O Marketing Promocional é uma estratégia imprescindível, principalmente em um mercado cada dia mais competitivo, isso porque é uma tática que tem o objetivo se construir e consolidar uma marca ao mesmo tempo em que ajuda no engajamento de novos clientes.

Afinal de contas, o Marketing Promocional visa possibilitar que a empresa que o aplica possa vender seus serviços e/ou produtos, enquanto aproxima o público da marca, por meio do fortalecimento deste relacionamento que é capaz de fidelizar clientes.

Por isso, o Marketing Promocional é uma estratégia muito eficaz que reúne um conjunto de táticas para a promoção e consolidação de uma marca e/ou empresa. Quer entender mais sobre o assunto e descobrir como melhorar o relacionamento da sua empresa com o consumidor? Então continue lendo este artigo.

O que é Marketing Promocional

De acordo com a Associação de Marketing Promocional (AMPRO), entidade de classe que é autoridade no assunto, o Marketing Promocional é um conjunto de ações que visam criar e fortalecer a marca, aumentar o número de vendas, conquistar novos clientes e fidelizá-los.

Isso, por meio de ações diretas e não invasivas como ofertas, brindes, amostras grátis ou promoções especiais que vão incentivar a interação entre a marca e os consumidores, já que a empresa consegue chamar a atenção do cliente e assim aumentar as suas chances de conversão.

Exemplos de ações de Marketing Promocional

  • Apresentação de produtos: Quando a empresa disponibiliza ao consumidor uma pequena amostra do produto, para que ele conheça e experimente.
  • Distribuição de brindes personalizados: Quando a empresa oferece algum objetos que serve como incentivos para que o cliente se lembre da marca.
  • Abordagem em panfletos: Quando a empresa disponibiliza informações sobre produtos e/ou serviço da sua marca a partir de materiais impressos.
  • Programas de fidelização: Quando a empresa utiliza programas que premiam os clientes fiéis da sua marca.
  • Ofertas: Quando a empresa oferece promoções no preço ou na quantidade adquirida do produto, para promover e atrair o público.

Essas ações promocionais, têm o dever de estimular o cliente a comprar o serviço e/ou produto promovido.

Benefícios do Marketing Promocional

Para determinar se o Marketing Promocional é interessante e/ou atraente para o seu negócio é importante conhecer os benefícios que esse tipo de estratégia podem oferecer. Afinal de contas, ela deve oferecer experiências positivas aos seus clientes.

 Atração de novos clientes

As ações do Marketing Promocional possibilitam atingir novos clientes, pois a marca é divulgada de maneira espontânea e acaba atingindo consumidores que talvez nem a conhecesse. Além do mais, muitas vezes consegue chamar a atenção de novos consumidores, sem um investimento muito alto, já que se baseia no incentivo.

Fidelização de clientes existentes

As ações do Marketing Promocional também visam aumentar a taxa de fidelização, já que oferece meios de manter o seu cliente interessado no seu serviço e/ou produto. O que além de deixá-lo mais satisfeito com a marca, serviço e/ou produto também permite uma melhor interação entre ambas as partes.

Promoção da marca

Promover a marca é fundamental, pois somente assim é possível colocar sua marca, automaticamente, na memória do seu cliente. Assim além de torná-lo engajado com sua marca, você também consegue que este consumidor possa ainda indicar seu serviço e/ou produto para outras pessoas, o que também ajuda a aumentar o alcance da sua marca.

6 estratégias de Marketing Promocional

Para aplicar as estratégias de Marketing Promocional é necessário planejar e coordenar todos os aspectos de cada ação, entretanto os seus objetivos também devem estar claros e bem definidos para que suas ações surtem efeito.

Assim sendo, é indispensável já possuir um público e perfil de cliente ideal bem definido, pois essa é a melhor maneira, para não dizer a única, de se preparar para atingir os consumidores certos para o seu tipo de negócio.

Agora, basta conhecer como funciona as estratégias de Marketing Promocional e adaptá-las para o seu negócio. Confira algumas ideias que podem ser aplicadas a qualquer negócio:

1 – Distribuição e brindes

Os brindes visam encantar e fidelizar clientes que visitam ou compram um produto na sua empresa ou da sua marca. Ou seja, essa estratégia pode ser utilizada na pré-venda para atrair o cliente para a sua marca, ou no pós-venda para fidelizar o cliente por meio de um diferencial oferecido.

Além do mais, os brindes também são ações acessíveis e que normalmente  trazem muitos resultados positivos para o negócio, já que incentiva a fixação da sua marca na mente do cliente.

2 – Apresentação de produto e/ou serviço

A apresentação de produtos e/ou serviço é uma tática muito utilizada para a prospecção de clientes, pois ela possibilita que o cliente possa experimentar o produto e/ou serviço gratuitamente através de amostras ou período de degustação.

Essa ação de Marketing Promocional visa oferecer aos clientes a chance de conhecerem as vantagens do produto e/ou serviço antes de adquiri-lo, o que normalmente proporciona muitas conversões.  

3 – Ofertas

As ofertas também é uma ação do Marketing Promocional muito atraente, pois oferece aos clientes cupons de descontos ou pacotes promocionais que permitem que o mesmo possa fazer uma compra pagando menos durante um determinado período.

O que induz o consumidor a realizar uma compra para aproveitar um preço ou condição especial. Entretanto, essa estratégia só funciona quando a oferta é legítima e oferece vantagens reais aos consumidores.

4 – Programa de fidelização

Os programas de fidelização também fazem parte do Marketing Promocional, pois visam incentivar seus clientes a se tornarem clientes fiéis por meio de oferta de benefícios e vantagens exclusivas para clientes fiéis da sua marca e/ou empresa.

Além do mais, os programas de fidelização ainda demonstrar que a sua marca e/ou empresa tem apreço e consideração com clientes assíduos dos seus serviços e/ou produtos.  

5 –  Sorteios

Outra ação muito comum do Marketing Promocional é a promoção de sorteios para atrair clientes, novos ou existentes. Ou seja, ao apresentar um prêmio a ser sorteado entre os clientes, que seguem determinadas regras, a sua marca e/ou empresa ganha mais destaque entre os clientes, pois todos desejam ganhar o prêmio anunciado.

6 – Propaganda

O anúncio de serviços e/ou produtos por meio de propaganda também é uma ação muito utilizada no Marketing Promocional, pois além de despertar o interesse e a curiosidade do público essa ação ainda possibilita a divulgação da sua marca e/ou empresa de maneira atrativa e tática.

Para concluir, vale reforçar que o Marketing Promocional não se resume em apenas promoções e ofertas, pois o foco dessa estratégia é promover diversas ações, conforme citado, que sejam capazes de divulgar sua marca e/ou empresa e ainda aumentar seu engajamento junto ao seu público ideal.