Saber como investir em Bitcoin não é a única coisa que você deve ou pode fazer quando constata o crescimento da criptomoeda no Brasil e no mundo todo. É possível e recomendado entender qual o impacto do Blockchain na indústria para compreender de que forma essa tecnologia tem o poder de moldar a economia do futuro e, na prática, aumentar a sua própria eficiência no presente. Confuso? A gente explica a seguir.

O Bitcoin só é uma moeda digital de sucesso porque utiliza um recurso tecnológico a seu favor chamado de Blockchain. Essa tecnologia tem como função garantir a autenticidade das trocas de moedas e informações, o que garante que cada Bitcoin usada em um pagamento é real e não uma “cópia” forjada. Na prática, sem a tecnologia, seria impossível que as Bitcoins existissem.

No entanto, o recurso tem muito mais aplicações, inclusive em outras áreas. Por isso, é importante entender o impacto do Blockchain na indústria enquanto há tempo de se adaptar e sair na frente da concorrência. Saiba mais a seguir!

Qual o impacto do Blockchain na indústria: 4 pontos a considerar

  1. O que é Blockchain?

Blockchain é uma tecnologia nova para formar bancos de dados de maneira muito mais segura e inovadora. Basicamente, o Blockchain é composto por blocos de informações que se atrelam uns aos outros (daí o nome).

O que acontece é que essa tecnologia conta com diversas camadas de segurança para garantir a veracidade das informações e sua integridade também. Por isso, o Blockchain é virtualmente impossível de quebrar.

Para começar, cada bloco de informação é criptografado e conta com uma assinatura única para cada pessoa que tem uma cópia do Blockchain. Assim, para cada pessoa, invadir o bloco de informação é um desafio próprio. Não há como uma pessoa quebrar o código e compartilhar o acesso para outro. Além disso, o bloco de informações é protegido com uma criptografia muito avançada. Já não é naturalmente possível de quebrá-lo.

No entanto, essa é só a primeira camada de proteção. Depois que um bloco de informação é adicionado à corrente, ele não pode ser alterado sem a autorização dos outros blocos. Portanto, para alterar um, é necessário quebrar a corrente toda (e cada bloco tem seu próprio código criptografado de maneira ultra avançada).

Para completar, cada pessoa que tem o Blockchain guarda uma camada de segurança do sistema. Assim, não basta só quebrar todos os blocos, é necessário fazer o mesmo com todas as cópias de todos os usuários. Isso tudo torna o sistema impenetrável.

  1. Quais as suas aplicações práticas?

Saber como o Blockchain funciona é uma coisa. Mas como ele pode ser aplicado na indústria? Em uma série de lugares. Basicamente, o Blockchain é uma tecnologia de registro em tempo real extremamente segura e fácil de acessar, além de ser capaz de garantir a interação entre partes.

Portanto, tudo que precisa de armazenamento de dados ou precisa de intermediários pode ser substituído com a tecnologia. 

Um exemplo seria a logística de entrega de uma indústria, que pode ser otimizada com a tecnologia, desde o controle em tempo real dos caminhões de entrega até a validação de processos para maior agilidade operacional (a identidade em Blockchain exclui a necessidade de outros documentos de verificação, por exemplo).

  1. Quem pode implementá-la?

Qualquer indústria pode implementar o Blockchain no seu dia a dia. Basta ter a tecnologia à disposição e ter um plano de como usá-la na prática. Assim, será possível facilitar muito as coisas.

O problema, no entanto, é quando o uso da ferramenta exige participação de um fornecedor ou cliente. Esse ponto é mais complicado pois limita-se muito as oportunidades disponíveis para fazer negócios.

  1. Como encontrar oportunidades de uso na indústria?

Basta analisar bem o seu método de trabalho e enxergar todos os pontos que demoram a ser realizados por causa da necessidade de um intermediário ou de um banco de dados que não é ágil e confiável o suficiente.

Por exemplo, sempre que um motorista de entrega precisa parar o trabalho para verificar sua identidade em algum ponto de controle, sua empresa perde eficiência e o Blockchain poderia ser utilizado para facilitar o trabalho.

No geral, a tecnologia traz muitos benefícios, otimizando os processos de trabalho internos e trazendo mais agilidade, rapidez e eficiência para a empresa.

Pronto! Agora que você já entendeu qual o impacto do Blockchain na indústria, poderá colocar em prática esse conhecimento para ver a sua empresa colher todos os benefícios desse tipo de tecnologia. 

Existem poucas tecnologias que têm tanto potencial de mudar a sociedade quanto o Blockchain. A última que teve todo esse potencial foi a Internet. Se você soubesse o que a Internet seria em 2000, teria investido de forma a se aproveitar disso, não é mesmo? É o mesmo caso aqui.

E aí, gostou do conteúdo? Compartilhe-o em suas redes sociais para iniciar mais debates sobre o tema!