A internet industrial consiste na integração de máquinas a sensores e softwares, visando interconectar dispositivos, melhorar a produtividade e automatizar processos. 

 

Apesar de ser um termo ainda pouco disseminado no Brasil, a internet industrial é uma tecnologia que tem sido cada vez mais utilizada no setor da indústria, oferecendo diversos benefícios às empresas. 

 

Por essa razão, se você trabalha no ramo da indústria, não pode ficar sem saber todas as informações sobre a internet industrial e aprender a implementá-la em seu negócio. Então, continue nesse artigo e permita que o Soluções Industriais te explique tudo! 

Entenda o que é internet industrial 

A internet industrial é uma inovação tecnológica associada à Quarta Revolução Industrial, também chamada de Indústria 4.0, que é um processo de automação e digitalização das atividades desse setor, por meio da interconectividade entre dispositivos, inteligência artificial e muito mais. 

 

E por falar em interconectividade entre dispositivos, a internet industrial é justamente a tecnologia que permite que isso aconteça. Ela possibilita que as máquinas sejam integradas aos softwares e demais equipamentos industriais, a fim de aumentar a produtividade empresarial, dar autonomia aos maquinários e tornar os processos mais automatizados, seguros e eficientes. 

 

Além disso, com a internet industrial, é possível monitorar, em tempo real, o funcionamento das máquinas, os dados da empresa, o andamento dos processos e tudo que envolve o ambiente das indústrias.   

Sua relação com a Internet das Coisas 

Com os avanços da internet, a “Internet of Things” (IoT) foi se desenvolvendo e está se aprimorando dia após dia. E a internet industrial também pode ser chamada de “Industrial Internet of Things” (IIoT), o que gera dúvidas e a impressão de que as duas modalidades são iguais. 

 

A verdade é que a IIoT pode ser entendida como uma subcategoria da IoT, já que ela também tem a capacidade de interconectar objetos à internet, mas atua apenas no ambiente industrial, enquanto a IoT é utilizada nas mais diversas atividades cotidianas. 

Internet Industrial e sua aplicação na prática

Na teoria, você com certeza já entendeu o que é a IIoT, não é mesmo? Mas, como ela funciona na prática? Bem, ela tem um funcionamento baseado em três grandes esferas, que envolvem os colaboradores industriais, as análises de dados e as máquinas inteligentes. 

 

Assim, a IIoT consegue associar a internet a todos os componentes da indústria, proporcionando a realização de projetos com mais qualidade, a facilitação da comunicação interna, o uso de algoritmos e da automação para melhorar a operação das máquinas e muito mais. 

5G na indústria: principais aplicações

Se ter acesso a uma internet 5G ilimitada já é bom para as atividades cotidianas, quem dirá para os processos industriais! Essa conexão de alta velocidade, que, inclusive, será superada pela internet 6G em breve, é de extrema utilidade para a indústria, tornando o setor mais eficiente, prático e produtivo. 

 

Confira, portanto, algumas das principais aplicações do 5G na indústria:

 

  • Identificar e informar falhas de equipamentos e maquinários;
  • Conectar colaboradores para desenvolverem projetos online;
  • Enviar e receber, em tempo real, informações sobre os estados/etapas operacionais;
  • Identificar e informar peças danificadas e que necessitam de algum reparo;
  • Expor aos colaboradores prazos e tarefas a serem executadas; 
  • Facilitar a tomada de decisões.

Entenda: IoT e IIoT são a mesma coisa? 

Como mencionado anteriormente, é muito comum confundir a Internet of Things (Internet das Coisas – IoT) e a Industrial Internet of Things (Internet Industrial das Coisas – IIoT). Apesar de serem similares, elas não são a mesma coisa e possuem funcionamentos diferentes. 

 

A IoT é a interconexão digital entre objetos físicos cotidianos e a internet, com o objetivo de trocar dados e desenvolver machine learning. Ela pode ser utilizada em casa, em veículos, em hospitais e em vários outros aspectos presentes na sociedade. 

 

Já a IIoT faz a interconexão de máquinas a softwares e outros recursos digitais, atuando apenas nas indústrias, como o seu próprio nome deixa claro. Assim, pode-se dizer que a IIoT é uma subcategoria da IoT.  

Principais benefícios da Internet Industrial para as empresas

A internet 5G ilimitada, assim como a industrial, são extremamente vantajosas para as empresas que a utilizam, sendo capaz de promover diversas mudanças positivas no ambiente das indústrias. Ficou interessado em saber quais são os benefícios dessa tecnologia? Então, confira os principais!

Aumento da eficiência

Com o auxílio da internet e de todas as suas ferramentas, os processos industriais podem ser executados com muito mais qualidade e produtividade. Assim, a produção fica bem maior, ágil e eficiente, aumentando a lucratividade e o destaque da empresa no mercado. 

Melhora na segurança

A IIoT possibilita a rápida identificação de erros e deteriorações nos maquinários, o que evita acidentes e promove maior segurança aos trabalhadores, permitindo que trabalhem com mais tranquilidade. 

Melhora na competitividade 

Uma empresa que investe em segurança, produtividade, redução de custos e melhorias de funcionamento sempre se destaca entre as demais. E o uso da IIoT proporciona tudo isso e muito mais, deixando o negócio com várias vantagens competitivas e, consequentemente, aumentando o sucesso profissional e a lucratividade! 

Internet Industrial: Aplicações e Benefícios na Transformação Digital da Indústria, impulsionando eficiência e inovação.

Dicas de como implementar a IIoT em indústrias e empresas

A implementação da IIoT em indústrias pode ser feita de diversas formas, a depender dos interesses e do orçamento de cada empresa. Se você está interessado em aderir essa tecnologia e aplicá-la ao seu cotidiano industrial, confira algumas dicas:

 

  • Padronize a conectividade (Bluetooth, 5G, Wifi e etc) dos dispositivos, para facilitar a integração de todos eles;
  • Tenha todos os dados dos dispositivos em um hub, para não afetar a conexão e reduzir o desempenho, além de manter as informações organizadas e criptografadas;
  • Realize análises periódicas dos dados e confira como está o funcionamento da IIoT;
  • Tenha uma equipe responsável pelo gerenciamento e monitoramento dos dispositivos;
  • Invista em ferramentas digitais de segurança, para manter a integridade dos seus dados industriais. 

Veja também:


 

Inteligência artificial das coisas na indústria brasileira  

A inteligência artificial das coisas é a junção entre a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial, sendo uma inovação que já está em uso na indústria brasileira. Ela possibilita que os dispositivos industriais funcionem de maneira mais eficiente e inteligente, otimizando os processos e gerando economia de tempo, recursos e energia. 

 

Assim, além de ser uma tecnologia extremamente benéfica para o pleno funcionamento da indústria, a inteligência artificial das coisas é sustentável, uma vez que contribui para o uso consciente dos recursos naturais, evita desperdício e reduz o gasto de energia.

 

Ou seja, esse avanço tecnológico é bastante promissor para a indústria brasileira, prometendo mudanças super positivas, tanto para a economia quanto para o meio ambiente!