O marketing está e sempre esteve em constante transformação. E não é diferente quando se trata especificamente de marketing digital.  No início, eram as newsletters, blogs e banners, passando pelo SEO, Paid Search e, mais recentemente, as redes sociais. 

E não parou por aí. Novas formas de fazer marketing digital surgiram recentemente. Confira agora as mais relevantes para o setor industrial.

Inbound marketing e geração de leads

O inbound marketing surgiu como uma alternativa para o que se vem fazendo há décadas no marketing: Interrupções. É uma metodologia bastante complexa, mas em resumo, o inbound trata da geração de leads por meio de conteúdos atrativos ao cliente, sem fazer propaganda explícita. 

Após isso, inicia um trabalho de relacionamento com esse lead gerado, até identificar que ele está pronto para ser abordado por um vendedor.

O chamado “marketing de resultados”, ganhou fama no Brasil através da Resultados Digitais, desenvolvedora do RD Station, software destinado para inbound marketing e geração de leads.

A geração de leads, por sua vez, faz parte do inbound marketing, mas pode ser executada de forma individual, seja com os mesmos conteúdos interessantes citados anteriormente, ou também através da propaganda interruptiva. 

Basta criar um anúncio divulgando os produtos da sua empresa e, quem clica no anúncio, é redirecionado para uma página, onde deve fazer o cadastro e aguardar o contato de um vendedor.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia que também faz parte do inbound marketing, mas também pode ser executada individualmente, utilizando publicações de conteúdo, que podem ser feitas em redes sociais ou blogs, com o objetivo de ajudar o consumidor a resolver seus problemas, novamente, sem citar diretamente as soluções (produtos e serviços) que a empresa oferece.

A própria Resultados Digitais aposta muito no conteúdo como forma de “fazer marketing”. Um claro exemplo disso, além dos diversos artigos de blog e materiais ricos que a marca publica, é a organização do maior evento sobre marketing digital e vendas da América Latina, o RD Summit.

Sim, eventos são grandes armas de marketing de conteúdo, sejam eles gratuitos ou pagos. O mais importante é que sejam interessantes para as pessoas. Um bom evento, sem dúvidas, aumenta o reconhecimento de uma marca e fortalece o relacionamento com clientes e potenciais clientes. Esse é o objetivo do marketing de conteúdo.

O marketing acompanha as mudanças e evoluções do mundo

Data driven marketing

O marketing está, mais do que nunca, baseado em dados. Por isso, tenha em mente que todas as informações que a sua empresa coleta podem e devem ser utilizadas para aprimorar as estratégias e ações de marketing digital. Alguns exemplos do que você pode fazer utilizando dados:

  • Disparos de emails personalizados para quem já comprou seu produto X;
  • Anúncios personalizados nas redes sociais apenas para quem comprou seu produto Y;
  • Anúncios de remarketing em Google Display apenas para quem visitou determinada página do seu site.

Considerando tudo isso, a principal dica se tratando de data driven marketing é: Cuide bem de seus dados e use-os para criar ofertas melhores para seus consumidores. Assim, ambos os lados saem ganhando.

Marketing para vender no atacado ou no varejo?

Diretores de indústrias que estão começando, ou mesmo em fase de planejamento, podem ter a seguinte dúvida: Vou focar no atacado ou varejo?

O marketing pode e deve acrescentar para ambas as estratégias de forma integrada. Um exemplo disso é um próprio case da yard., de uma fábrica de massas para pizzas sem glúten, a Casa Rigani.

A Casa Rigani tem uma loja virtual, com foco no público de varejo, mas ao mesmo tempo busca pizzarias e estabelecimentos para revender as massas.

É perceptível o quanto uma estratégia colabora para o fortalecimento da outra. Pois enquanto o marketing para e-commerce fortalece o reconhecimento dos produtos por parte do público, essa demanda e o reconhecimento do consumidor faz com que os estabelecimentos percebam o enorme potencial do produto. Isso colabora para que o setor atacadista da Casa Rigani saia fortalecido.

O mais importante na estratégia de marketing digital para indústrias

Independente de sua estratégia de marketing digital para indústrias, tenha a consciência de que o mais importante é o investimento. De nada adianta criar o melhor produto do mundo, se ninguém vai ficar sabendo que ele existe.

Muitos empresários já caíram no erro de pensar que o marketing digital é grátis e que bastava compartilhar publicações nas redes sociais e esperar a chuva de comentários e curtidas. 

Marketing digital é muito mais complexo que isso, mas se for feito da maneira correta, será um grande propulsor para fazer o seu negócio crescer.

Artigo foi escrito por Felipe Ecco, content manager da agência yard.