É indiscutível o retorno sobre o investimento propiciado pelos vídeos produzidos para campanhas de marketing. No entanto, como fazer uma boa campanha de marketing digital para produtoras de vídeo?

Essa pergunta é muito pertinente haja vista que nem sempre essas empresas conseguem empregar em suas próprias campanhas as estratégias que oferecem a seus clientes. 

Mas as produtoras podem e devem se fazer ver por seus clientes nos meios digitais. Nesse artigo explicamos algumas estratégias que podem ser utilizadas por essas empresas. Aplicá-las pode fazer a diferença nos resultados da campanha!

UTIIZANDO O MARKETING DIGITAL PARA PRODUTORAS DE VÍDEO: ENTENDENDO A PERSONA PARA COMUNICAR COM MAIS EFICIÊNCIA

Antes de qualquer coisa, é preciso que a se tenha clareza em relação à persona do negócio em questão.

A razão por trás disso está no fato de toda a comunicação ser orientada pelo perfil do cliente ideal.

Estabelecer as principais características desse cliente é fundamental para que se tenha um conteúdo que seja de fato relevante e atrativo.

Ademais, é o estudo da persona que pode definir quais são as dores e motivações dos clientes. 

E entender esses aspectos é essencial para que se possa oferecer um conteúdo que venha a satisfazer esses anseios.

Mas como é possível criar uma persona? Para fazê-la é necessário desenvolver uma pesquisa sobre a audiência do negócio na internet.

Nesse sentido, a utilização das redes sociais pode ser bastante útil, pois, por meio delas, pode-se verificar o perfil dos clientes que compõem a audiência.

ESCOLHENDO O MELHOR TIPO DE VÍDEO PARA TRANSMITIR UMA MENSAGEM

Outra estratégia de marketing digital para produtoras de vídeo consiste na escolha dos melhores tipos de vídeo para comunicar com seu público.

Essa escolha deve estar atrelada à persona do negócio, de modo que o tipo de vídeo possa comunicar com a audiência correspondente.

Quanto aos tipos de vídeo, temos os explicativos, os corporativos, as storytellings, os tutoriais, entre outros.

Só para exemplificar, pode-se educar uma audiência sobre um produto ou serviço por meio de um vídeo explicativo.

Por meio desses vídeos, é possível tirar dúvidas e atender a dores do público, o que pode render excelentes resultados e motivar os espectadores à compra.

DEFININDO OS PRINCIPAIS CANAIS DE COMUNICAÇÃO

O estudo da persona é muito importante também para que se possam definir os principais canais para a divulgação dos vídeos.

No caso específico das produtoras de vídeo, a utilização de plataformas específicas para esse tipo de conteúdo é muito indicada.

Só para exemplificar, temos a importância do Youtube, sendo este um dos sites mais acessados do mundo.

Assim, a produtora pode se utilizar de sua expertise na área para criar storytellings e vídeos de demonstração para seu público.

Com isso, é possível ir ao encontro de dúvidas que possíveis clientes tenham em relação ao produto ou serviço oferecido.

Além do que, pode-se investir na produção de vídeos para redes sociais como o Instagram e o Facebook.

Quanto a essas plataformas, a utilização dos stories pode oferecer uma outra visão do negócio, além de propiciar muito mais visibilidade para o negócio.

Para se ter uma ideia, somente no Instagram essa funcionalidade é utilizada por cerca de 500 milhões de contas diariamente.

De todos esses stories, cerca de 1/3 dos mais vistos pertencem a contas empresariais.

ADICIONANDO VÍDEOS AOS BLOGS

A importância dos blogs em uma campanha de marketing digital é inquestionável.

No entanto, o que poucos sabem é que a inclusão de vídeos em conteúdos presentes em blogs ajuda a otimizar esse tipo de site. Isso porque a utilização dessa estratégia melhora em muito o SEO.

É também uma maneira de conseguir um melhor ranqueamento nas pesquisas orgânicas feitas em buscadores.

Essa melhor posição do blog ocorre porque o algoritmo do Google tende a colocar nas primeiras páginas os sites que oferecem a melhor experiência para o usuário.

Nesse sentido, os conteúdos apresentados em vídeo tendem a oferecer as melhores experiências, sendo preferidos pelo algoritmo do buscador.

Além disso, a inclusão de vídeos em blogs pode aumentar de maneira significativa o tempo de visita a uma página.

Você pode tanto publicar vídeos institucionais como vídeos de conteúdo mesmo. 

Para vídeos institucionais é interessante contratar uma empresa especializada, como a Sagicapri.

Aliás, o tempo de permanência do usuário em um blog é uma métrica fundamental para avaliar a relevância do conteúdo disponibilizado.

Não podemos esquecer também do poder de sedução que um vídeo pode exercer sobre um possível cliente.

De acordo com um estudo realizado pela instituição Video Brewery, 90% dos consumidores afirmam que vídeos os influenciaram de maneira decisiva a realizar a compra. 

Por conta disso, um blog com conteúdos em vídeo pode ser considerado uma poderosa ferramenta de vendas.

APROVEITANDO A EXPERTISE EM VÍDEOS PARA TER MAIS RESULTADOS NAS CAMPANHAS DE MARKETING DIGITAL

Assim, acreditamos que as produtoras têm uma grande vantagem ao aplicarem essas estratégias a suas campanhas. Isso porque elas já têm a expertise necessária para aplicá-las da maneira mais eficiente possível.

Além disso, sabemos do grande peso que o audiovisual pode ter em estratégias de marketing digital para produtoras de vídeo.

E você, conhece outras estratégias de marketing digital que podem ser utilizadas por essas empresas? Comente!