Se você trabalha minimamente com a produção de conteúdos online, é certo de que a sigla “SEO” já apareceu em algum momento para você. E no mundo dos negócios, o SEO para pequenas empresas pode fazer grande diferença no crescimento orgânico de sua marca.

O SEO é uma das técnicas de marketing digital mais utilizadas por grandes empresas na hora de otimizar seu conteúdo, e por isso, muito se fala sobre o uso dessa ferramenta para impulsionar a visibilidade e destaque de uma página nos resultados de pesquisa do Google.

Saiba o que é SEO de uma vez por todas e aprenda como utilizar essa técnica em sua empresa!

O que é o SEO?

Sigla de Searching Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca em tradução livre, o SEO pode ser compreendido como um conjunto de técnicas usadas para posicionar uma página de destino nos mecanismos de busca.

Vinculado aos mecanismos de busca do Google, são as estratégias de SEO que também garantem o posicionamento de uma marca nas primeiras posições no ranking de busca do Google.

O SEO também é uma das formas de conseguir destaque entre os diversos tipos de conteúdos disponibilizados em sites. 


Veja também:


A importância de SEO para pequenas empresas

No caso de SEO para pequenas empresas, essa estratégia de marketing deve ser utilizada de maneira a potencializar todos os recursos de uma página que busca visibilidade.

Se a realização de anúncios pagos não é possível ou a da contratação de um especialista específico em SEO, existem ferramentas e estratégias simples que podem mudar o rumo do seu posicionamento nos mecanismos de busca do Google.

Por esse motivo, o SEO para pequenas empresas se torna indispensável  para o crescimento orgânico de sua página.

Confira três formas de investir em SEO para pequenas empresas!

1. Aprenda a manusear a pesquisa de palavras-chave

Se a produção de conteúdos de qualidade é importante para a visibilidade de uma página na web, compreender a importância da inserção de palavras-chaves nos mecanismos de busca é indispensável.

É importante entender a forma como as pessoas realizam pesquisas no Google sobre produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa. Isto é, são as palavras-chaves utilizadas nessas buscas que determinam o que e como algo está sendo pesquisado no Google Search.

Por isso, você deve saber muito bem quais são as palavras-chaves com alto e médio nível de busca relacionadas ao produto ou serviço que sua empresa esteja oferecendo.

Também é fundamental manter os objetivos do seu negócio bem alinhados com o que se deseja do SEO para pequenas empresas.

2. Invista em conteúdos de qualidade

Dentro das estratégias de SEO, não se pode deixar de investir na produção de conteúdos diversos e de qualidade.

Pode não parecer, mas a produção de bons conteúdos é uma das melhores formas de impulsionar seus usuários e/ou clientes a interagirem com sua página.

De modo geral, para produzir bons conteúdos é preciso demonstrar para o público de sua página o motivo do seu conteúdo ser melhor do que o da empresa “X”. É preciso pensar no que seu cliente gostaria de encontrar em seu site, no que pode facilitar e ajudar o seu entendimento, ou que tipo de produto poderia interessá-los.

Assim, um conteúdo de qualidade é aquele que consegue transmitir ao seu público a informação ou serviço que estava sendo procurado por ele nos mecanismos de busca.

3. Otimize sua página

Outra técnica de SEO para pequenas empresas está na otimização da sua página web. A estrutura de um site é um quesito essencial na hora de garantir que seu cliente e/ou usuário possa ter uma boa experiência ao navegar pelas páginas e seções da plataforma.

Recomenda-se pensar na estrutura e páginas para o site com base no que foi escolhido como palavra-chave para os seus produtos e serviços.

Por isso, procure utilizar títulos que contenham a palavra-chave, especifique cada serviço ou produto oferecido em seções diferentes, faça uso de imagens, define uma URL apropriada, insira links e outros recursos.

O potencial da técnica SEO

Todas essas ações fazem parte do “SEO On-page”, ou seja, estratégias voltadas para otimização de uma página.

Agora que você já pode afirmar conhecer o que é o SEO para pequenas empresas, não espere para utilizar essa estratégia no seu negócio!

Se você ainda não possui recursos financeiros para custear anúncios pagos de forma contínua, o uso das estratégias SEO podem incentivar um crescimento orgânico ideal para sua empresa.