Após organizar a estrutura e o layout de um projeto de escritório é hora de pensar no mobiliário corporativo

Os móveis para escritório devem ser mais do que visualmente atrativos. Eles devem atender a demandas funcionais, além de oferecer conforto e praticidade para o dia a dia da empresa. 

Elementos como ergonomia precisam ser considerados para:

  • garantir a saúde e bem estar dos colaboradores;
  • contribuir para a produtividade do negócio;
  • atender as normas e exigências da ABNT. 

Além de se preocupar em aplicar ergonomia no ambiente de trabalho é importante saber quais móveis corporativos não podem faltar no escritório. 

É sobre isso que iremos tratar a seguir. 

Quais móveis não podem faltar no planejamento de mobiliário corporativo?

1. Mesa de trabalho

Já parou para pensar quantas horas um profissional passa em sua mesa de escritório? 

Oferecer uma mesa de trabalho que atenda a critérios de ergonomia como altura e profundidade vai garantir que esse profissional tenha mais qualidade de vida no trabalho e passe a produzir mais, o que afeta os resultados da empresa. 

O mercado oferece muitos modelos de mesa, desde mesas criativas para escritório, mesa com gaveteiro e mesas para ocupação de mais de um profissional. 

O mobiliário corporativo de maneira geral, tem muito a ver com a função que será executada durante seu uso. É por isso que ao escolher as mesas de um escritório você deve considerar qual função será exercida em cada ambiente. 

A Marelli, por exemplo, oferece modelos para diretoria, funções operacionais, lounges e ambientes de encontro, como a área do cafezinho.

2. Divisórias para mesa de escritório

Além das mesas tradicionais é comum que alguns projetos de escritório corporativo optem por divisórias de mesas para escritório.

Esse modelos são bastante comuns em empresas que funcionam em espaços abertos priorizando a integração entre colaboradores, mas também desejam oferecer  aos funcionários um pouco de privacidade para a execução das tarefas do dia a dia.

Também conhecidas como biombo para escritório, esse modelo de mobiliário é usado para organizar setores da empresa, sem separar as equipes ou segregar departamentos. 

É possível encontrar diversos modelos de mobiliário corporativo com divisória. Conheça as principais opções e escolha a que melhor se adapta ao seu projeto. 

3. Cadeiras ergonomicamente corretas

Entre os itens de mobiliário corporativo mais importantes de uma empresa, as cadeiras ergonomicamente corretas devem ser escolhidas com bastante atenção por quem está liderando o projeto. 

A cadeira de trabalho impacta diretamente a performance do funcionário e em sua saúde. 

Em muitos casos, a cadeira é a responsável por problemas como dores na coluna ou lesão por esforço repetitivo.

Ao definir o modelo de cadeira para escritório considere e priorize:

  • a possibilidade de regulagem de altura e encosto;
  • recursos de inclinação;
  • regulagem de braço;
  • apoio para antebraço;
  • rodinhas e mais. 

Para que você aprenda como escolher o modelo de cadeira correto, indicamos que leia o artigo produzido pela especialista Priscilla Bencke;Como escolher cadeira para escritório? dicas ergonômicas da especialista”.

As cadeiras também variam seus modelos de acordo com a função, sendo indicados tipos diferentes para executivos, equipe operacional, sala de reunião, mesa de convivência e mais.

4. Mesa de reunião

A mesa de reunião é um mobiliário corporativo presente em 99% das empresas e é um apoio para a recepção de clientes e conversas entre departamentos. 

Retangular, quadrada, oval ou circular, as mesas de reunião devem ser pensadas de forma a oferecer conforto aos participantes de qualquer encontro, possibilitando que todos possam usá-la para fazer anotações, como apoio e para tomar um cafézinho

Em relação ao tamanho da mesa é importante considerar como são as reuniões da empresa, que tipo de clientes ela recebe e o volume de funcionários que podem vir a usar o cômodo. Também considere o próprio tamanho do local. 

Criar um modelo de sala de reunião pode ser desafiador, mas sem dúvida um processo de criatividade e otimização de espaço que todo arquiteto gosta!

5. Armários e Gaveteiros

Armários e gaveteiros também fazem parte do mobiliário corporativo básico para qualquer empresa. 

Seja para armazenar documentos da empresa ou itens pessoais da equipe, eles são fundamentais para a otimização do espaço. 

Uma sugestão é adotar uma mesa de escritório com gaveteiro que permitem que seus funcionários guardem itens de papelaria e documentos que serão usados em um curto período de tempo. 

Já os armários têm a função de armazenar documentos que serão usados a longo prazo e devem ser guardados, tais como contratos, notas fiscais e balanços fiscais. 

Quer deixar a empresa com um aspecto mais clean? 

Defina armários para uso pessoal da equipe. Seus colaboradores podem usá-los para guardar bolsas, mochilas e casacos. Assim você livra sua empresa da poluição visual e da desorganização gerada por esses itens.

Mobiliário Corporativo: Dicas para conclusão

As dicas de mobiliário corporativo que listamos aqui devem ser usadas como um guia para um projeto de arquitetura corporativa que vai desde a concepção do espaço até a organização de móveis e cadeiras. 

Tudo fica mais simples quando podemos pensar no projeto como um todo, gerando mais interação entre os profissionais, sem com isso prejudicar a necessidade de privacidade e concentração de cada colaborador.

Muito além da estética, o mobiliário e todo projeto de escritório corporativo deve ser concebido pensando no uso de seus materiais.

A qualidade do mobiliário corporativo irá garantir vida longo aos itens escolhidos, além de deixar o ambiente visualmente mais harmônico, organizado e funcional.

Este texto foi escrito pela equipe da Marelli, líder em mobiliário corporativo no Brasil que oferece uma solução completa em cadeiras para escritório, móveis para escritório, divisórias para ambientes.