A ideia do que é um SaaS aparece cada vez mais embrenhada no dia-a-dia das empresas. Neste texto vamos falar sobre esse modelo de negócio e porque ele é relevante.
É inegável que passamos por um momento de grande transformação, potencializado pela pandemia. Cada vez mais, o meio digital se torna parte essencial (senão principal) das mais variadas empresas.
Dentro deste cenário surge o conceito de SaaS, ou Software as a Service (software como um serviço, em português). Apesar de ter um nome auto-explicativo, você ainda pode ter dificuldade de entendê-lo na prática.
Então vamos tentar esclarecer as coisas.
O que é uma empresa SaaS?
Se nos perguntarmos simplesmente o que é SaaS não conseguiremos muito mais do que um conceito vazio. Portanto, fazemos melhor nos perguntando o que é uma empresa SaaS.
A resposta é relativamente simples: trata-se de uma empresa que vende um programa ou software. Porém, ao invés de vendê-lo como um produto, o vende como serviço.
Um exemplo que pode facilitar a compreensão deste conceito é a Netflix. Por mais que a empresa desenvolva um software complexo de reprodução e recomendação de conteúdos audiovisuais, o que ela vende é um serviço de assinatura.
E como as empresas SaaS contribuem para a transformação digital?
De forma geral, as empresas de SaaS facilitam a adesão à tecnologia — tanto por parte de outras empresas como do usuário final. Isso acontece por alguns motivos. Confira logo abaixo!
Fácil de contratar
O SaaS é caracterizado por sua facilidade de contratação. Esse processo, que em alguns serviços pode ser muito demorado, pode acontecer em poucos instantes em um software deste tipo.
Isso acontece justamente pela natureza virtual do serviço. Da mesma forma que a entrega é digital, também a negociação acontece neste ambiente e de maneira fácil e rápida.
Facilidade de acesso
Este tipo de software está frequentemente armazenado na nuvem. Portanto, o acesso a esse tipo de software é muito fácil.
Veja bem: você não precisa baixar nem instalar nada. Se quiser usá-lo, basta acessá-lo — e geralmente de qualquer dispositivo e de qualquer lugar.
Mais difícil de perder seus dados
Isso vai depender, obviamente, da empresa por trás do SaaS. Porém, teoricamente, seus dados estão mais seguros na nuvem do que fora dela.
Quando falamos de CRM ‘s, por exemplo, isso se torna ainda mais claro. Seus dados não ficam mais sujeitos a problemas na máquina e podem ser recuperados com relativa facilidade em situações de necessidade.
Fácil de manter atualizado
Atualizar a aplicação fica por conta do próprio Saas. Portanto, o usuário nem sequer precisa se comprometer a atualizar o serviço.
Assim, você recebe sempre a melhor e mais segura versão possível do serviço.
Muitas integrações disponíveis
Graças a tudo que mencionamos anteriormente, surgem muitas facilidades também para a empresa. Uma delas é a de realizar muito mais integrações.
A realização delas dependerá da vontade da empresa. Mas, em comparação com sistemas estáticos, o SaaS é muito mais favorável.
Veja também:
Exemplos de SaaS
Apresentamos a ideia geral do que é um SaaS e como eles contribuem para a transformação digital. Agora, vamos trazer alguns exemplos!
Slack
O Slack se tornou um case de sucesso entre os SaaS. Caso você ainda não o conheça, é um software que oferece um serviço de comunicação interna para outras empresas.
Ele segue todas as “regras” do que faz um serviço deste tipo ser o que é. E é um ótimo exemplo de todas as suas aplicações — desde a facilidade de acesso e contratação até a variedade de integrações.
Resultados Digitais
A RD é uma empresa que oferece um CRM para organizar os processos de marketing das empresas. Dessa forma, está oferecendo um software que realiza um serviço a quem o contrata.
Novamente, é outra empresa que segue todos os requisitos que falamos anteriormente.
Jetimob
Podemos pensar também neste conceito dentro de nichos. A Jetimob, por exemplo, é uma empresa que oferece um SaaS imobiliário 100% voltado a este mercado.
Dentro do que é o foco das imobiliárias, a Jetimob também se encaixa nas facilidades que podemos associar a qualquer serviço do tipo.
O crescimento dos SaaS é inegável
É fácil entender os motivos que levam os SaaS a se destacarem tanto no mercado. Graças a um serviço prático e eficiente, estas empresas estão crescendo diariamente.
Cabe a você entender se as ofertas disponíveis no mercado se adequam às suas necessidades ou da sua empresa.