Em nosso país existem muitos tipos de empresas, e cada uma dessas empresas possui seus próprios valores, missão e visão de crescimento. Mas você consegue me responder qual é a importância dessas três palavrinhas dentro de uma empresa? 

Bom, sabemos que para uma empresa decolar, é preciso ter coisas básicas, como:

  • Um bom ambiente de trabalho, onde há respeito com os colegas de equipe; sem misturar problemas pessoais com profissionais; evitando arrumar intrigas ou ficar de fofoca na empresa. Os colaboradores precisam saber dialogar e se comunicar com os outros funcionários;
  • Manter a empresa sempre organizada e limpa, com os produtos em seus devidos setores (para que assim, os clientes e os funcionários não desperdicem tempo de seu dia indo atrás de determinado produto, por falta de organização da empresa)
  • Aplicar feedback aos funcionários e possibilitar que os clientes dêem para a empresa também, pois assim irá melhorar o relacionamento entre todas as partes envolvidas.

Dentre outros tópicos importantes que, se formos listar todos, serão muitos e não caberiam em um só artigo!

Mas chega de enrolação, vamos agora falar sobre o tópico deste artigo!

Missão, visão e valor: qual a importância para uma empresa?

Esses três pontos são os mais importantes em uma empresa, pois são eles que determinam o caminho dessa empresa.

Quando você tem uma meta a ser cumprida, ela não possui um valor para você? E você não possui uma visão dessa meta, de como ela vai ser realizada e valorizada por você? É basicamente isso!

São esses três pontos que vão dar uma direção para os gestores tomarem as decisões corretas para alcançar o objetivo da empresa. Estes são os pontos que vão definir o chamado “planejamento estratégico” da empresa. E para que esses 3 pontos sejam eficientes, é preciso que os gestores conheçam tudo sobre a empresa.

Vamos agora falar sobre cada um deles! Missão, visão e valor: qual a importância para uma empresa?

Missão:

A missão é o que vai decidir o objetivo da empresa, é o motivo de sua existência, ou seja, a missão é basicamente a razão de tudo na empresa, pois sem uma missão, por que essa marca existiria, não é mesmo? 

A missão é definida como a identidade da empresa, ela precisa ser clara e objetiva.

Todas as pessoas que de alguma forma participam do crescimento dessa empresa, como os clientes e os funcionários precisam estar a par dessa missão. 

E absolutamente todas as decisões tomadas, precisam ser de acordo com a missão, para que tudo ocorra de forma correta e segura, até porque também não faria muito sentido tomar uma decisão que não estivesse ligada com a missão da empresa.

Visão:

A visão é a demonstração do cenário dessa empresa depois de um período, é o sonho que o proprietário deseja realizar. A visão representa a imagem construída para a organização, e possui um tempo para ser pré estabelecida, podendo passar por algumas mudanças com o passar do tempo.

A visão deve ser consentida com todos os colaboradores, logo, o apoio de todos é fundamental nesse ponto, e todos os participantes devem ajudar a realizar esse sonho. 

Porém a visão não deve ser apenas um sonho, ela deve mostrar a todos os participantes o local e o momento em que a companhia deverá realizar esse sonho, de forma concreta! Não adianta nada ter um sonho e não fazer nada por ele, não é mesmo?

Valor:

O valor é o que demonstra os conceitos da empresa, são esses conceitos que dominam as decisões e as ações, eles devem ser criados a partir de uma doutrina, porém essa doutrina precisa ser bem interpretada.

A doutrina dessa empresa precisa ser voltada para o crescimento da própria companhia, visando apenas a boa organização e o que for bom para a empresa de acordo com todos os participantes da mesma (colaboradores, clientes, funcionários, etc), e não deve ser confundido com doutrinas religiosas impostas dentro dela, isso foge da missão, pois religião não tem ligação com a missão da empresa!

Claro que muitos possuem suas religiões e podem incluir a empresa em suas rezas ou orações, mas esse tipo de crença não deve ser inserido dentro de uma organização

Este conteúdo foi escrito pela equipe da Oficinox.