O marketing é o método preferido de muitas empresas para impulsionar o crescimento dos negócios. Há situações em que aumentar seu orçamento de marketing é apropriado. Se você tem um ótimo produto, um forte ajuste do produto ao mercado, uma excelente equipe de sucesso do cliente e um bom entendimento de seu ciclo de demanda, uma boa fórmula de criação de conteúdo, o investimento em marketing pode e deve ser aplicado.

Mas se falta alguma dessas coisas – especialmente um produto excelente e diferenciado -, fazer um grande investimento em marketing é um pouco mais arriscado. Não importa quem você possa enganar no curto prazo, nenhuma quantidade de marketing pode salvar um produto abaixo do padrão.

Existem várias caixas-chave a serem verificadas antes de fazer um investimento substancial em marketing. E se o fizer, você preparará sua empresa para um crescimento muito mais sustentável do que se tentar sobrecarregar um produto que não está pronto. Confira o que fazer antes de grandes investimentos em marketing:

Comece com um produto de qualidade

Isso nem é preciso dizer, mas a melhor maneira de expandir seus negócios é ter um produto que resolva uma necessidade real do consumidor e tenha um preço competitivo. A verdade é que, mesmo em uma estratégia de marketing para pequenas empresas, quando grandes produtos caem nas mãos de quem precisa deles, eles tendem a se vender sozinhos.

Um grande exemplo disso foi a AWS. A AWS oferecia serviços de nuvem pública a um preço muito inferior ao necessário para provisionar servidores físicos. As startups foram as primeiras a adotar e seu entusiasmo fez com que a AWS, que começou sem equipe de vendas, pudesse se expandir rápido. A última parte disso é uma forte equipe de atendimento ao cliente – uma equipe que permite que seus clientes obtenham o máximo valor possível de seu produto.

Planeje margens sustentáveis ​​o mais cedo possível

As pessoas foram prejudicadas pelo ambiente de liquidez fácil que todos experimentamos na última década. Parecia que o lucro era uma reflexão tardia, que o crescimento era a primeira e a última prioridade, que as margens se resolveriam sozinhas. Nunca é cedo demais para pensar em margens. Quanto menos você fizer, mais você será pego de surpresa pelos custos de dimensionamento.

Escolha seus parceiros com sabedoria

Investidores, parceiros de distribuição ou qualquer outra pessoa que esteja com você para o desenvolvimento do seu negócio, devem ser escolhidos com sabedoria. E isso vale também para seu time de colaboradores, faça avaliações de desempenho regularmente para manter todos em alto nível. Encontre parceiros cujos valores se alinhem aos seus, que tenham conhecimento íntimo sobre sua demografia e que tratem você como um VIP.


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Gaste em seus pontos fortes

Economize seu dinheiro em marketing para as épocas do ano com maior demanda. Pode ser o início do ano letivo ou da temporada de férias, por exemplo. Ou o primeiro trimestre pode ser um período bastante lento e, portanto, você não deve se envolver em atividades de marketing pesadas. Use esse tempo para traçar estratégias sobre como aproveitar ao máximo o resto do ano.

Faça brindes em parceria

Junte-se a outras marcas para gerar grandes concursos com grandes prêmios em vez de organizar pequenos brindes independentes. Todas as empresas envolvidas devem reunir suporte de distribuição e mão de obra de marketing, bem como compartilhar listas de e-mail e seguidores nas redes sociais. 

Promova o conteúdo gerado pelo usuário

Faça com que os usuários criem conteúdo e divulguem sua empresa. Outra tática é criar um concurso para o melhor conteúdo gerado pelo usuário. Por exemplo, a Doritos organiza um concurso anual Crash the Super Bowl com um prêmio em dinheiro para que os fãs produzam comerciais de vídeo do Super Bowl para a marca.

Promova indicações de clientes

Incentive os clientes a indicarem seus produtos ou serviços aos amigos. Airbnb e Uber cresceram consideravelmente graças a seus poderosos programas de indicação, ambos envolvendo apenas pequenos incentivos. Tudo o que você precisa fazer para reforçar seu programa de referência é fornecer um pouco de dinheiro ou desconto para a fonte e o destinatário da referência.

Use as mídias sociais

A mídia social oferece muitos caminhos gratuitos para anunciar sua marca, incluindo Facebook e Twitter. Outra oportunidade crescente é hospedar um Reddit Ask Me Anything (AMA) e convidar os usuários do Reddit a fazer qualquer pergunta. Uma ampla gama de indivíduos e empresas já hospedou Reddit AMAs, de celebridades promovendo filmes a funcionários de grandes corporações e fundadores de empresas iniciantes. 

Antes de hospedar um de sua preferência, certifique-se de ler alguns tópicos relevantes para ter uma noção de quais são as práticas recomendadas para o marketing de sua empresa e para responder a perguntas. Se você tiver mais dinheiro em seu orçamento de mídia social, considere criar um vídeo do YouTube.

Contrate embaixadores da marca

Empregue pessoas amigáveis ​​para serem embaixadores da marca para seu produto ou serviço. Os embaixadores da marca atuam como representantes da empresa e divulgam a marca ao público de várias maneiras. Empresas como Lyft e Amazon contratam estudantes universitários como embaixadores da marca para anunciar seus serviços.

Transforme campanhas antigas em novas

Em vez de começar uma campanha de marketing do zero, reaproveite ou atualize uma campanha anterior para economizar tempo e dinheiro. Reformule o que funciona e descarte os aspectos da campanha que não foram bem-sucedidos. 

Além disso, essa estratégia deve ajudar a manter a consistência de sua mensagem, melhorando o reconhecimento da marca. Por outro lado, um marketing inconsistente pode ser caro e levar a contratempos significativos para o reconhecimento da marca.

Explore ferramentas de marketing on-line

Existem muitas ferramentas de marketing gratuitas ou de baixo custo na Internet que ajudam as empresas a economizar dinheiro e tempo em esforços de marketing. Para pesquisa de mercado, a SurveyMonkey fornece ferramentas gratuitas de pesquisa e questionário on-line para pesquisar seu mercado-alvo e analisar suas respostas. 

O MailChimp oferece um serviço gratuito de marketing por e-mail para enviar e-mails usando modelos de boletim informativo, gerenciar assinantes e rastrear resultados de e-mail, por exemplo.

Descarte anúncios fracos

Pare de desperdiçar dinheiro com anúncios de baixo desempenho. Isso pode parecer senso comum, mas cerca de 46% dos anúncios não são vistos, então muitas empresas gastam dinheiro em anúncios que nunca alcançam um público. 

Acompanhe o que você está pagando e por que está adotando certas táticas. Se houver canais de marketing com pouco ROI, reduza seus gastos com anúncios, reavalie suas estratégias atuais e realize abordagens de publicidade mais eficazes.

O marketing de sua marca pode ser um processo trabalhoso e caro, mas essas dicas economizarão muito dinheiro e tempo. Existem muito mais ferramentas gratuitas e baratas disponíveis hoje do que nunca – aproveite-as!