Quais tecnologias fizeram a indústria hospitalar trazer avanços para saúde? Assim como outros setores industrias, a área da saúde também evoluiu muito devido ao uso de tecnologias, as quais permitiram melhores resultados em pesquisas médicas, ferramentas que facilitam os estudos de novos medicamentos, softwares inteligentes para administração hospitalar, entre outros.

Tecnologias que impulsionaram os avanços na saúde

O desenvolvimento tecnológico trouxe diversos benefícios para o mundo em geral, pois através dele é possível otimizar processos, coletar dados eficientes e seguros, facilitar pesquisas, desenvolver produtos hospitalares mais eficientes, como é o caso de respiradores, oxímetro de pulso, aparelhos cirúrgicos, aparelhos para realização de pesquisas, softwares inteligentes para administração de hospitais, entre outros.

Confira a seguir quais as tecnologias contribuíram para o avanço da saúde na indústria hospitalar:

Digitalização de registros de saúde

Os Registros Eletrônicos de Saúde estão substituindo os realizados em papel desatualizados, os quais foram uma grande mudança para todos os profissionais na área da saúde, além de contribuir para segurança de ambos e de seus pacientes, assim como da instituição.

Enfermeiros e técnicos de enfermagem são responsáveis ​​por inserir dados do paciente em um sistema digitalizado central, os médicos e demais profissionais da saúde também possuem acesso e podem registrar informações nos prontuários eletrônicos.

As nomeações para faturadores e codificadores médicos atualizam os registros dos pacientes com códigos de diagnóstico (como resultados de testes) e enviam solicitações médicas às companhias de seguros.

Desse modo, o risco de perder dados importantes nos documentos de saúde são mínimos, e os registros podem ser acessados com facilidade e segurança, sem a necessidade de ir a um arquivo pesquisar dados em papel de 1990, por exemplo.

Saúde pública melhorada

Os registros eletrônicos devido a um sistema inteligente tecnológico, fornecem dados valiosos aos pesquisadores clínicos, ajudando a aprimorar o conhecimento médico e o desenvolvimento de tratamentos para problemas de saúde comuns (como surtos virais).

Um sistema de TI (Tecnologia da Informação) de saúde padronizado pode fornecer informações sobre a extensão de um surto, permitindo que medidas preventivas (como aumento da produção de vacinas contra a gripe) sejam implementadas muito mais rapidamente.

Facilidade de fluxo de trabalho

A inserção de dados em um sistema computadorizado consome muito menos tempo do que os métodos baseados em papel e reduz o risco de erros financeiros, administração de equipes e produtos hospitalares, recursos, entre outros.

Big Date e a nuvem

“Big Date” é a palavra da moda na era digital e, muitas vezes, no setor hospitalar, está entrelaçada com registros eletrônicos de saúde. O termo refere-se a enormes quantidades de dados que são coletados, processados ​​e usados ​​para análises.

Quando analisadas por especialistas em dados, essas informações têm vários benefícios, como:

  • Reduzir custos de assistência médica
  • Prever e controlar epidemias
  • Diminuir os índices de mortalidade
  • Melhorar a qualidade de vida das pessoas
  • Reduzir o desperdício de recursos utilizados para saúde
  • Melhorar a eficiência e a qualidade do atendimento

Desenvolvimento de novos medicamentos, procedimentos cirúrgicos e tratamento

O setor de saúde coleta e armazena grandes quantidades de dados a cada segundo; portanto, essas instalações exigem soluções de armazenamento expansíveis, econômicas e seguras. É aqui que entra a nuvem.

A Cloud, então, usa hardware e software para fornecer serviços pela Internet. Profissionais de saúde e pacientes podem acessar determinados dados e usar aplicativos de qualquer dispositivo habilitado para Internet – em qualquer lugar do mundo.

Armazenamento de dados com segurança

A tecnologia de computação em nuvem permite que grandes quantidades de informações sejam armazenadas a um custo incrivelmente baixo, tudo sem as limitações (e despesas) de hardware ou servidores adicionais. Com uma maior dependência dos sistemas, o armazenamento em nuvem protege contra a perda de dados confidenciais e possui serviços de backup e recuperação fortes.

Acesso aprimorado ao Big Date permite avanços em pesquisas médicas

O Cloud é uma ferramenta inestimável para pesquisa médica e compartilhamento de informações. Em 2014, era usado principalmente para trocar informações sobre saúde e armazenar dados, mas em 2016, seus recursos eram melhor compreendidos. Desde a mobilização de forças de trabalho até o compartilhamento de big date para melhorar a precisão dos estudos de pesquisa, essa gama completa de funções está mudando o cenário médico.

Telemedicina

A telemedicina é um serviço de atendimento médico a distância. Como isso é possível? Graças a tecnologia, os pacientes podem ter o seu acompanhamento médico realizado através de chamadas de vídeo, a fim de informar ao seu médico como está sendo o tratamento prescrito, alterações percebidas, entre outras, sem precisar perder horas com deslocamento até os consultórios só para uma visita de acompanhamento e rotina.

O que é benéfico de diversas formas, pois, além disso, o seu médico pode direcioná-lo a um colega de trabalho que é especialista em determinada área e pode fornecer informações mais precisas de acordo com seu caso e prescrever uma medicação.

Ainda, a tecnologia de telemonitoramento pode monitorar sinais vitais, sintomas e até níveis sanguíneos de um local remoto.

Aplicativos móveis na área da medicina

Atualmente, existe um aplicativo para quase tudo, e os aplicativos de assistência médica estão sendo desenvolvidos constantemente para uso em assistência e tratamentos.

Os aplicativos móveis de saúde oferecem maior flexibilidade no atendimento para médicos, setores hospitalares e pacientes. Eles são uma das maneiras mais econômicas para oferecer um serviço de qualidade e eficiente para os pacientes.

Alguns trabalham para criar uma melhor conscientização da saúde, enquanto outros facilitam a comunicação entre o paciente e os prestadores de cuidados. Algumas das áreas em que os aplicativos ajudam são:

  • Gestão de cuidados crônicos
  • Gerenciamento de medicamentos
  • Referência médica
  • Diagnóstico
  • Registros pessoais de saúde
  • Saúde da mulher
  • Fitness e perda de peso

Há diversos avanços na área da saúde impactados pela tecnologia, os quais tiveram seus processos otimizados e a cada dia ajuda a melhorar o atendimento e tratamento médico, além das novas descobertas nos campos de pesquisa, e fatores que podemos acompanhar neste artigo.

Já é possível encontrar diversos hospitais que investem na tecnologia, pois para um atendimento eficiente e segurança dos profissionais, hospitais e clientes; a mesma se tornou, praticamente obrigatória.