar que você entendeu;
  • Evitar interromper o orador e permitir que ele termine cada ponto antes de responder;
  • Responder respeitosamente sendo sincero, aberto e honesto. 

A escuta ativa é uma parte essencial do seu conjunto de habilidades de comunicação. 

Quando você se esforça para mostrar ao seu parceiro de conversa que suas palavras estão sendo ouvidas, você está construindo empatia, conexão e confiança entre você e seus colegas.

Pratique a adaptabilidade

A adaptabilidade, ou a capacidade de ser flexível em diferentes situações, é fundamental para a inteligência emocional. Uma vez que você é bom em reconhecer as emoções em si mesmo e nos outros, use a adaptabilidade para reagir adequadamente. Isso se chama autorregulação. 

Essas habilidades não são fáceis para a maioria das pessoas. Estamos destinados a resistir a mudanças e situações que nos deixam desconfortáveis. Mas mesmo que a adaptabilidade não seja natural para você, ainda é algo que você pode desenvolver. Para se tornar mais adaptável, tente:

  • Melhorar suas habilidades de resolução de problemas usando uma estrutura para tomar decisões estratégicas de marketing melhores, por exemplo;
  • Abraçar a mudança assumindo mais riscos e aceitando os resultados;
  • Manter a mente aberta para reconhecer novas oportunidades;
  • Remover seu ego para ver outras perspectivas com mais clareza;
  • Implementar a atenção plena concentrando-se no presente.

 

Uma grande parte da prática da adaptabilidade no local de trabalho é saber quais são suas prioridades. Se você conectou seu trabalho a seus objetivos maiores, deve ter uma noção de como suas tarefas diárias estão contribuindo para uma equipe maior ou iniciativas da empresa.

Como resultado, se algo surgir e você precisar ser adaptável, poderá mudar de direção com mais eficiência para se concentrar nas tarefas mais importantes.