O marketing digital para indústrias é uma realidade e os benefícios são diversos, entre eles:
- a capacidade de segmentação de público;
- a captação de novos clientes;
- mensuração eficiente do retorno sobre o investimento;
- ampliação do reconhecimento da marca;
- geração de mais negócios.
Se você é da era pré-internet, sabe que era bastante comum o impasse sobre quais estratégias de comunicação usar para atingir outras empresas e clientes de indústria.
Não é novidade que o gasto com TV, por exemplo, era muito alto e que a especialização do público, ao contrário, era muito pequena.
Ao mesmo tempo, é preciso lidar com o fato de que a indústria, geralmente, não vende diretamente para o consumidor final. Existe uma comunicação que deve ser feita com um empresário de uma empresa intermediária que irá comprar a mercadoria da indústria e revendê-la. Ou usá-la em seu dia a dia. Por exemplo, indústrias que fabricam parafusos podem ter como clientes empresas que usam os parafusos em grande escala ou revendem esses parafusos.
Mas independente do tipo de uso do produto que a sua indústria produz, fato é que o marketing digital deve se tornar um canal prioritário em sua estratégia.
Entre os principais fatores para isso é a capacidade de segmentação de público que as ferramentas digitais proporcionam.
É possível, por exemplo, criar campanhas de produção de conteúdo com foco em responder as dúvidas de personas diferentes. Você também pode usar o marketing de conteúdo para SEO e posicionar conteúdos específicos para cada tipo de pesquisa realizada no Google.
Uma outra opção é criar anúncios segmentados por palavras-chaves e atrair usuários que estão pesquisando produtos similares aos produzidos pela sua indústria, no Google e em outros canais.
Fato é que hoje existem várias opções de ações de marketing digital para indústrias. A seguir indicamos algumas delas.
Marketing Digital para Indústrias: onde investir?
1. Otimização de sites para SEO
Sua empresa precisa de um site. Ele é a porta de entrada de novos clientes, seja os que vieram por indicação de antigos clientes ou usuários que estão realizando pesquisas usando plataformas como o Google.
O novo comportamento do consumidor é esse: acessar o Google e realizar pesquisas para encontrar soluções para suas necessidades. Por isso, ter um site otimizado para SEO é fundamental em uma estratégia de marketing digital para indústrias.
Por meio dessa otimização, o site da empresa possui maiores chances de:
- rankear no Google;
- atrair novos visitantes;
- converter esses visitantes em leads.
Tudo isso permite que sua equipe de marketing e vendas iniciem uma comunicação mais estratégica com estes contatos. Inclua no site:
- formulários de conversão de visitante em leads;
- informações sobre sua empresa;
- depoimentos de clientes;
- contatos para negócios;
- funcionalidades de seus produtos;
- diferenciais e mais.
2. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é a base do marketing digital. O conteúdo está no post blog, no vídeo no Youtube, nas publicações em suas redes sociais e até nos anúncios criados.
Por isso saber o quê, quando, onde e pra quem falar é fundamental em uma estratégia.
Por meio da produção de conteúdo no site, sua empresa amplia as chances de rankear em melhores posições no Google e, consequentemente, levar mais usuários qualificados para o site da sua empresa. E esse é apenas um dos objetivos que você pode alcançar ao investir no marketing de conteúdo.
3. Redes sociais
As redes sociais também podem ser usadas em estratégias de marketing digital para indústria.
Elas são importantes canais para compartilhar o seu posicionamento de marca e para colocar sua empresas como autoridade nos diversos assuntos que se relacionam com seu mercado.
Criar um produto com uma marca forte amplia a demanda do mercado por ele e pode “forçar” os intermediários a ter sua marca em suas prateleiras.
Entre os benefícios que a indústria pode esperar de uma estratégia de marketing em redes sociais estão:
- maior alcance;
- maior visibilidade;
- maior proximidade e engajamento;
- segmentação do público e mais.
Também é possível usar esses canais para aumentar a captação de leads.
4. Captação de leads
Por falar em captação de leads, essa é uma etapa fundamental da estratégia de Inbound Marketing, que por sua vez têm o funil de vendas como guia central das ações que serão realizadas.
Investir em estratégias de captação de leads vai auxiliar sua empresa a criar um relacionamento com potenciais clientes, permitindo que você interfira na jornada de compra desses contatos e fazendo com que cheguem mais próximos da etapa de vendas.
No marketing digital para indústrias é possível criar duas estratégias de geração de leads: uma para converter o cliente da indústria e outra para o consumidor final.
Enquanto no primeiro cenário os leads qualificados podem ser encaminhados para sua equipe de vendas, no segundo o lead pode ser direcionado para seus parceiros que revendem seus produtos.
Para gerar leads invista em táticas como:
- formulários;
- landing pages com conteúdo rico;
- páginas de “fale com um consultor”;
- webinars;
- guias e mais.
5. Automação de marketing
Tudo o que listamos até aqui precisa ser realizado de maneira otimizada para:
- tornar a gestão de clientes, leads e visitantes eficiente;
- ampliar o ROI das ações;
- gerar mais conversões.
Para isso, no marketing digital, o uso da automação se tornou uma premissa. As ferramentas de automação de marketing permitem:
- a criação de páginas de conversão;
- qualificação de leads;
- criação de fluxo de nutrição automatizado e mais.
Por isso, ao criar uma estratégia de marketing digital para indústrias considere a contratação de um serviço de automação de marketing. Para se aprofundar no assunto, indicamos que continue a sua leitura no artigo; “Automação de marketing: o que é, afinal?”.
E aí, se sente mais preparado para criar uma estratégia de marketing digital para indústria? Conte sobre sua experiência nos comentários deste artigo!
Esse post foi escrito pela LAHAR, um software de automação de marketing eleito a melhor ferramenta de marketing digital de 2019 pela ABComm.